A linha 2024 do suve compacto da Peugeot chegou com algumas diferenças para melhor atender o mercado e principalmente com uma faixa de preços mais competitiva para enfrentar a concorrência desse segmento.
Os modelos estão disponíveis nas seguintes versões e preços:
ALLURE 1.6 – R$ 109.990
ROADTRIP 1.6 – R$ 114.990
STYLE 1.6 THP – R$ 129.990 (versão testada)
GRIFFE 1.6 THP – R$ 134.990
Motor e câmbio
O 2008 Style, testado esta semana, passa a ser equipado apenas com motor 1,6-l turbocarregado, flex, e assim como as demais versões é equipado com câmbio automático de seis marchas Aisin TF-71SC para tração dianteira. Esse motor de quatro cilindros em linha e montado na transversal tem bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas com variação de fase no comando de admissão e utiliza corrente. Entrega a potência máxima de 165/173 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 m.kgf aparece a 1.400 rpm. O interresfriador é do tipo ar-ar e está montado junto à grade frontal.
Através da alavanca de câmbio é possível selecionar o modo manual com trocas de marchas pela própria alavanca. No console central, junto à alavanca de câmbio está o seletor rotativo para alternância entre os cincp modos de condução, sendo um para desativação do controle de estabilidade e tração.
A dirigibilidade é bem agradável, tem boa progressividade e nas acelerações suaves parece que vai faltar potência, mas basta pressionar um pouco mais o pedal do acelerador para completar uma ultrapassagem sem sustos. O curso do pedal do acelerador mais longo traz essa suavidade de condução e ao mesmo tempo essa necessidade de utilizar todo o curso. Ao selecionar o modo Sport a resposta do pedal fica mais positiva e os pontos de troca de marchas ocorremr em rotações mais elevadas.
Durante a semana de testes o consumo de combustível utilizando álcool foi de 12,5 km/l no combinado de cidade/estrada, sendo que os valores homologados junto ao Inmetro indicam 11,2/7,8 km/l na cidade e 12,9/9,1 km/l na estrada. E em termos de desempenho alcança 100 km/h em 8,3/8,1 segundos com velocidade máxima de 206/209 km/h (G/A). Um resultado muito bom para um suve compacto onde os 1.246 kg de ordem de marcha ajudam a alcançar.
Espaço e conforto
Dentro do segmento de suves compactos o Peugeot 2008 é o que entrega menor espaço para os ocupantes do banco traseiro. A acomodação de dois adultos requer uma maior boa vontade dos ocupantes dos bancos dianteiros. E mesmo com essa limitação de espaço na cabine o porta-malas deixou de ser agraciado com maior volume. Os 402 litros estão dentro da média do segmento e tem vantagem de crescer para 1.172 litros com o encosto inteiriço do banco rebatido.
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Para compensar a falta de espaço para as pernas no banco traseiro, os engenheiros da Peugeot instalaram alças de teto na traseira, portanto se não acomoda bem as pernas, pelo menos os braços ficam melhor acomodados.
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Nos bancos dianteiros o conforto é adequado para o propósito do veículo e o revestimento misto com tecidos de duas cores e tecido sintético que imita couro deixa o interior bonito e atraente. A regulagem de altura manual do banco do motorista , em conjunto com ajuste de altura e distância no volante, favorece a posição de dirigir.
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O i-cockpit utilizado pela Peugeot em seus veículos é aquele conceito que uns amam e outros odeiam devido a necessidade de visualizar o quadro de instrumentos por cima do aro do volante. Eu fico no meio do caminho e me agrada a configuração do conta-giros à esquerda e velocímetro à direita, ambos analógicos em sentido horário. Ao centro do quadro de instrumentos está o computador de bordo com as funções básicas e apresentação da velocidade em digital.
A central multimídia faz pareamento por Android Auto e Apple CarPlay através de cabo USB com a desvantagem da conexão frontal, deixando o fio pendurado. O posicionamento da tela tátil é flutuante e destacado do painel de instrumentos, facilitando a operação. A mesma facilidade existe para operar a central automática do ar-condicional de duas zonas que está localizada abaixo da multimídia.
