Lançada recentemente, a Saveiro 2024 traz modificações pontuais no desenho exterior e conserva a mecânica consagrada com motor transversal na dianteira, câmbio manual e suspensão traseira por eixo de torção. As versões de cabine dupla têm apenas duas portas, o que dificulta o acesso ao banco traseiro, e a caçamba de 580 litros permite transportar 255 kg de carga, se considerarmos 350 kg dos cinco ocupantes da cabine, para atingir a capacidade máxima de 605 kg de carga.
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Versões
São quatro versões disponíveis para 2024, com a seguinte tabela de preços públicos sugeridos:
– Robust Cabine Simples – R$ 95.770
– Robust Cabine Dupla – R$ 101.490
– Trendiline Cabine Simples – R$ 109.710
– Extreme Cabine Dupla – R$ 114.580 (versão testada) – substituiu a antiga versão Cross
Obs.: Produtores rurais e empresas são agraciados por descontos específicos para esse tipo de veículo.
Todas utilizam a mesma motorização VW EA-211, o conhecido motor de 4 cilindros em linha, montado na transversal com bloco e cabeçote em alumínio com duplo comando de válvulas e 4 válvulas por cilindro. A injeção é feita nos dutos, a aspiração é atmosférica e utiliza álcool, gasolina ou mistura dos dois em qualquer proporção.
A potência máxima de 106/116 cv aparece a 5.750 rpm e o torque máximo de 15,4/16,1 m·kgf, a 4.000 rpm. Uma aplicação consagrada e que ainda atende as normas de emissões com consumo energético de 1,82 MJ/km, o que corresponde ao consumo de 11,4/7,9 km/l na cidade e 12,5/8,8 km/l na estrada, conforme homologação junto ao Inmetro. No trecho entre São Paulo e Campinas o consumo foi de 15 km/l, porém o veículo veio abastecido com uma mistura de gasolina e 30% de álcool em vez de 27% conforme a especificação regulamentar, o que poderia resultar em consumo ainda menor.
O câmbio manual de 5 marchas, com tração nas rodas dianteiras preserva uma das melhores características dos carros da VW com câmbio manual, que é o engate de marchas. Em todas as condições de uso o engate é sempre leve e preciso. A sensação na alavanca de que a marcha foi engatada e se pode tirar o pé da embreagem, é perfeita, tanto subindo marchas quanto reduzindo.
O pedal de embreagem tem esforço na medida correta, nem muito leve e nem pesado. A modulação do sistema é eficiente e para aqueles que ainda têm dificuldade na “prova de morro” com câmbio manual, a Saveiro oferece o assistente de partida em aclives que mantém o veículo automaticamente imobilizado de dois a três segundos.
O escalonamento das marchas é outro ponto a ser elogiado e seu comportamento pode ser visualizado no gráfico de dente de serra abaixo:
A relação da quinta marcha permite trafegar a 120 km/h a 3.400 rpm, o que se traduz em bom nível de ruído interno em todas as faixas de velocidade medida. E mesmo em aceleração o nível de ruído é aceitável e permite boa interlocução entre os ocupantes. Veja os valores nos gráficos abaixo:
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Dinâmica ajustada
Apesar de ainda utilizar sistema de direção com assistência hidráulica, quando seus principais concorrentes já utilizam assistência elétrica, a dirigibilidade da Saveiro não fica comprometida. O ajuste e calibração do sistema é bem adequado, permitindo satisfatória definição do centro e aumento progressivo do esforço ao iniciar o esterço. O esterçamento com o veiculo estático também tem esforço satisfatório.
Na suspensão os engenheiros da VW levantaram a altura livre do solo em 10 mm e a utilização de batentes hidráulicos nos amortecedores evitam o ruído de queda de roda no final de curso de distensão. Na traseira o uso de batente de Celasto na haste do amortecedor em conjunto com batente de borracha no centro da mola minimiza a deflexão da suspensão sob carga ou em obstáculos que causam o fechamento da suspensão. Esse conjunto se traduz em maior conforto e menor possibilidade de interferência com o solo.
