Apesar de já não ser o modelo mais popular da Volkswagen atualmente, o Golf continua sendo um importante representante da marca, especialmente na Alemanha onde ainda disputa a liderança do mercado. Por isso, a VW prepara uma atualização na Geração 8, que será apresentada como linha 2024 comemorando os 50 anos do seu lançamento.
Segundo fontes do fabricante durante o Salão de Munique que se encerra hoje, será o último Golf com motor a combustão e deverá ficar em produção até 2028. Mas não foram divulgados mais detalhes sobre quais os motores que deverão ser mantidos em oferta para este modelo e se continuarão as versões somente com motor a combustão.
Segundo informação no site da publicação alemã Auto Moto und Sport, a Volkswagen revisou recentemente o motor de 1,5 litro TSI para atender às restritas normas de emissões Euro 7 que entram em vigor em 2025, e que será utilizado nos próximos anos. Esse motor a gasolina já é utilizado nos modelos híbridos.
Ainda, segundo a publicação alemã, a família de motores EA-211 TSI continuará sendo a espinha dorsal do Golf e outros modelos de mesmo projeto estrutural. Um sinal desta opção pelo motor 1,5-litro a gasolina de 150 cv e 25,5 m·kgf pode ser o recente lançamento da versão especial Black Edition com câmbio manual de seis marchas.
Além disso, a série especial também tem a opção eTSI híbrida leve, com esse mesmo motor, além de sistema híbrido leve de 48 V acoplado a câmbio dupla-embreagem de sete marchas. Já a versão-topo da Black Edition tem motor 2-litros a gasolina de 188 cv com o mesmo câmbio mas com tração integral sob demanda.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Baseado no Golf R-Line, o Black Edition contém detalhes de esportividade na decoração da carroceria, rodas de liga de alumínio de 18 polegadas na cor preto Bergamo, faixa de luzes de LED na grade, carcaças dos espelhos retrovisores preta, lavador de para-brisa com líquido aquecido, lanternas traseiras de LED e bancos dianteiros esportivos
Como o resto da linha Golf, o Black Edition tem tela de infotenimento de 10,25 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção na faixa, leitura de sinalização de trânsito e acesso sem chave.
O preço do modelo, que está sendo comercializado somente no mercado europeu, começa em 200 mil reais na conversão direta.
RM