A suspensão McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira foram ajustadas para maior conforto com bom equilíbrio de movimentação entre os eixos. A filtragem das irregularidades do solo é aceitável, e o nível de aspereza de rodagem está na média da categoria. Os pneus Pirelli Cinturato P7 205/60R16 têm boa altura de flanco e fazem bem o trabalho de absorção. Sem prejuízo para o desempenho em curvas, mas lembrando que o Peugeot 2008 Style está longe de oferecer características esportivas de rodagem, apesar do seu visual jovial.
Aparência externa
Agradável seria o melhor adjetivo para se utilizar na aparência exterior do Peugeot 2008 Style. O contraste entre a cor prata e os adereços em preto deixaram o carro charmoso e o teto pintado de preto brilhante é aquele tipo de solução que não agrada a todos devido o conforto térmico na cabine, mas é inegável que destaca mais as formas do veículo.
As caixas de rodas têm molduras plásticas que se conectam através da moldura lateral inferior e quando chegam ao para-choque dianteiro formam uma máscara negra nos faróis de neblina.
O para-choque traseiro é saltado em relação à carroceria protegendo a tampa traseira e vidro vigia contra a eventual impacto em poste. As lanterna em LED são destacadas pela barra pintada em preto brilhante que as interligam. O defletor do teto é outro apêndice funcional da parte aerodinâmica que também aumenta o tamanho do veículo.
Rodas pintadas em preto brilhante com elementos vazados permitem visualizar o freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira. E as carcaças dos retrovisores externos e grade frontal completam o visual escurecido do veículo, que ainda eliminou todos os frisos cromados.
Conclusão
O Peugeot 2008 Style demonstra que pode ser uma boa opção para famílias jovens ou casais onde o espaço e conforto no banco traseiro não seja a principal necessidade. As barras longitudinais no teto sugerem a possibilidade de transportar um volume.
O conforto de rodagem, nível de ruído a bordo e, principalmente, o bom desempenho do motor 1,6-L turbo favorecem aqueles que gostam de longas horas na estrada, o que é auxiliado pelo controle de velocidade de cruzeiro do tipo convencional. É m pacote de equipamentos honesto para a faixa de preço do mercado atual. Para alguns ainda faltaria o teto solar panorâmico que só é oferecido na versão Griffe THP, a topo de gama.
GB
FICHA TÉCNICA PEUGETO 2008 STYLE 2024 | |
MOTOR | |
Designação | EP6CDTM |
Descrição | 4 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico, turbocarregador de dupla voluta com interresfriador, injeção direta, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Diâmetro e curso (mm) | 77 x 85,8 |
Taxa de compressão (:1) | 10,2 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 165/173/6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 24,5/1.400 |
Comprimento da biela (mm) | n.d |
Relação r/l | n.d |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico (Aisin) de 6 marchas + ré, tração dianteira |
Relações da marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,4 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, 283 |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco, 249 |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7Jx16 |
Pneus | 205/60R16 |
Estepe temporário | Aço, 4Jx15, pneu T125/80R15 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,35 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,297 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,804 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 402/1.172, até teto com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível | 55 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.246 |
Carga útil | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.159 |
Largura sem/com espelhos | 1.739/n.d. |
Altura | 1.583 |
Distância entre eixos | 2.542 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 8,3/8,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 206/209 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) (G/A) | 11,2/7,8 |
Estrada (km/l) (G/A) | 12,9/9,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) | n.d. |
CONTEÚDO DE SÉRIE PEUGEOT 2008 STYLE THP 2024 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro desatado |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis de neblina |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Imobilizador de motor |
Luz de neblina traseira |
Luz de rodagem diurna em LED |
APARÊNCIA |
Defletor de teto traseiro |
Grade dianteira em preto |
Lanterna em LED |
Logotipo Style na lateral |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas pintadas de cinza |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor preta |
Rack de teto na cor cinza |
Roda de liga de alumínio aro 16? com design exclusivo para a versão Style |
Tampa traseira com efeito blackout |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto inclusivw para o passageiros traseiros |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual pela alavanca seletora |
Câmera de ré |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com porta-objetos |
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e pintado de preto |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos i-Cockpit analógico |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Sensor de estacionamento traseiro |
Tomada 12 V no console central |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
BANCOS |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro rebatível |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Central multimídia Peugeot Conect com tela LCD tátil de 7?, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth e entrada USB |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto exclusido da versão Style |
CORES EXTERNAS |
Vermelho Rubi, cinza Artense. preto Perla Nera, cinza Graffito, branco Nacré |
GARANTIA |
36 meses |