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Para o uso fora de estrada em condições leves a picape está equipada com sistema de controle de estabilidade e tração que aplica o freio da roda motriz com perda de tração, transferindo maior potência à roda em contato com o solo, e dosando a potência do motor.
No sistema de freios a VW adota disco nas quatro rodas (dianteiros ventilados) deixando os que fazem questão freio a disco na traseira mais contentes. A modulação do pedal de freio é equilibrada e o ABS é pouco intrusivo. Mesmo nos pisos de baixo atrito a atuação do sistema é tardia, o que traz mais segurança a motoristas inexperientes.
Modificações no design
O capô do motor está mais alto e conecta-se diretamente aos para-lamas . Na grade frontal aparece um friso cromado ao centro que tem continuidade nos faróis, dando a assinatura frontal.
A grade inferior tem ampla abertura com friso pintado de cinza e nas extremidades do para-choque encontram-se os faróis de neblina com moldura em plástico preto. Todo esse novo conjunto passa a impressão da picape estar mais larga, apesar de manter a largura de 1.721 mm.
Na traseira a tampa da caçamba recebe uma faixa preto fosco fazendo a conexão entre as lanternas, tendo o mesmo efeito da dianteira para alargar visualmente o veículo, detalhe só visto nas versões Trendiline e Extreme. As lanternas recebem uma máscara negra e o para-choque traseiro é preto e com um aplique plástico pintado de cinza na parte inferior. Os sensores de estacionamento traseiro embutidos no para-choque garantem mais tranquilidade ao estacionar, juntamente com a orientação para baixo automática do retrovisor direito com o engate da marcha a ré.
No interior, a modificação ficou nas novas cores do quadro de instrumentos que segue com a mesma disposição de conta-giros à esquerda e velocímetro à direita, ambos analógicos No centro do quadro está a tela TFT para o computador de bordo e demais informações de condução.
Os bancos dianteiros proporcionam boa acomodação e mesmo em trechos mais longos não senti fadiga corporal. Seu revestimento em tecido misto é bem agradável ao toque e não esquenta mais do que o normal. Já a acomodação no banco traseiro requer um malabarismo a mais para o acesso com a reclinação do encosto dianteiro, e exige comprometer a posição dos bancos dianteiros para acomodar adultos no banco traseiro. É uma condição mais adequada a crianças e que inexplicavelmente não possui engates Isofix para bancos infantis.
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Conectividade
A central multimídia é adequada para o tipo de veículo, mas a conexão USB na face frontal deixa o fio pendurado, causando incômodos para as trocas de marcha. O sistema de ar-condicionado é convencional e tem boa eficiência, ajudado pelo menor volume da cabine.
Através do volante multifuncional é possível executar as principais funções do sistema de som, telefonia e comandar o computador de bordo. Enquanto o ponto positivo fica para o controle de velocidade de cruzeiro, mesmo com câmbio manual, que é ativado através de funções secundárias na alavanca de seta. Uma vantagem a mais para quem optar por esse veículo e tiver que fazer viagens mais longas.
Caçamba
Um dos pontos positivos é a capota marítima que proporciona boa vedação dado seu tipo de fechamento sobreposto à estrutura da carroceria. O protetor plástico reveste todo interior da caçamba, incluindo tampa traseira e se mostra bem robusto. As argolas para amarração de carga são apenas quatro, sendo duas frontais e duas nas laterais traseiras, dando pouca versatilidade para cargas baixas e bem altas.
A tampa da caçamba tem trava elétrica em conjunto com as portas do veículo e um dispositivo de molas faz o alívio de peso, facilitando a abertura e fechamento. E somente com a tampa aberta que é possível o acesso ao sistema de travamento bandeja do estepe sob o assoalho da caçamba.
O “santantônio” fixado na borda da caçamba sobe até o teto da cabine em desenho exclusivo da versão Extreme onde se interliga às barras longitudinais do teto. E para proteção do vidro vigia há duas barras horizontais, que dependendo da estatura do motorista podem ser um obstáculo à visão do retrovisor interno.
