No dia 28 de novembro último, na Garagem Volkswagen, que fica na Ala 5 da Fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, foi realizada a cerimônia de lançamento do “Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.
O título “Certificado de Originalidade Volkswagen” inicialmente gerou algumas dúvidas no meio dos colecionadores. Ocorre que “Certificado de Originalidade” também é usado no contexto da documentação necessária para a emissão das Placas Pretas de carros de coleção. Alguns imaginaram que a fábrica receberia carros e emitiria tais certificações com o aval oficial da Volkswagen, o que não correspondia à verdade no caso. Mas lendo o convite adiante ficava claro que se trata de uma oferta de emissão de “Certidões de Nascimento” de carros fabricados pela Volkswagen no Brasil. Aliás, isto foi esclarecido durante o evento como veremos adiante.
Na foto de abertura, da esquerda para a direita, em primeiro plano, e da Volkswagen do Brasil, estão Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade, André Drigo, gerente-executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo e Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.. André e Ciro estão apresentando uma Certidão de Nascimento. Ao fundo está Francisvaldo Aires, gerente do time de André Drigo. Foto feita no encerramento do evento.
Este evento foi dirigido a clubes da marca e à imprensa. Compareceram os clubes: Clube do Fusca ABC. Clube do Gol Quadrado, Fusca Clube do Brasil, Clube do Fusca de Poços de Caldas, Golf MK3 Club, Kombi Clube Brasil, Sampa Kombi Club, Santana Fahrer Club e VW SP2 Club.
A FIVA – Federação Internacional de Veículos Antigos também esteve presente, além da Rádio VW, da Revista VW Classics e, pela minha pessoa, o site AUTOentusiastas.
A preservação dos microfilmes com as fichas de fabricação dos veículos Volkswagen, incluindo os Karmann-Ghia e VW SP2 foi uma preocupação de colecionadores por muitos anos. Pois eles continham uma importante parte da história automobilística brasileira, e, se não fossem preservados com cuidado, poderiam se deteriorar. Era urgente a sua digitalização para salvar as valiosas informações neles contidas e tornando seu acesso mais fácil.
Internamente ,este material histórico foi preservado por abnegados funcionários, tendo passado por situações difíceis, por exemplo na época da Autolatina, campanhas de arrumação e limpeza. etc. Algumas pessoas se destacaram na preservação deste precioso material, como Omar Trevi, o saudoso Wolfgang Mathias Pfeiffer, falecido em 16 de agosto último, e Guilherme Sabino, sendo que este último integrou este material ao acervo que viria formar a Garagem Volkswagen, inaugurada em 28/11/2019..
Apresentação do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen
Numa área próxima da entrada de Garagem Volkswagen foi colocada uma tela. Para os presentes foram dispostas mesinhas altas com cadeiras. Os palestrantes se revezaram iniciando por Silene Chiconini que deu as boas-vindas e ressaltou a importância das Certidões de Nascimento.
Num ano historicamente importante, Ciro Possobom lembrou os pontos altos das comemorações de 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Foram várias atividades, como a Festa no Ibirapuera para mais de cinco mil pessoas, o Family Day, dia das portas abertas, com mais de cinquenta mil participantes. Nelas ficou patente que “todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen”
Ciro Possobom fez um agradecimento especial aos clubes da marca e, no caso, aos que compareceram ao evento, enquanto mostrava a página de clubes do site da VW do Brasil:
Além dos 70 anos de Volkswagen no Brasil, foi também um ano de muitas outras comemorações. Em, março foram comemorados os 20 anos do primeiro carro flex, uma tecnologia pioneira da Volkswagen lançada em março 2003. Em junho foram comemorados os 50 anos do VW Brasília. Também foram comemorados os 35 anos do Gol GTI e os 20 anos do Fox.
Fala marcante foi Ciro Possobom ao encerrar sua participação e e antes de passar a palavra para o próximo orador:, dizer “Não estamos aqui só para vender carros, mas também para preservar a história. A história dessa marca é muito importante. E queremos dar isso de retribuição para as pessoas“. Este é um posicionamento muito importante que mostra que atualmente, desde a alta direção, há um espírito preservacionista na Volkswagen do Brasil.
