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Home GB

NOVA RAM 3500, O ESPERADO CRESCIMENTO CHEGOU

GRANDE CAPACIDADE DE CARGA COMBINANDO COM LUXO, SOFISTICAÇÃO, VERSATILIDADE E CONFORTO

identicon por Gerson Borini
25/03/2022
em GB, Lançamentos
Fotos: autor

Fotos: autor





O lançamento da nova Ram 3500 reforça os planos de crescimento da marca no Brasil, passando a contar com uma picape que entrega muita força, maior capacidade de carga e tração, muito luxo e tecnologia de carros premium. Segundo informações da própria empresa, em 2019 foram vendidas 653 unidades da Ram 2500 e em 2021 foram 2.760 unidades entre a nova 1500 e a 2500. Para 2022 os objetivos não foram apresentados, mas a meta global da marca é ser a número 1 no mercado mundial para picapes leves, e a promessa de seguir investindo no mercado brasileiro.

Com este novo produto importado do México, igualmente à Ram 2500, os executivos esperam que muito consumidores que estão na fila de espera migrem para o novo modelo, e com isso possam satisfazer seus desejos e necessidades em um prazo menor. Mas não esperem que este produto tenha pronta entrega nas concessionárias, pois a demanda está bem aquecida no segmento.

A Ram conta com 55 pontos de venda espalhados por todo Brasil para aceitar as encomendas da nova Ram 3500, que tem as seguintes versões e respectivos preços públicos sugeridos:

LARAMIE  – R$ 484.990
LARAMIE NIGHT EDITION – R$ 509.990
LONGHORN – R$ 529.990

Iluminação em LED nas lanternas traseiras e o grande logotipo RAM na tampa traseira dão destaque ao veículo

Mecânica

Todas as versões da Ram 3500 são dotadas do motor Cummins de 6 cilindros em linha turbodiesel de 6,7 litros que entrega 377 cv a 2.800 rpm e torque máximo de 117,3 m·kgf a 1.700 rpm. São 4 válvulas por cilindro com comando no bloco e acionamento das válvulas por varetas e balancins. A injeção é direta common rail de alta pressão, a taxa de compressão é de 19:1 e a turbina utiliza tecnologia de geometria variável (VGT).

Motor Cummins de 6,7 litros tem bloco de ferro fundido com liga especial para maior leveza e resistência à potência do motor

O motor é acoplado ao câmbio automático de 6 marchas por meio de conversor de torque e a seleção de marchas é por alavanca na coluna de direção, deixando o console central livre para os itens de conforto e comodidade. A tração normal é traseira (4×2) e temporárias 4×4 e 4×4 reduzida, selecionáveis por comando elétrico no painel.

Não é uma picape nascida para aventuras fora de estrada, mesmo porque o peso em ordem de marcha de 3.665 kg e os 6.066 mm de comprimento não lhe dariam muita versatilidade, mas com essa força motriz e capacidade de tração nas quatro rodas o usuário pode ficar tranquilo para enfrentar qualquer tipo de terreno, seja na estrada, no campo ou na fazenda.

Compartimento do motor é todo ocupado pele enorme motor  de 6 cilindros em linha; a sustentação do capô aberto é feito pelas bem-vindas molas a gás

A suspensão dianteira é por eixo rígido com braços de localização longitudinal triplos e barra transversal Panhard. As molas são helicoidais, os amortecedores são pressurizados reforçados e há barra antirrolagem. Na traseira o eixo rígido é suportado por feixes de mola longitudinisl de duplo estágio e amortecedores pressurizados reforlados. Toda essa robustez de suspensão explica a capacidade de até 1.752 kg de carga (5 passageiros de 70 kg cada = 350 kg + 1.402 kg na caçamba).

