Depois de ter conhecido a nova Chevrolet Silverado High Country durante a festa agropecuária do Rio Grande do Sul, chegou hora de dirigir a nova picape importada do México, que mesmo com a isenção de imposto de importação chega para nós por R$ 519.990. Esta versão, que também é disponível para o mercado norte-americano (México, EUA e Canadá), recebe algumas adaptações para o nosso mercado e será a única versão a ser comercializada por agora. Os executivos da General Motors não descartam a possibilidade de outras versões no futuro, portanto podemos sonhar em ver o motor V-8 de 6,2 litros ou o turbodiesel por aqui.
A GM convidou os jornalistas para conhecer os projetos de preservação ambiental a que dá suporte no Pantanal sul-mato-grossense. Minha chegada aérea foi em Corumbá, MS, de onde parti dirigindo em comboio até a Pousada Cayman, em Miranda, MS. Um trecho de 250 km com direito a 40 quilômetros de terra e poeira. Tudo sob forte calor e temperaturas acima de 40 }C
Cenas de um safári no Pantanal — clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Logicamente que a primeira avaliação foi do ar-condicionado. O sistema de duas zonas com controle automático e digital deu conta de manter a temperatura da cabine estabilizada por todo percurso, trazendo muito conforto. Os bancos dianteiros têm o recurso de aquecimento e resfriamento. A ventilação do banco é acionada automaticamente com o ar-condicionado na velocidade máxima e à medida que a cabine vai sendo resfriada, a ventilação do banco diminui sua intensidade, mantendo-se na primeira velocidade por toda viagem. Um conforto a mais, sem dúvida.
Assista ao vídeo desta avaliação inicial, com direito a entrevista com Fabio Rua, vice-presidente da General Motor América do Sul, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.
Desempenho
O motor V-8 Ecotec 5,3-litros de aspiração atmosférica permite que a picape puxe reboques de até 4.128 kg, afinal são 360 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 52,9 m·kgf a 4.100 rpm. Não é o motor mais potente da linha Silverado, mas para começar a tatear o mercado brasileiro está de bom tamanho.
O câmbio automático de engrenagens epicíclicas é o mesmo utilizado pelo Camaro e pela Ford na F-150 e no Mustang. Com 10 marchas para à frente e uma à ré, a picape roda macio e praticamente não se percebe as trocas de marchas. A tração é predominante traseira, com opções de 4×2, 4×4, 4×4 reduzida e tração integral automática, onde o sistema de tração controla a distribuição de potência entre os eixos. O diferencial traseiro tem sistema de bloqueio automático. A opção de trocas de marcha em modo manual é pelas borboletas atrás do volante. Esse recurso é útil para definir a maior marcha a ser engatada em subidas ou descidas de serra, evitando as trocas sucessivas de marchas e aumentando o conforto e reduzindo o consumo de combustível.
São três modos de condução: Off-Road, Normal e Esporte, e como em outros veículos altera os pontos de troca de marcha e modifica a curva do pedal do acelerador. A aceleração de 0-100 km/h declarada pela GM é de 7,4 segundos, e realmente a picape arranca com bastante vigor, e facilmente ultrapassa os limites de velocidade das nossas rodovias. A velocidade máxima está limitada eletronicamente em 180 km/h. O controle de cruzeiro adaptativo é uma boa solução e o sistema de permanência em faixa indica a saída através de vibrações no banco do motorista, além de fazer leves correções. Outros alertas também são emitidos através da vibração do banco evitando os apitos incômodos para todos os ocupantes.
Os freios a disco nas quatro rodas têm maior peso de atuação no pedal, chegando a trazer cansaço para utilização urbana. Porém, apesar do peso acima do desejável, a modulação, que indica a progressão de esforço de acordo com o aumento da desaceleração é bem progressiva. Os sistemas de atuação de freio de carreta-reboque não foram testados nesta avaliação inicial.
A homologação junto ao Inmetro indica 6,0 km/l no uso urbano e 7,2 km/l no rodoviário. Ao longo da avaliação, predominante em rodovia, o consumo ficou entre 7,5 e 8,0 km/l, mas a temperatura externa muito alta, as velocidades mais elevadas do comboio e constantes ultrapassagens foram prejudiciais para o resultado.
