Dos maiores carros que já tive na vida e que dirigi, lembro do primeiro Ford Galaxie LTD Landau que meu tio me colocou para dirigir na Rodovia Anhanguera quando tinha apenas 15 anos; e do Ford Fairlane 1955 que meu avô vinha a Campinas, enchia o tanque, e me entregava a chave para eu desfrutar no final de semana — agora eu já tinha tirado minha CNH, assim que completeri18 anos. E mais recentemente das picapes e suves americanos da plataforma de Full Size Trucks (picape tamanho grande) quando trabalhei por alguns anos na GM americana. Ali eu tinha a minha disposição um Chevrolet Suburban para o dia a dia, e sempre avaliava as picapes Silverado de todos os tamanhos e até o Hummer H2 que ainda era produzido.
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Mas ao entrar na picape Ram 3500 para avaliação de uma semana pelas apertadas ruas, avenidas e principalmente estacionamentos brasileiros, eu vi o quão grande é essa picape. Primeiramente tive que comprovar minha habilitação com CNH categoria D para ter acesso à picape. O mínimo exigido para picapes acima de 3.500 kg de peso bruto total é a categoria C. As normas e velocidades de trânsito também têm que ser ajustadas, e na Rodovia dos Bandeirantes, onde os veículos de passageiro e picapes podem trafegar a até 120 km/h, para a 3500 a velocidade máxima regulamentada é 90 km/h, igual aos caminhões e ônibus.
No lançamento desta picape em março de 2022 a Ram proporcionou uma ampla avaliação para mostrar os predicados desta picape, principalmente em relação à capacidade de reboque. E para não ser repetitivo, nesta matéria vou complementar a anterior com as impressões ao dirigir esse veículo por nossos caminhos.
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Motorização
O motor Cummins de 6 cilindros em linha turbodiesel de 6,7 litros está montado no sentido longitudinal e entrega a potência máxima de 377 cv a 2.800 rpm com torque máximo de 117,3 m·kgf a 1.700 rpm. É uma força bruta, e confere um desempenho extraordinário para rebocar até 9 toneladas ou transportar 1.694 kg de carga na caçamba + cabine.
A tecnologia adotada no motor contempla 4 válvulas por cilindro com comando no bloco e acionamento por varetas e balancins, injeção direta através do sistema common rail de alta pressão, taxa de compressão de 19:1 e turbocarregador de geometria variável.
O câmbio automático de engrenagens epicíclicas de 6 marchas está acoplado ao motor por conversor de torque e a alavanca seletora utiliza o velho estilo americano na coluna de direção, deixando o console central livre para os itens de conforto e comodidade. A tração é traseira e a tração 4×4 temporária conta com reduzida, o que aumenta ainda mais a força trativa nas rodas.
O sistema 4×4 e 4×4 reduzida é acionado através de comando elétrico, mas a principal aplicação é para melhorar o desempenho em subidas e descidas de piso escorregadio, principalmente quando há carga sendo rebocada. Pelo tamanho da picape, 6.066 mm de comprimento total, ninguém ousaria entrar em trilhas muito técnicas, mesmo considerando seus bons ângulos de entrada, saída e transposição (23, 25,9 e 23,9 graus).
A dirigibilidade desse conjunto motriz é bem agradável, com trocas de marchas sendo feitas de maneira bem sutil e até certo ponto imperceptível. Talvez com maior carga essa condição fique mais evidente. As acelerações são progressivas e bem conectadas ao curso do pedal do acelerador, e no final do dia fica claro que o limite de velocidade, similar aos caminhões e ônibus é desnecessário. Algumas legislações são “burras” ao limitar somente pelo peso bruto, pois um veículo dessa magnitude é mais seguro do que muitos compactos malcuidados que se arriscam por nossas vias.
Conforto de rodagem
Ao identificar eixo rígido na dianteira e na traseira fica aquela impressão que vamos embarcar em um caminhãozinho duro e desconfortável. Mas ao abrir as portas e visualizar o nível de acabamento e o desenho dos bancos, a sensação é diametralmente oposta. Ok, então será que a picapona é boa só para fica parada escutando música ou o podcast preferido no sistema de som premium? Não!!