André lembrou que há um ano eles estavam apresentando a nova Garagem Volkswagen e que um ano depois estava sendo dado um segundo passo que conecta ainda mais quem coleciona os carros Volkswagen com a história da empresa.
No esquema abaixo estão os cinco passos que levaram à criação do certificado:
Foram estes os cinco pilares que motivaram a criação do certificado:
1- A VW é uma das marcas mais colecionadas do Brasil
2- A Garagem VW é o maior acervo de fabricante da América do Sul
3- Temos mais de 6,5 milhões de fichas de produção digitalizadas
4- Apoio da VW Classic Parts como o primeiro país a oferecer a certificação fora da Alemanha
5- 2023 é o ano que a VW comemora os 70 anos da marca no país
Cada um destes pilares foi tratado separadamente, como segue.
1- A Volkswagen é uma das marcas de automóvel mais colecionadas do Brasil, e esta afirmação foi baseada nos seguintes dados:
• A VW do Brasil estima que 2 em cada 10 veículos históricos são Volkswagen
• Existem aproximadamente 600 mil VW históricos em uma frota de 3,2 milhões de veículos históricos no país, segundo a pesquisa socioeconômica 2020/21 da FIVA – Federação Internacional dos Veículos Antigos.
2- A Garagem VW é o maior acervo de fabricante da América do Sul
O lançamento da Garagem VW, maior acervo de uma fabricante na América do Sul, motivou a VW do Brasil a ampliar o escopo para atender também a colecionadores e apaixonados pela marca.
3- Temos mais de 6,5 milhões de fichas de produção digitalizadas
Foram digitalizadas 6,5 milhões de fichas de produção, registradas em microfilmes, ou seja, o que equivale a 6,5 milhões de chassis. Isto foi um trabalho enorme que envolveu muitas pessoas. O alcance deste acervo de informações vai de 1950 (abrangendo a época da montagem pela Brasmotor) até 1980.
Na figura acima, a imagem no canto esquerdo superior é o armário onde estavam os rolos com microfilmes com os quais tinham sido fotografadas as fichas individuais de fabricação dos carros e tabelas de produção. No canto superior direito está um rolo de microfilme sobre a sua caixa de proteção que tem a identificação do conteúdo daquele rolo. Para ler estes microfilmes havia um leitor que projetava fotograma por fotograma numa tela.
No canto esquerdo inferior está uma ficha individual de um carro, e o seu conteúdo dita o que se pode resgatar de informações sobre aquele carro em particular. No canto inferior direito está uma tabela de produção. Para tornar as coisas mais difíceis, as anotações variavam com o tempo tornando a sua interpretação hoje em dia complexa. Por exemplo, num ano as cores eram registradas com o seu nome escrito por extenso, já no outro se usou um código numérico.
Os microfilmes são feitos do mesmo material dos filmes de fotografia, a saber sobre uma base de celuloide que estraga com o tempo e é altamente inflamável. A digitalização destes microfilmes resgatou seu conteúdo e o colocou em uma base digital de fácil preservação e pesquisa. Este era um passo que preocupava os colecionadores por muitos anos, pois perdidos os microfilmes a história estaria perdida.
O armário com os microfilmes originais ainda existe e está preservado numa área interna da fábrica.
O trabalho de digitalização foi complexo e a consistência dos seus resultados foi verificada por testes cujo resultado positivo permitiu se dar luz verde para as Certidões de Nascimento.
4- Apoio da VW Classic Parts como o primeiro país a oferecer a certificação fora da Alemanha
A primeira frase “O Grupo VW trabalha globalmente com a preservação da história das marcas” abre um mundo novo em termos de conservadorismo numa parceria com a VW Old Classic Parts — que além de vender peças de antigos emite as “Certidões de Nascimento” para os carros alemães. E de se esperar que a cooperação seja nos dois sentidos e que as informações corretas sobre carros brasileiros cheguem também aos museus da marca na Alemanha;
Já a segunda frase “Em parceria com a Alemanha, desenvolvemos a versão brasileira do certificado a partir do acervo local preservado” traz uma uniformização dentro do grupo Volkswagen. Pois muito se falava das Certidões de Nascimento emitidas por Wolfsburg e agora vamos ter documentos semelhantes para carros brasileiros.
