Pesquisando para encontrar a matéria da semana, encontrei um artigo que eu tinha escrito em 1998 para a revista mexicana ProjektoVW, da qual fui colaborador. E ocorre que este material ainda continua atual, pois o objeto que o motivou ainda existe como pode ser visto na foto de abertura tirada hoje, 17 de setembro de 2023. Ele foi o início de uma pequena coleção muito peculiar que precisa ficar na geladeira para não derreter.
Minha fama de colecionador de lembranças do Fusca atravessou continentes. Assim, um amigo, e então colega de trabalho na casa matriz da empresa para a qual eu trabalhava, Peter Classen, alemão, veio ao Brasil em 1998 para me visitar e trouxe uma lembrança especial. Nós nos conhecemos em um de meus estágios na Alemanha.
Bem, eu tenho uma coleção bem grande de lembranças, mas algumas delas não são feitas para durar, mas de fato são bonitinhas. Esse é o caso do presente do Peter para mim e que pode ser visto na foto de abertura. O detalhe dos faróis feitos de chocolate branco dá um efeito especial a esta “miniatura”.
É uma linda miniatura de um Fusca marrom chocolate, escala 1/43. Os faróis são amarelos e a miniatura tem vários detalhes. Olhando sua parte de baixo, dá até para ver os detalhes do motor e da suspensão!
Bem, tenho miniaturas semelhantes feitas de plástico, ferro fundido, madeira, porcelana, estanho, prata, cristal, vidro, bronze, argila, VW Fuscas feitos de para-choques de VW Golf reciclados, etc. Mas o material dessa miniatura tem características que exigem que ela seja guardada em um local incomum.
Infelizmente, não é possível mantê-la exposta em minha estante de lembranças Volkswagen. Sim, ela precisa ser armazenada em uma geladeira. Mas isto não é uma surpresa, ele é feito de chocolate alemão fino e, com nosso clima brasileiro, derreteria em poucas horas — até o tempo para fazer as fotos para a matéria já o amoleceram. E vejam só este VW Fusca de chocolate está comigo, guardado na geladeira, há 25 anos!
O fabricante dessa “miniatura” é a Confiserie Heilemann GmbH, localizada em D-87789 Woringen/Allgau, Alemanha. O número do artigo é 664 e a descrição dos ingredientes é: VW-Käfer (VW Fusca), feito com o melhor chocolate ao leite puro, decorado com chocolate branco (lembre-se dos faróis), materiais feitos com mais de 32% de cacau. Esta “miniatura”, feita do mais fino chocolate alemão maciço, pode parecer saborosa para muitas pessoas, mas não para um fã do VW Fusca…
Eu realmente não sei quanto tempo essa lembrança “especial” vai durar, mas posso garantir que não tive a coragem de destruí-la com o ato selvagem de comê-la! Isso seria uma grande “heresia” para um fã do VW Fusca como eu; um verdadeiro ato de canibalismo, já que para um apaixonado pelo VW Fusca os VW Fuscas são parte da família.
E esta coleção ganhou novos itens
Com o tempo eu fui ganhando mais alguns itens de chocolate que também acabaram na geladeira, que por sorte é grande o suficiente. Eu não acredito que os amigos que me deram este VW Fuscas de chocolate saibam que eles foram guardados, ao invés de comidos. Então vamos dar uma olhada em alguns destes moradores adicionais da geladeira de casa.
O Clube do Fusca de Poços de Caldas – MG, comemorava a Páscoa com VW Fuscas de chocolate, que vinham com um adesivo alusivo à Páscoa. Eu recebi estes Fuscas comemorativos, enviados pelo amigo Juliana Dalla Rosa, pelos Correios, como este que foi postado no dia 26 de março de 2013:
A coleção também tem Kombis de chocolate:
O próximo item é um saquinho com seis pequenos VW Fusquinhas que recebi do amigo Eduardo Ralisch. Ele e sua esposa fizeram uma viagem de motocicleta ao sul do Brasil. Fizeram uma parada na cidadezinha de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Com seus cinco mil habitantes, ela oferece paisagens espetaculares da Serra Catarinense, como a Serra do Rio do Rastro (com sua famosa estrada de passo de montanha) e os cânions do Funil, Laranjeiras e da Ronda.
Foi lá que o Eduardo encontrou estes VW Fusquinhas de chocolate na “Schoko Haus”! Abaixo a vitrine da chocolateria:
O Eduardo me disse: ” Quando vi aquelas miniaturas na vitrine da loja naquela cidade me surpreendi e veio a ideia de te presentear com alguns exemplares, pois achei que tinha boa qualidade nos detalhes e a pessoa que me atendeu informou que o molde tinha vindo da Alemanha.”