Dinâmica
A calibração da suspensão está bem adequada para a utilização em nossas vias. Em trechos de asfalto com remendos não se nota maior desconforto e no trecho de terra a picape oferece bom conforto.
A solução de duplo braço superpostos na dianteira e eixo rígido com feixes de molas na traseira é a receita tradicional para esse tipo de veículo. Os pneus All-Terrain 275/60R20 montados em rodas com face diamantada, e amortecedores Rancho com calibração específica para uso fora de estrada, fazem parte do pacote Off-Road que equipa a versão “abrasileirada”.
O retorno ao aeroporto foi feito em um van de turismo, e foi utilizada a mesma estrada de terra, permitindo fazer um comparativo direto. O van não conseguia ultrapassar 40 km/h, enquanto com a Silverado as velocidades de 60-80 km/h eram facilmente alcançadas e com grande conforto.
A direção eletroassistida proporciona segurança ao dirigir, eliminando aquela característica de direção leve que conhecíamos das antigas picapes americanas. Nas manobras em baixa velocidade não há surpresas, o sistema é bem dimensionado e o retorno após virar uma esquina é feito espontaneamente. Até a positividade de centragem do volante está bem adequada e permite trafegar com tranquilidade sem precisar ficar buscando o centro do volante a cada ondulação.
Para uso fora de estrada a picape vai bem enquanto estamos em estradas de terra ou até algum trecho de lama, barro, subidas e descidas, porém não espere uma capacidade espetacular em trilhas, visto que os ângulos de ataque de 24,8º, de saída de 21,6º, não permitem grandes aventuras. A altura livre do solo de 243 mm é um ponto positivo, mas com distância entre eixos de 3.745 mm o ângulo de transposição de rampa não é dos melhores.
Tecnologia
O quadro de instrumento permite algumas configurações e seu desenho facilita a leitura e interpretação das informações. A projeção de informações de velocidade e navegação no para-brisa é outro fator que auxilia o motorista.
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O sistema multimídia MyLink com tela de 13,4 polegadas tem tamanho proporcional à dimensões do painel de instrumentos e da picape. A integração do sistema Google Built-in permite levar o perfil do usuário ao veículo com todos seus favoritos de músicas, contatos, endereços e muito mais. É possível baixar aplicativos diretamente das lojas de aplicativos e deixar instalados no veículo. O pareamento com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio, e há carregador por indução para bateria de celular.
Wi-Fi nativo que integra o veículo não foi muito utilizado pois a região é desprovida de sinais de telefonia celular na maior parte do trecho. O retrovisor interno com câmera de alta definição é um auxílio importante para quando há carga alta na caçamba.
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Conclusão
A Chevrolet Silverado chega para completar o portfólio de picapes da GM no Brasil. Sendo o Chevrolet mais vendido nos EUA, a Silverado não poderia ter resultado diferente por aqui. O primeiro lote de 700 unidades foi totalmente vendido, mesmo com o prazo de entrega de seis meses. As concessionárias já têm uma lista de interessados para os novos lotes de importação que serão colocados junto à matriz.
As primeiras impressões ao volante da nova Silverado mostraram que a picape evoluiu muito em relação ao que conhecíamos de versões anteriores. O pacote de itens de segurança e conforto que estão incorporados a essa picape são os atrativos ao lado da excelente capacidade de reboque.