Conclusão
Aparentemente a VW adotou o lema de que em time que está ganhando não se mexe. A Saveiro pode não ser o veículo mais vendido da marca e muito menos do segmento de picapes compactas, mas é um veículo que atende seu público e mantem a marca dentro do segmento.
As pequenas modificações apresentadas para a linha 2024 deixam a picape com cara mais atual em relação aos demais veículos VW sem adotar modificações estruturais que poderiam encarecer o produto. Talvez a VW esteja guardando algo mais substancial para daqui a dois ou três anos.
GB
(Atualizada em 29/9/23 às 12h57, correção de informação no texto e na ficha técnica, bloco do motor é de alumínio e não de ferro fundido)
FICHA TÉCNICA NOVA VW SAVEIRO 2024 | ||||
Robust CS | Robust CD | Trendline CS | Extreme CD | |
MOTOR | ||||
Designação | EA-211 | |||
Tipo | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico, injeção no duto, flex | |||
Diâmetro x curso (mm) | 76,5 x 86,9 | |||
Cilindrada (cm³) | 1.598 | |||
Taxa de compressão (:1) | 11,5 | |||
Potência(cv/rpm, G/A) | 106 / 116 / 5.750 | |||
Torque (m·kgf/rpm) | 15,4/ 16,1 / 4.000 | |||
Gerenciamento do motor | Marelli 9GV | |||
Comprimento da biela (mm) | 140 | |||
Relação r/l | 0,31 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas e ré, tração dianteira | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,769; 2ª 2.095; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182 | |||
Relação do diferencial (:1) | 4,357 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem Ø 20 mm | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica | |||
Diâmetro mín. de curva (m) | 12,3 | |||
Relação de direção (:1) | 15,8 | |||
N° de voltas entre batentes | 3 | |||
Diâmetro do volante (mm) | 370 | |||
FREIOS | ||||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 280 | |||
Traseiros (Ø mm) | Disco / 230 | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Aço 6J x 15 | |||
Pneus | 205/60R15H | |||
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.076 | 1.102 | 1.076 | 1.135 |
Bruto total | 1.740 | 1.740 | 1.740 | 1.740 |
Carga máxima | 664 | 638 | 664 | 605 |
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, picape cabine simples, 2 portas, 2 lugares, subchassi dianteiro | Monobloco em aço, picape cabine dupla, 2 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | Monobloco em aço, picape cabine simples, 2 portas, 2 lugares, subchassi dianteiro | Monobloco em aço, picape cabine dupla, 2 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||
Comprimento | 4.493 | |||
Largura sem/com espelhos | 1.721 / 1.898 | |||
Altura | 1.520 | 1.561 | 1.520 | 1.560 |
Distância entre eixos | 2.752 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.431 / 1.493 | 1.431 / 1.494 | 1.431 / 1.494 | 1.431 / 1.494 |
Distância mínima do solo | n.d. | |||
CAPACIDADES (L) | ||||
Caçamba | 942 | 580 | 942 | 580 |
Tanque de combustível | 55 | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,4 / 9,9 | 10,6 / 10,1 | 10,4 / 9,9 | 10,8 / 10,2 |
Aceleração 0-1.000 m (s, G/A) | 32,1 / 31,5 | 32,4 / 31,8 | 32,1 / 31,5 | 32,5 / 31,9 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 176 / 181 | 175 / 179 | 176 / 181 | 174 / 178 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRRO PBEV | ||||
Cidade (km/L, G/A) | 11,4/7,9 | |||
Estrada (km/L, G/A) | 12,5/8,8 | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 em 5ª (km/h) | 35,4 | |||
Rotação em 5ª a 120 km/h (rpm) | 3.390 | |||
Rotação à vel. máxima, 4ª (rpm) | 6.180 |
CONTEÚDO DA SAVEIRO 2024 | ||||
Robust CS | Robust CD | Trendline CS | Extreme CD | |
Fechadura da tampa traseira pelo logotipo | • | • | • | • |
Acionamento elétrico dos vidros | • | • | • | • |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • | • | • |
Ajuste de altura e distância do volante de direção | – | – | – | • |
Alarme com controle remoto | – | – | – | • |
Alerta de cinto de segurança do motorista desatado | • | • | • | • |
