• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

LOMBADAS QUE MATAM

identicon por Bob Sharp
02/07/2023
em Colunas, O editor-chefe fala
Foto: fotograma de vídeo na internet

Foto: fotograma de vídeo na internet

Ao ligar o computador ontem de manhã , deparo-me com uma notícia triste. Uma jovem de quase 23 anos sofreu um acidente de automóvel e veio a óbito instantaneamente. Ela era Viví Araújo, cantora, e morava em, Luziânia, GO. A notícia dizia que ela estava numa via de acesso à rodovia BR-040 e ao atingir uma lombada perdeu o controle do veículo, que se chocou contra a mureta de um viaduto e capotou. Segundo relatos, ela foi atirada do carro.

Assista ao vídeo feito por uma câmera de segurança divulgado pelo G1:

https://twitter.com/i/status/1674786240653316096

Dá impressão que a jovem estava em velocidade imprópria para a via e isso certamente potencializou o acidente.  O vídeo tem pouca definição, mas me pareceu que os faróis estavam desligados, estavam só as lanternas ligadas e que umas luzes traseiras mais fortes do que outras indicavam freio acionado.

Até aqui estamos no campo das conjeturas, Mas a jovem certamente não estava com o cinto de segurança atado.

O elemento inquestionável é não houvesse o obstáculo chamado lombada ou, seu nome oficial, ondulação transversal ali, é certeza de que, pelo menos onde aconteceu o acidente, ele não teria acontecido, e Vivi Araújo estaria ente nós.

Aliás, note-se que aquele lombada era absurdamente alta, a julgar pela autêntica “decolagem” do veículo que pode ser observada no vídeo. Foi como se ali houvesse uma rampa do tipo usada nos shows de acrobacias de automóveis.

É CRIME OMISSIVO dos poderes executivos dos municípios, estados e do Distrito Federa, por suas secretarias, autarquias, e ministérios incumbidos do trânsito, não exigir o cumprimento fiel das normas que regem a construção de lombadas.

As lombadas são obras de engenharia e portanto requerem competência.. Elas têm especificações, dispostas na resolução 600 do Contran, não de altura como sua seção transversal (perfil) ser em arco de raio definido e uniforme em toda a largura. Inclusive, sua sinalização é padronizada.

A lombada tipo A deve ter 3,70 metros de comprimento e altura máxima de 10 centímetros e tipo C, 1,50 metro e altura máxima de 8 centímetros. Veja num régua o que são 10 cm e 8 cm. Posso afirmar que nem 1% das lombadas no Brasil obedecem às dimensões regulamentares.

As travessias elevadas, ou lombofaixas, também são regulamentadas, resolução Contran 738/18 que devem ser igualmente observadas pelos poderes executivos, e compete aos ministérios públicos ação nesse sentido.

Outro exemplo de crime omissivo foi não fiscalizar a alcoolemia dos motoristas, por parte dos poderes executivos, assim  que o Código de Trânsito Brasileiro passou a vigorar em 22 de janeiro de 1998 estabelecendo limite para ingerir bebidas alcoólicas e dirigir. Essa importante fiscalização só começou em 19 de junho de 2008, quando foi promulgada a Lei Seca — dez anos e meio de motoristas embriagados dirigindo sem serem molestados.

Uma omissão que deve ter causado a perda de alguns milhares de vidas.

BS

A coluna “O editor chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Próximo
Foto? Divulgação Porsche AG

FIQUE LIGADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17