Quais são essas colisões? Veículos colhidos por trens. São improváveis porque, em regra, linhas férreas têm sinalização, como essa: Ninguém é apanhado de surpresa.
Mas há motoristas mergulhados nas profundezas da falta de noção do que seja a massa de um trem, até em baixa velocidade, e a total impossibilidade deste frear de imediato.
Há alguns anos, no Rio de Janeiro, um ônibus entrou na linha do trem para atravessá-la
, foi atingido mais na parte traseira, saiu rodando e veio a bater num poste, que caiu e matou uma mulher. Ninguém no coletivo se feriu.. Coincidiu de eu estar assistindo tevê e na notícia sobre o acidente uma repórter, entrevistando o motorista, perguntou-lhe se ele não viu o trem se aproximando. Sua resposta foi “vi sim, buzinei mas ele não parou.” Parece, não me lembro bem, que a cancela não fechou a passagem de veículos — era rua de subúrbio.
Por isso dou o meu conselho: sempre que você vir uma linha férrea com, ou sem a sinalização acima. considere-a uma placa de parada obrigatória (“Pare”) e pare, olhe para os dos lados, se a sua janela estiver fechada, abra-a para pode escutar. Faça disso um hábito e você nunca será colhido por um trem. É única maneira de não sofrer um acidente grave ou mesmo fatal desta natureza
Outra situação de grande perigo é iniciar a travessia de uma linha férrea e não poder conclui-la devido ao trânsito parado à frente e acabar parado na linha do trem. Isso ocorreu recentemente em Brasília, dois casos num intervalo de dois meses No último uma repórter disse que “um trem bateu num ônibus” e complementou informando que um passageiro do ônibus havia morrido. No primeiro caso tratou-se de um ônibus escolar, também com mortes.
Em março, em Jaraguá do Sul, SC, um ônibus escolar foi colhido por trem (foto de abertura), resultando na morte de duas meninas e ferimentos em 29 pessoas, a maioria crianças, de acordo com notícia da Band Jornalismo.
Refreie-se da tentação de aproveitar o quase fechamento da cancelar e passar. Em geral, o trem não vem logo em seguida, mas isso pode variar. E pode ser o caso da cancela da outra mão de dificultar sua saída dos trilhos. Portanto, var pelo lado seguro. A sinal de cancela fechando, pare e aguarde o trem passara e a cancela, levantar.
Trens não batem em nada, colhem o que estiver na frente, simplesmente não conseguem deter a marcha em curto espaço, nem aplicando frenagem máxima. A energia cinética, ou energia do movimento, é calculada pela fórmula Ec = m v² / 2, onde m é massa em kg e v, velocidade, em m/s. A unidade da energia cinética é o joule.
Note que enquanto a massa é linear, a velocidade é quadrática, portanto a participação da velocidade na energia cinética é bem maior que a da massa. Essa é a razão de carros que tenham a potência aumentada e passem a alcançar maior velocidade, precisarem de freios mas potentes mesmo que seu peso (massa) permaneça o mesmo.
Tenha sempre em mente que atravessar linhas de trem tem risco. Cuide da sua segurança nesta situação e não dê chance ao azar.
BS