Além de acrescentar um pouco de cor e alegria aos nossos passeios diários de carro, o acessório também era uma referência aos primeiros dias de condução de automóveis. Os vasos para automóveis começaram a aparecer no final do século 19, não como uma novidade interessante, mas por necessidade. Os vasos, geralmente cheios de flores frescas e perfumadas, eram usados como desodorizadores para ajudar a cobrir os odores do motor (óleo, combustível, gases de escapamento) e o cheiro corporal dos próprios passageiros suarentos em interiores de veículos dos tempos anteriores à existência do ar-condicionado. Os próprios vasos rapidamente se tornaram decorativos e estavam amplamente disponíveis em catálogos e lojas de ferragens.
Cabe salientar que os alemães são talvez os maiores apreciadores de flores entre todos os povos. Brasileiros mais observadores quando viajam à Alemanha percebem logo esse fato nas janelas das residências e nas vitrines.
A história do vaso de flores (Blumenvase) no painel do VW Fusca começou na Alemanha, na década de 1950, e está intimamente ligada à cultura e ao charme do carro.
Muitos dos vasos eram feitos por renomados fabricantes de porcelana alemães e podiam ser fixados no painel por imãs ou suportes aparafusados, na grade do alto-falante com ganchos ou no para-brisa do carro com uma ventosa. Isso deu aos proprietários a oportunidade de personalizar seus carros com flores reais ou postiças de plástico ou tecido, colocadas no vaso. Também vieram vasinhos de vidro, metal e plástico, estes geralmente imitando porcelana. Ainda hoje se pode comprar estes vasinhos na internet nos mais variados modelos.
Mas há modelos bem mais baratos que também são perfeitamente úteis, como o modelo abaixo fixado por ventosa:
Mas há modelos, como o abaixo, de porcelana decorada com ímã para fixação direta à chapa do painel e que já vem com florezinhas artificiais:
O vaso de flores no painel de instrumentos tornou-se rapidamente uma característica popular do VW Käfer na Alemanha. Muitos proprietários se orgulhavam de decorar seus vasos com flores frescas, expressando seu estilo pessoal e individualidade.
O vaso de flores do VW Käfer tornou-se um símbolo do otimismo e das qualidades do carro. Ele deu ao VW Käfer uma atmosfera cordial e ao mesmo tempo convidativa.
Com a exportação de VW Käfer para os Estados Unidos, as concessionárias de lá, seguindo o que ocorria na Alemanha, passaram a oferecer os vasinhos de painel que lá são chamados de “bud vase”. E a moda pegou por lá também, marcando fortemente a sua presença com a imagem do carro. Já no Brasil isto não ocorreu nesta proporção, mesmo ainda hoje havendo vasinhos de painel para VW Fusca disponíveis no mercado.
Embora a produção do Fusca clássico tenha sido encerrada na Alemanha em 1978, o vaso de flores permaneceu na memória das pessoas. Quando o New Beetle foi lançado em outubro de 1997, ele trouxe de volta o vaso de flores para continuar a tradição do Fusca original. Aliás, este foi um dos itens que os projetistas do New Beetle carinhosamente escolheram para fazer a ponte entre o novo e o antigo, outro exemplo disso foi a alça de apoio para o passageiro.
Eu tinha me inscrito para receber dados em primeira mão sobre o New Beetle. Com isto eu recebi várias informações, dentre elas um folheto completo em alemão, de abril de 1999, chamado “Der New Beetle”. E lá estava o vasinho de flores no painel, como se pode ver na foto abaixo:
O vaso de flores no New Beetle foi pensado desde o início como um item residente e de fábrica daquele modelo. Havia uma sede numa superfície horizontal, ao lado do velocímetro, onde se encaixava um vaso de acrílico que podia ser desencaixado. Na foto abaixo este detalhe pode ser visto melhor:
Certamente o uso de flores naturais implicava num trabalho maior e muitas pessoas optavam por flores artificiais. Curiosamente ainda é possível comprar flores artificiais para o vasinho do New Beetle na internet:
E para quem queria algo com um toque da marca. a Volkswagen desenvolveu umas flores de pelúcia com o logo VW, que igualmente ainda podem ser adquiridas na internet:
O vaso de flores no painel do VW Fusca é um exemplo de como um pequeno detalhe pode se tornar uma característica icônica de um carro. Ele incorpora a diversão e a individualidade do VW Fusca e é um elemento querido da cultura automobilística ligada a este carro.
Os vasos não foram uma exclusividade do VW Fusca. Eles foram usados em Mercedes, Porsche, Austin, etc., mas nem de longe lograram cristalizar este vínculo como no caso do VW Fusca original e, depois, no New Beetle.
Estes dias o amigo João Manuel Faria Simões de Carvalho Maio, que conheci durante as palestras que proferi em Taubaté, organizadas pelo amigo Aldo Fusco então presidente do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, entrou em contato comigo. O João Manuel queria saber sobre os vasos de flores para os painéis de VW Fuscas. Trocamos algumas ideias e eu percebi que este era um assunto que poderia interessar a meus leitores e leitoras. Pronto, daí surgiu esta coluna que espero seja interessante para todos.
AG
Atualização em 07/09/2023 às 15h10m – Data corrigida de 1977 para o correto: “folheto completo em alemão, de abril de 1999”
Nesta matéria foram feitas pesquisas nos seguintes sites: VW US Media Site; site da Timmons Volkswagen of Long Beach; site da Hoffmann Speedster; site The Samba; Flickr; Wikipedia. Informações sobre esta fontes podem ser dadas sob consulta.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.