Alerta de freada de emergência | • | • | • | • |
Alerta sonoro de lanternas ligadas | • | • | • | • |
Antena no teto | • | • | • | • |
Apoio lateral para acesso a caçamba | • | • | • | • |
Arco de proteção (“santantônio”) com função de defletor e braços estendidos sobre as laterais da caçamba | – | – | – | • |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | • | • | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • | • |
Banco traseiro para 3 passageiros com 3 apoios de cabeça | n.a. | • | • | • |
Barra de apoio para carga no teto | • | • | • | • |
Bolsas infláveis para motorista e acompanhante | • | • | • | • |
Carcaças dos retrovisores externos na cor preto Ninja | – | – | – | • |
Chave tipo “canivete” sem controle remoto | • | • | • | • |
Cintos de segurança com pré-tensionador | • | • | • | • |
Cintos de segurança traseiros de três pontos (3) | n.a. | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | • |
Console central com porta-copos | • | • | • | • |
Controle da pressão dos pneus | – | – | – | • |
Direção com assistência hidráulica | • | • | • | • |
Emblema “Robust” na tampa traseira | • | • | • | • |
Espelho externo do lado direito com função de abaixar orientação ao engatar ré | – | – | – | • |
Espelhos retrovisores externos com repetidoras de setas | • | • | • | • |
Estepe sob a caçamba | • | • | • | • |
Faróis com luz de aproximação e acompanhamento | – | – | • | • |
Faróis de neblina | – | – | – | • |
Faróis simples com máscara escurecida | • | • | • | • |
Grade de proteção na janela traseira | • | • | • | • |
Grade dianteira em preto fosco | • | • | • | • |
Iluminação da caçamba integrada à terceira luz\ de freio | • | • | • | • |
Indicador de troca de marcha | • | • | • | • |
I-System com Eco-Comfort – Computador de bordo | – | – | – | • |
Maçanetas das portas na cor do veículo | – | – | – | • |
Moldura nas caixas de rodas | • | • | • | • |
Molduras alargadoras nas caixas de rodas | – | – | – | • |
Para-choques em preto fosco | • | • | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | ||||
Para-sol com espelho para passageiro | • | • | • | • |
Partida a frio sem auxílio de gasolina | • | • | • | • |
Porta USB no console central | • | • | • | • |
Porta-objetos nas laterais das portas | • | • | • | • |
Porta-objetos no dorso do encosto do banco dianteiro direito | – | – | – | • |
Preparação para sistema de som com fiação | • | • | • | • |
Protetor da caçamba | • | • | • | • |
Quadro de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível | • | • | • | • |
Quatro alto-falantes, dois tweeters e antena de teto | – | – | – | • |
Rack de teto longitudinal | • | • | • | • |
Retrovisores externos com controle interno manual | • | • | • | • |
Sapatas dos pedais esportivas | – | – | – | • |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • | • | • |
Sistema de áudio tátil “Composition Touch” com App-Connect e porta USB | – | – | – | • |
Tampa da caçamba com amortecedor e chave | • | • | • | • |
Temporizador do limpador do para-brisa | • | • | • | • |
Tomada 12 V no console central | • | • | • | • |
Travamento elétrico das portas | • | • | • | • |
Volante multifuncional revestido de couro com comando do sistema de áudio e I-System | – | – | – | • |
PACOTES OPCIONAIS: 1) controle de descida com ABS off-road; 2) controlador automático de velocidade; 3) retrovisor interno eletrocrômico; 4) sensores de chuva e crepuscular | – | – | – | • |
PACOTES OPCIONAIS: 1) Trendline Conforto com: rodas de liga de alumínio de 15″, ajuste de altura do volante de direção em altura e distância, câmera de ré, capota marítima, ganchos para amarração da carga, faróis de neblina 2) Interatividade Composition Touch com: sistema de áudio “Composition Touch” com App-Connect; dois alto-falantes; volantes multifuncional com comando do sistema de áudio w do “I-System” | – | – | • | – |
• sim – não n.a. – não aplicável |