O Eduardo veio até o meu prédio, também de moto, para entregar o presente, e isto foi registrado na foto abaixo:
Agradeço ao Eduardo por ter trazido este presente, e olhe que numa moto há muito pouco espaço para bagagem, e em especial por tem lembrado de mim lá em Bom Jardim da Serra a 12 quilômetros do início da descida da Serra do Rio do Rastro que foi vencida a bordo de uma motocicleta pelo casal.
Recentemente o Eduardo me disse: “Amigo Alex. Fiquei muito feliz ao saber que a lembrança que veio da Serra Catarinense se tornou um item da sua coleção.”
Terminando a apresentação de itens da coleção seguem dois que foram recebidos da Confraria do Fusca, durante os eventos de Natal. Na época a amiga Cláudia Floriano conduzia com maestria esta confraria e as reuniões eram no Käfer Haus, um showroom Volkswagen que ficava onde tinha sido a icônica concessionária Dacon.
A estas alturas alguns de vocês devem estar preocupados com a minha sanidade mental, e eu mesmo acho que meu caso não tem cura mesmo…
Mas até que está sendo divertido agora, depois de tanto tempo em segredo, mostrar esta peculiar coleção para vocês.
Fuscanúncio derretido chocolate
Este é o nome do arquivo que o Uri Adriano da Silva me enviou ainda na segunda-feira 18/9 — dia da publicação desta matéria, com uma paródia de um anúncio Volkswagen, daqueles feitos pela Almap BBDO. E como ele afirmou: “Este, pelo menos, não precisa ficar na geladeira.” Vejam só a criatividade e competência do Uri:
Abaixo segue a transcrição do bem-humorado texto do anúncio uma genial criação do Uri, que também desenhou a ilustração:
[Início da transcrição]
Uri Adriano, parodiando a Volkswagen do Brasil S.A.
Bombom!
Existem diversos tipos de chocolate no mundo.
Chocolate ao leite, belga, meio. amargo, branco… enfim, opções não faltam para quem gosta de adoçar o paladar com um pequeno prazer. Alguns amantes de chocolate também amam o Fusca.
E nessa paixão, resolvem unir dois prazeres em um só, fazendo Fuscas de chocolate, de todos os tamanhos e formas. Nós entendemos isso perfeitamente.
Porque o Fusca, tal como um chocolate, é feito para agradar seu consumidor. Mas com uma única diferença ao contrário de um chocolate, o Fusca não vai derreter na sua mão.
Porque o motor refrigerado a ar não precisa de radiador e, por isso, não teme o calor. A suspensão é praticamente inquebrável, enfrenta qualquer estrada. E o Fusca ainda é econômico. O que você não vai gastar de gasolina e óleo sobra para comprar uma belíssima caixa de bombons.
De preferência, bombons em forma de Fusca, tão bonitinhos que dá até dó de comer.
Só tome cuidado para não deixá-los dentro do Fusca num dia de sol. Porque o chocolate, ao contrário do Fusca, derrete no calor. E suja o banco.
Mas tudo bem, o estofamento do Fusca também é fácil de limpar.
VW – A marca que conhece o nosso chão.
Garanta o combustível de amanhã. Respeite os 80.
[Fim da transcrição]
Os leitores e leitoras assíduos desta coluna já conhecem o Uri e alguns de seus trabalhos, pois eu já publiquei a matéria “OS DESENHOS DE VW’S DO URI”.
E, com o e-mail que ele enviou o trabalho acima, ele disse: “Nos próximos dias enviarei mais alguns desenhos que tenho feito com o tema Volkswagen.” Ou seja, em breve teremos uma segunda leva de trabalhos do Uri em nossa coluna, aguardem.
Agradeço ao Uri pelo envio desta paródia e o parabenizo pelo trabalho excelente feito em tempo recorde.
Caros leitores e leitoras, quem sabe eu não seja o único a ter uma coleção “peculiar” como essa. Se vocês tiverem experiências semelhantes a essa e quiserem compartilhá-las comigo e, consequentemente, com muitos outros fãs do VW Fusca, por favor, escrevam algumas linhas e, se possível, enviem algumas fotos de suas lembranças “especiais” e “extremamente incomuns” do Fusca. Tudo conta, o importante é fixar essa experiência e compartilhá-la com outros membros da Confraria Mundial de Amantes do VW Fusca. Você pode enviar seu material para o e-mail para alexander.gromow@autoentusiastas.com.br.
AG
Acrescentado em 19/09/2023 às 00h50m o box com a bem humorada paródia do Uri Adriano da Silva
Acrescentados em 19/09/2023 às 14h30m as complementações relativas aos VW de Páscoa do Clube do Fusca de Poços de Caldas; e a complementação relativa aos VW Fusquinhas trazidos pelo Eduardo Ralisch.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.