Do lado direito deste slide o fac-símile de uma Certidão de Nascimento alemã. No caso para um Volkswagen De Luxe Sedan 1200 ano-modelo 1954.
André Drigo esteve na Alemanha para se informar de como os certificados alemães eram feitos, e para estabelecer uma parceria com os colegas alemães. A definição dos certificados brasileiros se espelhou nos alemães com algumas adaptações às condições locais.
Conforme André: “Não deu para fazer as coisas um por um. Até adaptamos coisas com mais segurança de alguns dados.”
5- 2023 é o ano que a VW comemora os 70 anos da marca no país
Em 2023, a Volkswagen comemora os 70 anos de atuação no Brasil.
Junto do lançamento da Garagem VW – Parte Il e fortalecendo a relação da marca com entusiastas e donos de clássicos VW, trouxemos certificado de origem ao País.
E como vai ser o certificado?
Este é um certificado hipotético, e de início ele informa: “Status de entrega de seu…” o que confirma ser uma “Certidão de Nascimento”, me refiro às cogitações iniciais de colecionadores como exposto no início desta matéria.
Os certificados serão emitidos em quatro idiomas dada a existência de veículos da VW do Brasil, hoje colecionáveis, em vários países do mundo.
O cerificado apresenta de início dados principais como proprietário/cliente, número do chassi, modelo, cor, número do motor, data de fabricação. E algumas fichas trarão dados adicionais como número do eixo dianteiro e traseiro; tudo que está na ficha e pode se oferecer será colocado no certificado. E como o André informou, “Há fichas antigas que não tem tudo, o que virá em baixo (do certificado) não será cem por cento, mas quando disponíveis vamos fornecer logicamente o máximo de precisão da ficha no certificado.”
Há dois campos de certificação na base do documento que terão duas identificações para autenticar que este certificado é original e corresponde aos dados reais. Do lado esquerdo a responsabilidade pelos dados técnicos que está com o time do André Drigo. E do lado direito consta a assinatura da Silene Chiconini, que é toda parte de imprensa e comunicação, para dar veracidade ao documento.’
Há quatro itens de segurança. O primeiro são as linhas marcadas no papel do certificado (guilhotes) que têm um padrão exclusivo impossível de ser copiado. Há dois números, um número de série e outro com a ordem sequencial que constam do controle de emissão dos certificados. Um outro número aleatório gerado por um software, emitido a partir dos dados de compra do certificado e que é único. E há um selo holográfico que se destrói se alguém tentar tirá-lo.
Uma carta assinada por Ciro Possobom acompanhará o certificado, tudo virá dentro de um estojo para a sua preservação.
A aquisição dos certificados será feita on-line pelo site VW Collection onde se encontra o passo a passo de como fazer esta aquisição, Lembrando que o veículo deve ter no mínimo 20 anos.
Todo o processo ainda é manual e, inicialmente, será necessário verificar se o chassi consultado consta da documentação existente antes de dar continuidade no processo de aquisição do certificado.
O preço de um certificado é de R$ 500,00 mais os custos de correio que variam confirma a localidade do cliente. A compra só poderá ser efetuada após a verificação da existência do referido chassi no banco de dados e do recebimento, pelo cliente de um e-mail de confirmação. A efetivação da compra será feita no próprio site da VW Collection.
Nota de última hora:
Entre a apresentação do certificado e a data de fechamento desta matéria a VW do Brasil informou que já recebeu mais de mil consultas de certificado, o que demonstra o grande interesse por este documento. Mas, com isto o prazo informado de dez dias para a emissão do certificado pode ficar um pouco maior.
Eu acho que é importante que os interessados no documento se informem claramente sobre seu conteúdo, pois as expectativas pode estar muito além do que é possível oferecer dado o que se tem como registro nas microfichas.
O Fusca Club ABC, que este ano completa 25 anos , aproveitou o momento depois do encerramento da apresentação para fazer uma homenagem a Ciro Possobom, a André Drigo e a mim, através da entrega de um quadro comemorativo:
De minha parte agradeço à homenagem e desejo muito sucesso nos próximos 25 anos deste clube.
AG
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