No trecho de avaliação montado nas pistas do campo de provas da Bridgestone em São Pedro, interior de São Paulo, foi possível notar que o conforto de rodagem com a picape sem carga na caçamba é razoável, chegando a quicar em algumas situações. Os pneus 275/70R18 montados em rodas de alumínio de 8” x 18” absorvem muito bem as imperfeições do piso sem trazer aspereza para dentro da cabine. Os coxins utilizados para acomodar a cabine sobre o chassi são outro elemento que apresentam estar bem casados com a frequência de trabalho da suspensão. Faz-se necessário uma avaliação mais completa para poder identificar melhor esse comportamento.

Proporção da cabine com caçamba é bem resolvida

O sistema de direção conta com assistência eletro-hidráulica onde a pressão hidráulica é fornecida por uma bomba elétrica, e na árvore de direção há um servo elétrico para operação do sistema auxiliar de permanência em faixa. Novamente, não foi possível determinar pontos discrepantes na operação do sistema de direção, mas o esforço estático em piso seco mostrou ser muito agradável, não trazendo para si o peso da enorme picape.

Parar a Ram 3500 não é problema, pois ela conta com freios a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, todos com piças deslizantes. A modulação do pedal de freio é similar às picapes de tamanho médio e não requer força adicional para operação. Um recurso interessante é a possibilidade de ajustar a altura da pedaleira eletricamente, sendo mais um dos inúmeros ajustes para a posição de dirigir.

Detalhes dos logotipos para identificar motorização e nível de acabamento

Força

Entre as atividades dinâmicas para essa primeira avaliação desta nova Ram foi possível experimentar a capacidade de tração, tanto de um trailer de 8 toneladas utilizando o implemento “quinta roda” para acoplamento e articulação, quanto um trator, também de 8 toneladas, que foi puxado através de duas cintas conectadas ao gancho de reboque traseiro.

O primeiro conjunto tinha peso combinado aproximado de 11.600 kg e quase 20 metros de comprimento, e a condução é feita sem dificuldades. Basta colocar o câmbio em Drive e começar a acelerar. Em um primeiro momento nota-se uma aceleração áspera e hesitante, mas ao acionar o sistema de Tow/Haul (rebocar/transportar) que avisa o veículo que o carro está rebocando outro, a aceleração fica mais limpa e cresce em velocidade sem dificuldades. A parada é auxiliada pelo sistema de freio do próprio trailer em sincronismo eletrônico com a aplicação do freio da picape. Nesta condição é possível viajar milhares de quilômetros, porém a Stellantisnão não divulgou dados de consumo e desempenho para que eu pudesse calcular o alcance do veículo com o tanque de 117 litros.

Na segunda experiência, foram apenas uma centena de metros, e a câmera de ré e de caçamba auxilia a esticar a cinta antes do início da tração. Após iniciado o reboque foi possível seguir monitorando pela câmera de ré, como também pelos amplos retrovisores externos, que além de estarem bem afastados da carroceria, ainda têm a opção de regulá-los para posição vertical, dando maior cobertura de visibilidade traseira.

Exercício de puxar o trator de 8 toneladas; trabalho fácil para a Ram 3500

Conteúdo

A versão de “entrada” Laramie já traz um bom conteúdo tecnológico, com destaque para a central multimídia de 12” com câmera 360 graus, câmera de caçamba, sistema de som premium da Alpine e sistema de cancelamento de ruído. Pelo lado da segurança vem equipada com sistema de controle eletrônico do reboque, faróis em LED com comutação de alto automático, controle velocidade de cruzeiro e monitoramento de ponto cego dos retrovisores. E o luxo da versão fica por conta dos bancos em alcantara e console central modular.

A versão Laramie Night Edition carrega os mesmos itens da versão anterior e recebe a inclusão de sistema de som Harman Kardon, estribos escamoteáveis eletricamente e retrovisor digital. O interior é totalmente em preto, os faróis tem máscara negra e os para-choques são pintados na cor da carroceria com todos os logotipos escurecidos. Para maior segurança o controle de cruzeiro é adaptativo com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e controle de permanência em faixa.