GB
Ficha técnica e lista de equipamentos após a galeria de fotos adicionais
F
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FICHA TÉCNICA DA CHEVROLET SILVERADO HIGH COUNTRY | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec3 5.3l V-8 L83 |
Descrição | V-8 small block, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, comando de válvulas no bloco, variador de fase contínuo, válvulas no cabeçote, 2 válvulas por cilindro, injeção direta com gerencialmente ativo para desativação de cilindros, ignição direta por bobinas individuais, velas com ponta de platina, gasolina comum |
Cilindrada (cm³) | 5.328 |
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) | 96 x 92 |
Taxa de compressão (:1) | 11 |
Potência máxima (cv/rpm) | 360 / 5.600 |
Torque máximo (m·kgh/rpm | 52,9 / 4.100 |
Rotação de corte (rpm) | 5.800 |
Densidade de potência (cv/L) | 68,7 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 9,9 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, conversor de torque, 10 marchas, tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, trocas de marcha manuais sequenciais por borboletas atrás do volante ou pela alavanca seletora, diferenciais autobloqueantes, modos de condução Off-Road, Normal e Esporte |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,54; 2ª 2,87; 3ª 2,06; 4ª 1,72; 5ª 1,48; 6{ 1,36; 7ª 1,00; 8ª 0,85; 9ª 0,69; 10ª 0,63; ré 4,54 |
Relação dos diferenciais ):1) | 3,73 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Construção separada, chassi tipo escada, cabine e caçamba de aço, tampa da caçamba, capô e portas de alumínio, 4 portas, 5 lugares |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, triângulos superpostos de comprimentos desiguais, barra de torção, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielíptica de três estágios por lado e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 16 |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulico, ABS, servoassistido a vácuo, duplo circuito em paralelo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado /355 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 360 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 20 |
Pneus | 275/60R20 All Terrain |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.913 |
Largura | 2063 (1.468 entre caixas de roda) |
Altura | 1.945 |
Bitola dianteira/traseira | 1.731 / 1.736 |
Entre-eixos | 3.745 |
Distância mínima do solo’ | 259 |
CAÇAMBA | |
Capacidade (L | 1.781 |
Comprimento do assoalho (mm) | 2.329 |
Altura até a borda (mm) | 594 |
Largura (mm) | 2.021 |
PESOS E CAPACJDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.505 |
Peso bruto total (kg) | 4.649 |
Carga útil (kg) | 2.144 |
Peso rebocável (kg) | 4.128 |
Tanque de combustível (L) | 91 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l) | 6 |
Estrada (km/l) | 7,2 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,4 |
Velocidade máxIma (km/h) | 180 (limitada) |
CONTEÚDO DA CHEVROLET SILVERADO HIGH COUNTRY 2024 |
Ajuste elétrico do volante em altura e distância |
Alerta de colisão a atropelamento dianteiro |
Alerta de ponto cego |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Ar-condicionado automático de duas zonas com saída para o banco traseiro |
Assistente de manutenção na faixa |
Assistente de estacionamento na traseira |
Assistente de reboque |
Atualização dos sistemas eletrônicos remota |
Banco do motorista com memória e opção de alerta vibratório |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Botão SOS do OnStar |
Caçamba com piso reforçado |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Chassi com preparação para off-road com alta rigidez torcional |
Chave inteligente |
Conexão automática ao perfil do usuário |
Conexão com residências inteligentes |
Controle de cruzeiro adaptativo |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e t ração |
Degraus para acesso à caçamba nas extremidades dos para-choques |
Desativação de cilindros conforme as condições |
Espelho interno com câmera e visão 360º com múltiplos sensores para manobras |
Estribo traseiro e tampa da caçamba de acionamento elétrico |
Espelhos externos asféricos com repetidoras de setas |
Estribos laterais autorretráteis em três posições |
Frenagem autônoma de emergência |
Ganchos internos de amarração de carga na caçamba (12) |
Google Built-in que agrega o Google Assistant, Google Maps e Google Play |
Grade do radiador ativa |
Grade e frisos cromados |
Modo “manobrista” que bloqueia acesso a configurações e dados pessoais do usuário |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Multimídia MyLink com tela horizontal de 13,4″ |
Partida do motor remota |
Pneus de perfil alto ATR |
Porta-objetos atrás do encosto e sob o assento do banco traseiro totalizando 34 litros |
Projetor de dados no para-brisa em cores |
Protetor de caçamba |
Quadro de instrumentos de 12,3″ configurável |
Resposta automática em caso de acidente |
Rodas de liga de alumínio de 20″ com acabamento usinado |
Seletor de marchas eletrônico |
Sistema de áudi0o premium Bose com sete alto-falantes |
Sistema de iluminação inteligentes totalmente de LED |
Teto solar elétrico |
Tomada de 220 V na caçamba |