• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

BRASILEIRO MAIS PRÓXIMO DE CONSEGUIR VAGA NA F-1 PODE DISPUTAR PROVAS EM OUTRAS CATEGORIAS EM 2024

identicon por Wagner Gonzalez
05/12/2023
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)







O futuro de Felipe Drugovich (foto de abertura) reserva ao paranaense uma escolha complicada. Brasileiro mais próximo de conquistar um lugar no grid da F-1, ele terá em 2024 mais um ano como piloto-reserva da equipe Aston Martin e, para manter-se em atividade considera participações em categorias internacionais de maneira total ou parcial. Essa escolha leva em conta dois pontos básicos: a necessidade de estar disponível à equipe em caso de emergência e um calendário minimamente conflitante com o da categoria máxima.

Amir Nasr, ex-piloto e agente de Drugovich, explica: “Seguimos trabalhando com o objetivo de sempre, que é garantir ao Felipe um lugar na F-1, por isso ainda não decidimos em qual categoria ele poderá participar em 2024. Temos muito claro que ele está pronto para estrear na categoria, mas também temos claro que estamos em uma entressafra atípica: todos os pilotos que terminaram a temporada de 2023 mantém suas vagas para 2024. Por isso o cuidado em definir os próximos passos de sua carreira.”

Piloto-reserva da equipe, ele deve disputar provas em outras categorias (Foto: Aston Martin)

A  chance mais recente de Drugovich estrear na F-1 em 2024 acabou na semana passada quando a equipe Williams confirmou o estadunidense Logan Sargeant como seu segundo piloto, ao lado do anglo-tailandês Alex Albon. Sargeant teve uma temporada de estreia bastante conturbada este ano, o que incluiu vários acidentes e altos prejuízos materiais ao seu time. Apesar da relativa melhora na fase final do campeonato, o que parece ter garantido sua continuidade no grid é a sua nacionalidade e o apelo que isso pode representar no mercado onde a especialidade apresenta o maior crescimento em audiência.

Nasr vai além e lembra que uma definição do programa do piloto para 2024 levará em conta as possibilidades de deslocamento rápido entre o circuito onde Drugovich eventualmente esteja disputando uma prova e o tempo necessário para chegar desde ali até o local do GP onde sua presença torne-se necessária.

Drugovich poderia disputar regularmente uma categoria ou fazer aparições esporádicas, sempre de forma a estar a postos caso a Aston Martin precise substituir um piloto inesperadamente. Por isso até mesmo a European Le Mans Series, cujo calendário tem provas apenas no Velho Mundo, pode ser uma opção. Em termos continentais, a temporada da IMSA, que concentra suas etapas nos Estados Unidos, pode ser interessante, assim como participações esporádicas em provas da F-E, onde Drugo já mostrou seu valor em testes para estreantes na categoria.

A Super Formula japonesa, que tem muitas datas coincidentes com a F-1, parece descartada, situação consolidada pela F-Indy: além do calendário conflitante. “Não há nenhuma vaga disponível no grid”, explica Nasr. Confira abaixo o calendário de 2024 das categorias onde Drugovich poderá participar. Em destaque as datas conflitantes com o calendário da F-1:

Data F-1 F-E IMSA Le Mans WEC Super
Series Formula
13/jan Cidade do México (MEX)
21/jan
27/jan Diriyah (SA) Daytona 24
10/fev Hyderabad (IN)
23/fev Testes Bahrain
02/mar Bahrain
02/mar Losail (QA)
10/mar Arábia Saudita Suzuka (JP)
16/mar São Paulo (BR) Sebring 12 H
24/mar Austrália
30/mar Tóquio (J)
07/abr Japão
14/abr A definir (I) Barcelona
21/abr China Long Beach Imola (I)
28/abr Mônaco (MC)
05/mai EUA-Miami Paul Ricard (F)
12/mai Berlim (D) Laguna Seca Spa (B)
19/mai Itália-Ímola Autopolis (JP)
26/mai Mônaco Xangai (CN)
01/jun Detroit
09/jun Canadá
16/jun Le Mans (F)
23/jun Espanha Watkins Glen Sugo (J)
30/jun Áustria Portland (EUA)
07/jul Grã-Bretanha Imola (I)
14/jul Mosport Interlagos (BR)
21/jul Hungria Londres (UK) Fuji (J)
28/jul Bélgica
04/ago Road America
17/ago
25/ago Países Baixos Virginia SPA Motegi (J)
(B)
01/set Itália Monza Austin (EUA)
15/set Azerbaijão Fuji (JP)
22/set Singapura Indianápolis
29/set Mugello (I)
13/out Fuji (J)
20/out EUA-Austin Portimão
(P)
27/out México
03/nov Brasil Bahrain (BH)
12/out Road Atlanta
23/nov EUA-Las Vegas Suzuka (JP)
01/dez Catar
05/mai Abu Dhabi

F-1 e moto na Espanha

O diário espanhol OK traz em sua edição de hoje uma nota que poderá marcar a história do esporte a motor: Stefano Domenicali e Carmelo Ezpeleta estariam trabalhando para promover um festival de velocidade em um circuito de rua a ser montado próximo ao aeroporto Barajas, o principal da cidade de Madrid. Para além do trabalho em parceria entre automóveis e motos, o evento previsto para 2026 teria uma programação que incluiria a F-1 e a Moto GP. A confirmação do evento não ameaça a realização do GP da Espanha,  tradicionalmente realizado em Barcelona.

O GP de São Paulo, dia 3 de novembro, em Interlagos, será um dos seis eventos de 2024 que terá a disputa da Sprint Race, prova extra realizada no sábado. As demais são Áustria, Catar, China, Estados Unidos-Austin e Estados Unidos-Miami.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: Abu DhabiAmir NasrCampeonato MundialDrugovichF-1FelipeGP de São PauloInterlagosMadridSprint Race
Próximo
Fotos: Divulgação Toyota

TOYOTA LANÇA COROLLA CROSS XRX COM MOTOR 2-LITROS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17