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Ao começar a rodar nota-se um silêncio a bordo proporcionado não só pelo sistema ativo de cancelamento de ruído, mas a própria aspereza de rodagem é bem agradável. Os pneus 275/70R18 filtram bem as imperfeições do solo e as molas helicoidais da suspensão dianteira permitem que o eixo rígido trabalhe com maior curso. Isso traz suavidade pela dianteira nas passagens por lombadas, remendos e depressões. Na traseira o feixe de mola de duplo estágio trabalha com suavidade no primeiro estágio e impõem rigidez ao adicionar maior carga na caçamba de 1.628 litros.
Acomodar cinco pessoas na cabine para uma viagem com a família foi uma das tarefas mais fáceis que já tive na vida, principalmente por não precisar levar malas. Estas ficariam expostas ao tempo visto que a caçamba não estava equipada com o acessório capota marítima.
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Logo na saída uma chuva torrencial chegou e enquanto os veículos médios e compactos diminuíam sua velocidade para abaixo do limite da Ram 3500, a nossa velocidade de cruzeiro de 90 km/h era mantida sem o menor esforço e com total segurança. A posição de dirigir bem mais alta e a ampla área envidraçada permitiam seguir viagem.
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Aquele ruído de chuva que muitas vezes incomoda e assusta os passageiros era bem atenuado pelo sistema de cancelamento de ruído, e a interlocução a bordo era perfeita. Todos conversando e apenas o motorista atento às intempéries do exterior.
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Tecnologia e segurança
Já nos primeiros quilômetros com a picape tive a sensação de que a ela frenava menos do que a distância de parada alcançada. Em uma análise mais detalhada comecei a perceber que a sensação era devido ao pequeno afundamento da suspensão dianteira nas frenagens. O veículo desacelera bem, mas sem afundar a frente, com isso os passageiros têm a impressão de que o veículo não está desacelerando, o que não é real. É uma sensação que somente com horas a bordo começa-se a se acostumar.
Os freios a disco nas quatro rodas demonstram boa capacidade de frenagem e tamanho adequado para o peso bruto total — 3.600 kg em ordem de marcha e 5.352 kg com carga total. São dotados de discos ventilados na dianteira e piças deslizantes em todas as rodas com diâmetros de 359,9 mm na dianteira e 357,9 mm na traseira (poderia ser 360 e 358 mm, mas parece que os engenheiros da Stellantis gostam dessas precisões).
O sistema de direção tem assistência hidráulica através de bomba eletro-hidráulica e o sistema de permanência em faixa adota um motor elétrico de passo na arvore de direção e aplicação seletiva dos freios para pequenas correções de rotas. Não é dos melhores já testados, mas para uma picape desse tamanho já ajuda bem para viagens mais longas.
O sistema de controle eletrônico de reboque foi testado no evento de lançamento e nesta semana foi possível conferir a eficácia dos faróis em LED Matrix com comutação automática do farol alto, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo traz segurança para viagens mais longas, e os alertas de ponto cego nos retrovisores externos são necessários para um veículo tão longo.
A central multimídia no centro do painel e montada na vertical é um atrativo a mais e com a tela dividida se apresenta como duas centrais em uma. O controle automático do ar-condicionado em duas zonas dianteiras e saída de ar climatizado na extensão do console permite bom controle da temperatura da cabine, mesmo em dias mais quentes, como os vividos nesta primavera brasileira.
Os bancos dianteiros comprovaram ser bem confortáveis e o sistema de resfriamento é aquele algo a mais além do aquecimento que é dispensável nestes dias. Na traseira o espaço é bem amplo para acomodação de três passageiros, e apenas aquecimento nos externos. Sob o assento do banco traseiro há espaço para bagagem que permitiu levar todos os itens que não poderiam ficar expostos na caçamba.
Conclusão
A picape é vendida em três versões com os seguintes preços:
– 3500 Limited Longhorn – R$ 545.690 (versão testada)
– 3500 Laramie – R$ 489.990
– 3500 Laramie Night Edition – R$ 499.990
E o plano de manutenção contempla revisões a cada 24 mil km, ou anualmente com valor pré-estabelecido para as três primeiras (72 mil km) de R$ 8.304, reduzindo assim o custo de propriedade deste veículo e evitando visitas frequentes às concessionárias.
