A BMW lançou em outubro passado o modelo elétrico a bateria iX1, as vendas na Europa começaram em novembro e agora chega ao Brasil. É produzido na fábrica BMW de Regensburg. e seu preço público sugerido é R$ 421.950. Como vem com o pacote estético M Sport, o visual é o mesmo do X1 de nova geração de motor a combustão, lançado aqui em janeiro e testado pelo Gerson Borini no começo de julho.
A mesma coisa acontece no interior. Tudo é idêntico ao da versão a combustão. O BMW Live Cockpit Professional consiste de uma tela curvada composta por duas peças, de 10,25” (quadro de instrumentos) e 10,7” (multimídia) com o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.
Havendo mais de uma foto numa página, clique nelas com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O nome completo de modelo é iX1 xDrive30 M Sport, e indica de que a tração é mas quatro rodas, sendo a tração traseira atuante automaticamente caso necessário. A propulsão é por dois motores elétricos, um em cada eixo. As potências individuais não foram informadas pela fabricante, só a total, que é de 313 cv. O torque, também só total, e de 50,4 m·kgf. O desempenho informado pela BMW é empolgante: 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e velocidade máxima de 180 km/h mesmo que limitada.
Com o peso em ordem de marcha de 2.085 kg, a aceleração 0-100 km/h é feita em 5,6 segundos e a velocidade máxima,180 km/h. As rodas são de 20 polegada com tala de 8″ com pneus 245/40R20. Suspensão e freios repetem o X1.
A bateria de 800 volts é localizada no assoalho e sua capacidade é de 66,5 kW·h. O alcance do iX1para fins do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, conduzido pelo Inmetro, de é de 303 quilômetros. A título de informação, pelo ciclo WLTP adotado na Alemanha o alcance é de 360 quilômetros.
Suas dimensões são comprimento 4.500 mm, largura 1.945 mm (1.104 mm com espelhos), altura 1.642 mm e entre-eixos, 2.692 mm. A capacidade do porta-malas não foi informada, mas o estepe estreito no assoalho certamente subtrai espaço considerável. A carga útil é de 570 kg e distância mínima do solo, 170 mm; diâmetro mínimo de curva, 11,4 metros.
O veículo iX1 carrega 100% de sua bateria em 6h30min na BMW Wallbox configurada em 11 kW. Para garantir a recarga em casa e em viagens, dois carregadores de alta potência acompanham o carro: um carregador Flex Charger portátil, que também oferece potência de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW e de outras marcas. Já para recarga em carregadores ultrarrápidos são necessários 38 minutos para recarregar de 10 a 80%, faixa de recarga mais comum no uso rodoviário.
Conectividade
Em conectividade, o BMW iX1 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: chamada de emergência, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos. Há a Chave Digital Plus que substitui as chaves físicas do veículo para abertura das portas e energização dos motores.
Contando com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (ultra-wide band, banda ultralarga), não há mais necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e energizar — “ligar” — os motores. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung. O cliente também pode compartilhar chaves de forma totalmente digital, por envio de mensagem.
Há ainda os serviços remotos que podem ser acionados a partir do aplicativo My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda, é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Android Auto e Apple CarPlay, sem fio.
Entre os equipamentos disponíveis, assistente de estacionamento, ar-condicionado automático digital, conforto de acesso de nova geração (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas, que é motorizado, através da aproximação do pé no para-choque traseiro).
Há também o assistente à condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal. Entre outras funções, projetor de dados no para-brisa, teto solar panorâmico, sistema de áudio Harman Kardon e carregador de bateria de smartphone sem fio. Neste, como no X1, o aparelho fica em posição vertical e seguro no lugar por uma barra plástica.
Há ainda o assistente pessoal Inteligente da BMW, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, ativado por comando de voz com a frase “Olá, BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações de software remotas quando disponíveis.
O novo BMW iX1 já está à venda nas concessionárias BMW no Brasil em seis opções de cores: branco Alpino, preto Safira, branco Mineral, azul Portimão, verde Cape York e prata Space, e três opções de acabamento interno (couro Vernasca preto/preto, Mocha/preto e Ostra/preto.
Todos os BMW iX1 chegam ao Brasil com o programa BMW Service Inclusive, gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. Trata-se de um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias, sem custo adicional dos serviços cobertos.
BS