Painel de instrumentos é semelhante a muitos carros de luxo; a bordo da picape parece que estamos a bordo de qualquer outro carro e não em um caminhão

O topo de gama é a versão Longhorn, que relembra os touros americanos que migraram do México para os EUA e tinham longos chifres (daí o nome), que ficou simbolizado como sendo uma grande diferencial de força para essa raça. Adicionalmente traz faróis de LED Matrix como destaque, e o luxo é complementado por cromados nas janelas e gancho de reboque; a grade frontal é exclusiva, assim como as rodas. No interior aparece o requinte do couro de alta qualidade, apliques em madeira (não são imitação) e uma ornamentação toda exclusiva para a versão. Opcionalmente esta pode ser pintada em dois tons, bem ao estilo texano.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Os bancos dianteiros são bem confortáveis e contam com aquecimento e resfriamento. Na traseira o espaço é bem amplo para acomodação das pernas e pés, o assento do banco proporciona bom suporte para as coxas e tem aquecimento nos bancos externos. Sob o assento do banco traseiro há espaço para bagagem de volume bem generoso. E para não faltar conexões elétricas, são 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, há tomada 115 volts no console central e na extensão do console para a traseira, e o compartimento entre os bancos dianteiros é tão grande que permite acomodar um notebook de 15”.

Faróis Full LED Matrix apenas na versão topo de gama: Longhorn

Exterior

As dimensões externas são as mesmas da Ram2500 e o que diferencia são os adornos com a inscrição 3500 na lateral do capô do motor. Definitivamente não é uma picape para ser utilizada na cidade para o dia a dia, pois são 6.066 mm de comprimento total, 2.120 mm de largura e entre-eixos de 3.785 mm. Para dirigir essa picape é necessário CNH de categoria C, e seguir as normas e restrições exigidas para caminhões, como velocidade mais baixa que a dos automóveis, 90 km/h em vez de 120 km/h, por exemplo. bem como tráfego proibido para caminhões em determinadas vias e horários.

Entre-eixos é bem longo e as rodas nas extremidades da carroceria proporcionam melhores ângulos de entrada e saída

A caçamba tem volume de 1.628 litros, e quando equipada com RamBox, as caixas nas paredes laterais, esse volume cai para 1.280 litros, e são adicionados 122 litros em cada RamBox. É uma funcionalidade a mais que pode ser muito útil para alguns tipos de uso e aplicação. A tampa da caçamba tem sistema remoto de abertura, facilitando a operação de carregar ou engatar o trailer na “quinta roda”.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Para subir e descer da cabine é necessário a ajuda de um estribo lateral, que na Laramie é fixo e nas outras duas versões é escamoteável e vem para a posição ao abrir a porta, e dessa maneira não prejudica o ângulo de transposição de 23,9 graus.  O ângulo de entrada é de 23 graus e o de saída, 25,9 graus.

Estribo escamoteável é disponível na Night Edition e na Longhorn

 

Conclusão

A nova Ram 3500 não é uma picape para o dia a dia do cidadão urbano, mas com certeza pode ser uma ótima opção para o dia a dia no campo, permitindo acessar com facilidade os quatro cantos da fazenda, transpondo pastos, pontes e riachos. Se o objetivo é rebocar um trailer de animais ou de plantas, a picape tem capacidade de sobra, e se o trator da fazenda ficar encalhado, o carro do patrão pode ser a salvação.

O plano de manutenção surpreende ao especificar as revisões a cada 24 mil km, ou anualmente. Dessa forma, o valor total das primeiras três revisões (72 mil km) é de R$ 8.304, equivalente a R$ 115 a cada mil quilômetros, valor menor que os das picapes médias a diesel.

Grade com aletas ativas para reduzir arrasto quando não é necessário o máximo arrefecimento do motor

Com todos esses atributos e o luxo apresentado, a Ram 3500 pode superar com facilidade o volume de vendas da 2500 visto que são aproximadamente R$ 10 mil de diferença, e arrisco palpitar que essa pode sair de cena e deixar o mercado para a 1500 com seu motor V-8 gasolina e a nova Ram 3500 reinando absoluta como a picape diesel mais potente, luxuosa e capaz a venda no Brasil. A conferir!