Realmente a Ram 3500 é a picape ideal para quem precisa transportar frequentemente um trailer, um barco grande e principalmente os reboques com cavalos e outros animais. Não é uma picape para o dia a dia de uso urbano, mas nem por isso deixa de ser fácil de ser dirigida pela cidade.
As vagas para estacionar precisam ser sempre duplas no comprimento e espaçosas nas laterais para permitir a ampla abertura das portas, o escamoteamento do estribo lateral e o acesso ao interior. O conforto a bordo é garantido por todos os mimos existentes, pelo ótimo nível de acabamento interno e pela questionável decoração ao melhor estilo texano, que pode agradar alguns e espantar outros.
GB
FICHA TÉCNICA RAM 3500 6,7-L TURBODIESEL | |
MOTOR | |
Denominação | Cummins |
Descrição | 6 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, comando no bloco, 4 válvulas por cilindro acionadas por varetas e balancins, injeção direta, turbocarregador de geometria variável com interresfriador, diesel |
Cilindrada (cm³) | 6.690 |
Diâmetro e curso (mm) | 107 x 124 |
Taxa de compressão (:1) | 19 |
Potência máxima (cv/rpm) | 377 / 2.800 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 117,3 / 1.700 |
Corte de rotação (rpm) | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico com conversor de torque, 6 marchas mais reduzida, tração 4×4 alta e 4×4 baixa temporária |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,23; 2ª 1,84; 3ª 1,41; 4ª 1,00; 5ª 0,82; 6ª 0,63; ré 4,400 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,73 |
Relação da reduzida (:1) | 2,64 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Eixo rígido, mola helicoidal, três braços de localização longitudinal barra transversal Panhard, mola helicoidal, amortecedor reforçado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielípticas com dois estágios e amortecedor reforçado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 15,8 |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro do volante (mm) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/359,9 |
Traseiro (Ø mm( | Disco/357,9 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo dianteiro-traseiro |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8J x 18 |
Pneus | 275/70R18 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Picape cabine-dupla em aço, construção separada, 4 portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 1.628 |
Tanque de combustível | 117 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 3.600 |
Carga útil | 1.752 |
Rebocável’ | 9.021 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 6.066 |
Largura (sem/com espelhos) | 2.120 / n.d |
Altura | 2.039 |
Distância entre eixos | 3.785 |
Distância mínima do solo | 333 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CONSUMODE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 65,6 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 1.830 |
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo (km/tempo) | 24.000/ 1 ano |
Garantia | 3 anos |
CONTEÚDO RAM 3500 6,7-l TURBO DIESEL LONGHORN |
Acabamentos internos com madeira legítima |
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma |
Bancos em couro e Alcântara |
Bancos traseiros laterais com aquecimento |
Câmera 360º |
Câmera de caçamba |
Cancelamento ativo de ruído |
Comutação automática dos faróis alto/baixo |
Console central modular com 39 litros de volume |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Controle automático de freio do reboque |
Emblema da versão no controle central |
Estribos elétricos (se recolhem ao fechar portas) |
Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba) |
Faróis e lanternas com máscara negra |
Faróis Full LED Matrix (direcionais) |
Ganchos de reboque e molduras das janelas cromados |
Grade e rodas com desenho exclusivo |
Grade, rodas e emblemas escuros |
Interior preto |
Luzes da cabine (teto, logo acima do para-brisa) |
Monitoramento de pontos cegos |
Opção de pintura dois-tons (branco Pérola com marrom Walnut) |
Para-choque e molduras dianteiras na cor da carroceria |
Retrovisor eletrocrômico |
Retrovisor interno digital |
Revestimento interno marrom e preto em couro Plus |
Sensor de chuva |
Sistema de permanência na faixa |
Sistema multimídia uconnect com tele de 12 polegadas |
Sobretapetes de borda elevada |
Som premium Harman de 17 alto-falantes e 1 subwoofer |
Tapetes especiais |