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O novo crossover esportivo da Ford surpreende sob todos os aspectos: consegue aliar em uma única máquina a tecnologia avançada de carros elétricos, a um design pensado na praticidade e versatilidade, além do conforto interno, mas sem deixar de lado o espírito indomável da grife Mustang, memorável desde os anos 60. Sucesso comprovado nos EUA (já é o segundo elétrico mais vendido de lá), o Mach-E tem apenas dois anos de mercado e hoje já está disponível em mais de 40 países mundo afora!
Todo esse brilho e sucesso são frutos de um trabalho de engenharia e design que concilia tudo aquilo que o consumidor imagina de um esportivo familiar absolutamente inusitado, hoje com concepção única no mercado brasileiro, onde chega por R$ 486 mil (preço bem mais convidativo até mesmo que o fastback Mach 1 de motor V-8), na versão mais refinada e completa GT Performance AWD com alcance estendido. É o primeiro Ford elétrico a ser comercializado na América do Sul. Se comparado aos principais rivais europeus, o Ford Mach-E brilha ainda mais pela relação custo-benefício e proposta inédita. Quase incomparável!
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Para receber o prestígio do nome Mustang, o Mach-E tem qualidades irrefutáveis, que unem o melhor de dois mundos: esportividade e praticidade. Para o melhor desempenho, digno de um Mustang, ele dispõe de dois motores elétricos, um acoplado em cada eixo, o que lhe garante a tração integral e uma distribuição de peso de praticamente 50% dianteiro/50% traseiro, elevando e muito seu nível de equilíbrio e estabilidade, mesmo nas condições mais severas. Através da inteligência eletrônica, o sistema de tração integral divide automaticamente, e de acordo com a demanda, o torque entre as rodas da frente e as de trás, mesmo quando se exige o máximo desempenho.
No total, unindo os dois motores elétricos, são 487 cv de potência (número bastante próximo ao do V-8 Mach 1), e um torque na casa dos 88 m·kgf, que, por ser produzido por um motor elétrico, vem de imediato, desde as mínimas rotações dos motores. Logo na saída já há quase toda a força. Nesse caso, com tamanha força, seus mais de 2.150 kg se tornam imperceptíveis para o piloto, tamanha a rapidez de resposta. Por isso que, oficialmente, ele leva apenas 3,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, marca digna de superesportivos mundiais, e não alcançada por muitas grandes marcas de prestígio.
Prova clara que o Mustang elétrico é um dos esportivos mais rápidos do mercado mundial, tal qual seu companheiro Mach 1 de motor V-8. Dupla de respeito, que inclusive tem seus sobrenomes, Mach, associados a uma medida dimensional de velocidade. E faz jus ao nome Mach o seu avançado estudo em túneis de vento, aprimorando seu coeficiente de arrasto (Cx) para apenas 0,29, surpreendente para um veículo do tipo. Sua frente em cunha, poucos elementos frontais, ausência de maçanetas (trocadas por discretos e modernos botões), e outros elementos de estilo aliados permitiram tal façanha.
E para quem se preocupa com a demanda de energia de um esportivo tão potente, de dois motores, no caso do Mach-E pode ficar tranquilo. Além do já citado baixo arrasto aerodinâmico, o que melhora o desempenho diminuindo o consumo, esse utilitário esporte da Ford tem outro grande aliado: suas baterias têm grande capacidade de armazenamento, 91 kWh. Ou seja, ele consegue rodar bastante com uma carga completa: quase 380 km pelo ciclo nacional do Inmetro, mais exigente, ou mais de 540 km pelo WLTP mundial. Ajudam muito também o modo de regeneração de energia em frenagens e desacelerações, até o One Pedal, nível máximo de reaproveitamento de energia.
É como se um carro convencional tivesse um tanque com grande capacidade, podendo rodar bastante sem reabastecer. Além da capacidade generosa, suas baterias tem composto moderno e sistema próprio, e independente, de arrefecimento, mantendo sua temperatura na faixa ideal de operação, otimizando sua eficiência. Como curiosidade, quando se ativa a climatização da cabine a distância, o que pode ser feito pelo aplicativo FordPass, o sistema de arrefecimento do conjunto motriz já regula a melhor temperatura para as baterias.
Para o seu lado esportivo, o Mustang Mach-E conta com aprimoramentos importantes para chegar no seu melhor desempenho, como um seletor de modos de condução especial (três diferentes), suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multibraço na traseira), potentes freios a disco ventilado nas quatro rodas (preparados pela italiana Brembo, mesma que fornece para a Fórmula 1), amortecedores ativos MagneRide (amolecem ou endurem, em prol do conforto ou esportividade, de acordo com a situação, tudo de forma automática), e direção eletroassistida que varia a assistência de acordo com o estilo de condução e velocidade (pode ficar mais leve ou pesada).
Tudo isso está incluído num carro de linhas fluidas e com DNA que remete muito ao cupê fastback V-8 que lhe dá origem. Mas, no caso do utilitário, há uma pitada bem maior de praticidade, espaço interno, versatilidade e conforto, sem contar a estrutura reforçada da cabine, o que lhe garantiu nota máxima nos testes de colisão europeus (Euro NCAP) e americanos (IIHS). O melhor de vários mundos!
Sua carroceria, com 4.713 mm de comprimento, esbanja excelente largura e um surpreendente entre-eixos de 2.984 mm, favorecendo completamente o espaço interno e a dinâmica geral (com as rodas dispostas mais nos extremos da carroceria, ele tende a ser mais estável nas retas e curvas de alta velocidade). Há um melhor aproveitamento do espaço da cabine, que comporta tranquilamente cinco ocupantes com bônus como o assoalho plano, e do espaço para bagagens, graças ao dois porta-malas totalizando 541,5 litros.
Projeto moderno e arrojado, esse Mach-E traz itens essenciais na vida moderna, especialmente de quem deseja usá-lo no dia a dia, como muitos já fazem mundo afora. Há, por exemplo, uma multimídia de 15,5”, vertical, com interface inédita e GPS nativo, além do quadro de instrumentos de10,2”. Ambos trabalham juntos mostrando ao motorista todas as informações necessárias sobre o carro. No pacote, está presente ainda um sistema de som assinado pela Bang&Olufsen de 560 W, bancos dianteiros ergonômicos e com ajustes elétricos, climatização para os dois bancos dianteiros, volante com aquecimento, teto solar panorâmico com proteção de raios IV e UV, 9 bolsas infláveis, assisten de estacionamento e rodas de 20″ com pneus de baixa resistência ao rolamento (próprios para elétricos).
O pacote de itens de segurança compreende ainda controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (dianteira e traseira), alerta de tráfego transversal à retaguarda, alerta de saída de faixa ativo e assistente de manutenção em faixa, assistente de manobras evasivas, monitor de ponto cego, leitor de placas de sinalização, farol alto automático, câmeras 360º, entre outros.
Depois de tudo isso, fica claro que o Mustang Mach-E, o primeiro Ford elétrico do Brasil, é hoje um dos mais modernos, práticos e velozes do mercado mundial. O novo Mustang é o que há de mais apurado quando o assunto é tecnologia automobilística de carros elétricos, que une a praticidade e o conforto da família com o desempenho e dinâmica dignos das pistas de competição. Um passo adiante nos carros elétricos.
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.