Antes de iniciar é bom esclarecer que os exemplares feitos no Japão não são réplicas fiéis, mas sósias que apresentam alguns detalhes que remetem aos VW Kombi com um resultado simpático.
Um dos Kei cars mais usados para estes sósias de VW Kombi é o Subaru Sambar que foi fabricado entre 1961 e 2012 nas versões van e picape. Abaixo um Subaru Sambar:
Os Kei cars são a menor categoria de veículos automotores japoneses permitidos em vias expressas. “Kei” é a abreviação de “kei jidosha”, ou “automóvel leve”. Com dimensões e especificações de motor restritas, os proprietários se beneficiam, em primeiro lugar, de impostos e prêmios de seguro mais baixos. E na maioria das áreas rurais, o que é mais importante, eles também foram isentos do requisito geral japonês “shako shomeisho” de propriedade de vaga de estacionamento para comprar legalmente um veículo motorizado, já que o estacionamento nas ruas é geralmente restrito no Japão. As fabricantes japonesas produzem carros, microvans e picapes Kei dentro dessa categoria legal.
A categoria Kei foi criada pelo governo japonês em 1949 para estimular a posse de carros e o crescimento do setor automobilístico do Japão. Os regulamentos foram revisados várias vezes até 1998, mas, desde outubro deste ano a lei especifica consistentemente o comprimento, a largura e a altura máximos do veículo de 3.400 mm, 1.480 mm e 2.000 mm, respectivamente. A cilindrada do motor é de até 660 cm³ e a potência máxima, 64 cv. Os carros kei modernos costumam ser chamados de “city cars”, semelhantes aos do segmento de mercado ‘A’ europeu.
Também conhecida como Volkswagen Kombi T1, ela foi um símbolo do movimento hippie e ainda deixa muita gente nostálgica com seu “V” pintado na frente, faróis circulares e o grande emblema-logotipo da VW no meio. O pequeno Subaru Sambar faz o possível para imitar as principais características do modelo da VW e, embora o resultado não seja perfeito, ele também é imediatamente reconhecível. E é esse mesmo o objetivo daí a classificação de sósia e não réplica.
Algumas empresas ofereciam kits de conversão para estes sósias. Pesquisando o assunto foi possível encontrar sósias na Nova Zelândia, Canadá, Inglaterra, etc. Certamente devem ter feito sucesso por onde andaram.
Ainda falando da presença destes sósias fora do Japão, encontrei esta nota do site inglês “Viva Westfália”, publicada em 27 de setembro de 2006, sob o título: “Japanese Replica VW Vans” – Réplicas japonesas de VW Kombi (infelizmente sem a indicação do autor):
Eu achava que esses veículos eram exclusivos do Japão, mas descobri que há pelo menos uma empresa no Reino Unido vendendo esses pequenos e inteligentes sósias de VW Kombi. Eles também foram vistos no Canadá, onde é possível comprar carros japoneses usados importados com volante à direita que tenham pelo menos 15 anos de idade. A ironia é que esses vans, mesmo antes de serem modificados, foram claramente inspiradas nos Kombis originais da Volkswagen. Com o design de nariz achatado e o motor escondido na traseira, essas “criaturas” já têm muito do espírito da VW. Os sósias são muito básicos e modificados a partir de mais de uma marca de minivans japonesas. Como a Volkswagen ficou fora do mercado de utilitários acessíveis por algum tempo, é revigorante ver essas “réplicas” coloridas, mas será que elas são legítimas em relação à VW e ao emblema-logotipo quanto aos direitos autorais? Aqui está um vídeo (04:14) da Motoring World que resume a diversão dos sósias de VW Kombi:
A foto de abertura é um fotograma deste vídeo.
Também há sósias dos VW Kombi T2, igualmente com bom resultado, como se pode ver na foto abaixo:
Certamente é o uso do emblema-logotipo VW que torna os sósias imediatamente reconhecíveis, mas este uso, em princípio, está infringindo regulamentos de propriedade industrial. Como várias empresas fizeram estes sósias, não havia uniformidade no tamanho dos VWs, e houve até uns maiores do que os originais:
O sósia com o emblema-logotipo VW grande acima está na Nova Zelândia e atualmente é utilizado como um “transporte descolado personalizado” da fábrica de bolos Humdingers na cidade de New Plymouth. A dona desta fábrica de bolos, Chenae Loveridge, entende a curiosidade das pessoas que param para tirar uma foto de seu carro de entregas. E embora seja nitidamente um sósia de um VW Kombi ela diz: “na maioria das vezes as pessoas se enganam e ficam pensando que é um Volkswagen legítimo…”
Ainda sobre o uso do lemblema-logotipo VW, há quem preferira não usá-lo, substituindo-o, por exemplo, por um desenho de filigranas como no exemplo abaixo:
E também há os que preferem não colocar nada no lugar do emblema-logotipo VW, deixando o mimetismo por conta do saia e blusa e do característico “V” na frente do veículo:
Na Indonésia se faziam réplicas mesmo
Há um tempo eu tenho fotos em arquivo da transformação artesanal de um Daihatsu S320 ano 2006 em VW Kombi picape feita por artesãos muito bons. As fotos abaixo mostram o antes e o depois, ainda sem o acabamento final:
O ponto de partida do trabalho foi uma Daihatsu usada:
Seguem fotos do trabalho de transformação:
A parte de funilaria pronta mostra um resultado impressionante, mas com proporções aberradas:
Os sósias de VW Kombi são a demonstração do amor em especial dos japoneses pelo VW Kombi, e marcam uma época.
AG
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