GB

(Atualizada em 26/3/22 às 15h13, a CNH para dirigir a Ram 3500 é a de categoria C, não D)

FICHA TÉCNICA RAM 3500 6,7-L TURBODIESEL
MOTOR
Denominação Cummins
Descrição 6 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, comando no bloco, 4 válvulas por cilindro acionadas por varetas e balancins, injeção direta, turbocarregador de geometria variável com interresfriador, diesel
Cilindrada (cm³) 6.690
Diâmetro e curso (mm) 107 x 124
Taxa de compressão (:1) 19,0
Potência máxima (cv/rpm) 377 / 2.800
Torque máximo (m·kgf/rpm) 117,3 / 1.700
Corte de rotação (rpm) n.d.
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico com conversor de torque, 6 marchas mais reduzida, tração 4×4 alta e 4×4 baixa temporária
Relações das marchas (:1) 1ª 3,23; 2ª 1,84; 3ª 1,41; 4ª 1,00; 5ª 0,82; 6ª 0,63; ré 4,400
Relação dos diferenciais (:1) 3,73
Relação da reduzida (:1) 2,64
SUSPENSÃO
Dianteira Eixo rígido, mola helicoidal, três braços de localização longitudinal barra transversal Panhard, mola helicoidal, amortecedor reforçado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semielípticas com dois estágios e amortecedor reforçado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência eletro-hidráulica
Diâmetro mínimo de curva (m) 15,8
Voltas entre batentes n.d.
Diâmetro do volante (mm) n.d.
FREIOS
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/359,9
Traseiro (Ø mm( Disco/357,9
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
Circuito hidráulico Duplo dianteiro-traseiro
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8J x 18
Pneus 275/70R18
CONSTRUÇÃO
Tipo Picape cabine-dupla em aço, construção separada, 4 portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Caçamba 1.628/1.280 (com RamBox)
Tanque de combustível 117
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 3.600
Carga útil 1.752
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 3.066
Largura (sem/com espelhos) 2.120 / n.d
Altura 2.039
Distância entre eixos 3.785
Distância mínima do solo 333
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d.
CONSUMODE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) 65,6
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 1.830
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) n.d.
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo (km/tempo) 24.000/ 1 ano
Garantia 3 anos

 

EQUIPAMENTOS  RAM 3500 6,7-L TURBODIESEL – AS TRÊS VERSÕES Laramie Laramie Night Edition Laramie Limited Longhorn
x x x
 Câmera 360° x x x
 Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria – x x
Acabamentos internos com madeira legítima – – x
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma – x x
Bancos em couro e alcantara x x x
Bancos traseiros laterais aquecidos – x x
Câmera de caçamba x x x
Cancelamento ativo de ruído x x x
Comutação automática dos faróis alto/baixo x x x
Console central modular com 39 litros de volume x x x
Controle automático de velocidade de cruzeiro x x x
Controle de cruzeiro adaptativo – x x
Controle eletrônico de freio do reboque x x x
Emblema da versão no console central – – x
Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas) – x x
Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba) x x x
Faróis e lanternas com máscara negra – x x
Faróis Full LED x x x
Faróis Full LED Matrix (direcionais) – – x
Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado – – x
Grade e rodas com desenho exclusivo – – x
Grade, rodas e emblemas escuros – x x
Interior preto – x x
Luzes da cabine (teto logo acima do para-brisa) – x x
Monitoramento de pontos cegos x x x
Opção de pintura dois-tons (branco Pérola com marrom Walnut) – – x
Retrovisor eletrocrômico x x x
Retrovisor interno digital – x x
Revestimento marrom e preto em couro Plus – – x
Sistema de permanência na faixa – x x
Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas x x x
Sobretapetes de borda elevada x x x
Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer x x x
Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer – x x
Tapetes especiais – – x

– não disponível   x sim







Tags: 3500GBGerson BoriniHeavy DutyLaramieLonghornNight EditionRAMRAM 3500
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Foto: redebrasilatual.com.br

COMBUSTÍVEIS: CAROS PARA BRASILEIRO PELA FALTA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO

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