• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Notícias

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

identicon por Roberto Marks
04/12/2023
em Notícias, RM
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)





A Mitsuoka, pequena empresa japonesa especializada em desenvolver designs com visual neoclássico em cima de carrocerias de modernos modelos Mazda, Nissan e Toyota, apresenta agora projeto de carro-conceito tendo como base o Honda Civic hatchback 2023, no qual procurou fazer uma releitura dos muscle cars americanos da década de 1970.

Denominado Mitsuoka M55, o número é para comemorar o aniversário de 55 anos da empresa, refundada em 1968, o conceito desenvolvido sobre o Civic com estilo retrô, tem motor Honda de quatro cilindros, 1,5 litro, turbocarregado, e que é acoplado a câmbio  manual de seis marchas. A Mitsuoka, entretanto, não forneceu mais detalhes técnicos.

A dianteira foi inspirada nos muscle cars da Dodge, enquanto a persiana na traseira sobre o vigia faz menção as versões Boss e Mach 1 do Ford Mustang de 1970. Mas a traseira curta também lembra cupês japoneses dos anos 70, como Nissan Skyline ou Mitsubishi Galant GTO. Na lateral é que se pode notar alguns detalhes da carroceria original do Civic.

Internamente, a Mitsuoka também procura camuflar detalhes modernos com o estilo de época como os bancos. Cada modelo neoclássico é montado à mão por dois artesãos em processo que pode levar até dois meses para ser concluído. A empresa tem apenas 80 funcionários e está localizado na cidade de Toyama, a cerca de 400 quilômetros de Tóquio.

Suas origens remontam aos primórdios da fabricação de automóveis no Japão com Susumu Mitsuoka, um engenheiro mecânico que nas décadas de 1920 e 1930 trabalhou na Nissan até fundar sua própria empresa em 1936, a Tokyokogyo, após a Nissan ter decidido interromper a produção de carros. Na ocasião ele passou a fabricar motos e carros em processo artesanal.

Na Segunda Guerra Mundial, a empresa atuou no esforço de guerra do Japão se dedicando a produção de veículos militares e retornou à produção de veículos civis em pequena série após o fim do conflito. Em 1954, a empresa mudou seu nome para Mitsuoka Motors e continuou a produzir em pequena série até encerrar suas atividades em meados da década de 1960.

Com o crescimento da indústria automobilística japonesa, Mitsuoka achou que não havia mais espaço para um pequeno fabricante artesanal. Algum tempo depois, seu filho, também chamado Susumu, decidiu retomar as atividades com a proposta de desenvolver modelos de série dos grandes fabricantes com visual de carros esporte ingleses dos anos 1950 e 1960.

 

Na época, os modelos ingleses eram muito apreciados no Japão e por mais de quatro décadas a Mitsuoka procurou adaptar o estilo inglês visualmente nos carros de série japoneses. Isso, entretanto, passou a mudar quando Minoru Watanabe, assumiu como gerente-geral da Mitsuoka, pouco antes do 50º aniversário da empresa, em 2018.

Como Watanabe passou sua juventude nos Estados Unidos, uma de suas primeiras decisões foi desenvolver o Mitsuoka Rock Star, inspirado nas linhas dos Corvettes dos anos 60, sobre a carroceria do Mazda MX-5/Miata. Outra proposta de sucesso é o Buddy, com visual do Chevrolet Blazer K5 dos anos 70 e 80, em cima do Toyota RAV4.

Mitsuoka Rock Star

O Buddy custa o equivalente a US$ 45 mil e tem uma lista de espera de dois anos. Já o Rock Star tem produção mais limitada. Além do trabalho de customização, a empresa também produz o Orochi, esportivo inspirado no Honda NSX e o K2, a réplica do Messerschmitt, KR200, minicarro bolha popular da década de 1950 em que o passageiro se sentava atrás do motorista, disposição chamada em fila (tandem).

Com relação a seu mais novo projeto a Mitsuoka divulgou que o M55 se trata apenas um conceito, que será exibido em alguns eventos durante o inverno no hemisfério norte, mas que não se destina à produção. É bem provável que a empresa esteja avaliando a demanda para ver se terá clientes suficientes para colocar o conceito em prática.

RM







Próximo
Foto: Volkswagen Divulgação

A "CERTIDÃO DE NASCIMENTO" DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17