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Home AG

NA ÁSIA, SÓSIAS DE VW KOMBI ALEGRAM AS RUAS

COM BASE EM KEI CARS, PEQUENOS UTILITÁRIOS JAPONESES SÃO FEITOS SÓSIAS DE VW KOMBI, TANTO T1 QUANTO T2

Alexander Gromow por Alexander Gromow
15/01/2024
em AG, Falando de Fusca & Afins
Fotograma de vídeo da Motoring World

Fotograma de vídeo da Motoring World





Antes de iniciar é bom esclarecer que os exemplares feitos no Japão não são réplicas fiéis, mas sósias que apresentam alguns detalhes que remetem aos VW Kombi com um resultado simpático.

Um dos Kei cars mais usados para estes sósias de VW Kombi é o Subaru Sambar que foi fabricado entre 1961 e 2012 nas versões van e picape. Abaixo um Subaru Sambar:

Subaru Sambar ano 1995 (Foto: site motorbiscuit.com)

Os Kei cars são a menor categoria de veículos automotores japoneses permitidos em vias expressas. “Kei” é a abreviação de “kei jidosha”, ou “automóvel leve”. Com dimensões e especificações de motor restritas, os proprietários se beneficiam, em primeiro lugar, de impostos e prêmios de seguro mais baixos. E na maioria das áreas rurais, o que é mais importante, eles também foram isentos do requisito geral japonês “shako shomeisho” de propriedade de vaga de estacionamento para comprar legalmente um veículo motorizado, já que o estacionamento nas ruas é geralmente restrito no Japão. As fabricantes japonesas produzem carros, microvans e picapes Kei dentro dessa categoria legal.

A categoria Kei foi criada pelo governo japonês em 1949 para estimular a posse de carros e o crescimento do setor automobilístico do Japão. Os regulamentos foram revisados várias vezes até 1998, mas, desde outubro deste ano a lei especifica consistentemente o comprimento, a largura e a altura máximos do veículo de 3.400 mm, 1.480 mm e 2.000 mm, respectivamente. A cilindrada do motor é de até 660 cm³ e a potência máxima, 64 cv. Os carros kei modernos costumam ser chamados de “city cars”, semelhantes aos do segmento de mercado ‘A’ europeu.

Uma versão de sósia de VW Kombi feito a partir de um monovolume Subaru Sambar. Há muitas empresas fazendo estas conversões, cada uma com seus detalhes (Foto: site autoevolution.com)

Também conhecida como Volkswagen Kombi T1, ela foi um símbolo do movimento hippie e ainda deixa muita gente nostálgica com seu “V” pintado na frente, faróis circulares e o grande emblema-logotipo da VW no meio. O pequeno Subaru Sambar faz o possível para imitar as principais características do modelo da VW e, embora o resultado não seja perfeito, ele também é imediatamente reconhecível. E é esse mesmo o objetivo daí a classificação de sósia e não réplica.

Algumas empresas ofereciam kits de conversão para estes sósias. Pesquisando o assunto foi possível encontrar sósias na Nova Zelândia, Canadá, Inglaterra, etc. Certamente devem ter feito sucesso por onde andaram.

Ainda falando da presença destes sósias fora do Japão, encontrei esta nota do site inglês “Viva Westfália”, publicada em 27 de setembro de 2006, sob o título: “Japanese Replica VW Vans” – Réplicas japonesas de VW Kombi (infelizmente sem a indicação do autor):

Eu achava que esses veículos eram exclusivos do Japão, mas descobri que há pelo menos uma empresa no Reino Unido vendendo esses pequenos e inteligentes sósias de VW Kombi. Eles também foram vistos no Canadá, onde é possível comprar carros japoneses usados importados com volante à direita que tenham pelo menos 15 anos de idade. A ironia é que esses vans, mesmo antes de serem modificados, foram claramente inspiradas nos Kombis originais da Volkswagen. Com o design de nariz achatado e o motor escondido na traseira, essas “criaturas” já têm muito do espírito da VW. Os sósias são muito básicos e modificados a partir de mais de uma marca de minivans japonesas. Como a Volkswagen ficou fora do mercado de utilitários acessíveis por algum tempo, é revigorante ver essas “réplicas” coloridas, mas será que elas são legítimas em relação à VW e ao emblema-logotipo quanto aos direitos autorais? Aqui está um vídeo (04:14) da Motoring World que resume a diversão dos sósias de VW Kombi:

 

 

A foto de abertura é um fotograma deste vídeo.

Também há sósias dos VW Kombi T2, igualmente com bom resultado, como se pode ver na foto abaixo:

Um sósia de um Kombi T2 (Foto: site vivawestfalia.wordpress.com)

Certamente é o uso do emblema-logotipo VW que torna os sósias imediatamente reconhecíveis, mas este uso, em princípio, está infringindo regulamentos de propriedade industrial. Como várias empresas fizeram estes sósias, não havia uniformidade no tamanho dos VWs, e houve até uns maiores do que os originais:

Exemplo de emblema-logotipo VW superdimensionado (Foto: site stuff.co.nz)

O sósia com o emblema-logotipo VW grande acima está na Nova Zelândia e atualmente é utilizado como um “transporte descolado personalizado” da fábrica de bolos Humdingers na cidade de New Plymouth. A dona desta fábrica de bolos, Chenae Loveridge, entende a curiosidade das pessoas que param para tirar uma foto de seu carro de entregas. E embora seja nitidamente um sósia de um VW Kombi ela diz: “na maioria das vezes as pessoas se enganam e ficam pensando que é um Volkswagen legítimo…”

Ainda sobre o uso do lemblema-logotipo VW, há quem preferira não usá-lo, substituindo-o, por exemplo, por um desenho de filigranas como no exemplo abaixo:

No lugar do emblema-logotipo VW um desenho de filigranas com o formato circular (Foto: Dmitriy/Flickr)

E também há os que preferem não colocar nada no lugar do emblema-logotipo VW, deixando o mimetismo por conta do saia e blusa e do característico “V” na frente do veículo:

Um modelo de sósia “minimalista” (Foto: Dmitriy/Flickr)

Na Indonésia se faziam réplicas mesmo

Há um tempo eu tenho fotos em arquivo da transformação artesanal de um Daihatsu S320 ano 2006 em VW Kombi picape feita por artesãos muito bons. As fotos abaixo mostram o antes e o depois, ainda sem o acabamento final:

O ponto de partida do trabalho foi uma Daihatsu usada:

O Daihatsu era usado para transporte de pessoas

Seguem fotos do trabalho de transformação:

A parte de funilaria pronta mostra um resultado impressionante, mas com proporções aberradas:

Transformação pronta, réplica feita

Os sósias de VW Kombi são a demonstração do amor em especial dos japoneses pelo VW Kombi, e marcam uma época.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsKei-cars
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Foto: arabianbusiness,com

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