Ao vê-lo pela primeira vez no Festival Interlagos 2023, o novo BYD Seal não me chamou muito a atenção, talvez por ser um sedã e esse tipo de veículo parece que está em fase de extinção no planeta Terra. A BYD já tinha nos oferecido para testá-lo por duas ou três oportunidades, e compromissos já assumidos nos impedia de receber o veículo para fazer nosso teste completo.
Finalmente neste início de ano, dentro da imersão em carros elétricos que tenho feito, consegui testar o BYD Seal 3,8s AWD que está anunciado por R$ 296.800, e de antemão já informo que me surpreendi positivamente com o carro.
Assista o vídeo::
Imponente no estilo
Hoje em dia poucos carros chamam atenção na rua, seja pela imensa variedade de marcas e modelos, seja pela diminuição do interesse pelo automóvel que se observa em todo o mundo. Mas o BYD Seal não passa despercebido. Notei muita gente emparelhando lado a lado para olhar melhor e pedestres virando o pescoço ao ver o carro passando.
A frente em forma de cunha sem imitação de grade na dianteira fica realçada pelo formato dos faróis e pelos detalhes de desenho que foram introduzidos no para-choque dianteiro. Na parte inferior encontra-se a entrada de ar para o arrefecimento de bateria, módulos eletrônicos e sistema de ar-condicionado.
Na vista lateral fica evidente o estilo cupê da traseira, só faltou a abertura do porta-malas ser conjugada com o vidro vigia traseiro, mas leva a vantagem da abertura elétrica com as dobradiças no estilo pescoço de ganso ficarem alojadas no revestimento do compartimento de cargas. As rodas de 19” parecem até pequenas para o carro com 4.800 mm de comprimento e entre-eixos de 2.920 mm. A altura mínima do solo de 120 mm machuca um pouco nas lombadas mais pronunciadas.
A traseira tem o fechamento que temos visto nos carros premium com a barra iluminada interligando as duas lanternas, tudo com acendimento em LED. Na parte baixa do para-choque traseiro, sem a existência de saída de escapamento, os engenheiros da BYD colocaram um pequeno extrator de ar.
Entusiasmo na propulsão elétrica
A potência máxima fornecida pelos dois motores elétricos, um para cada eixo, é de 531 cv com torque máximo de 60,2 m·kgf. O resultado é uma aceleração de 0-100 km/h em 3,8 segundos, resultado superior a muito carro esportivo de verdade. Os pneus 245/45R19 ficam encarregados de transferir toda essa energia ao solo. A velocidade máxima é de 180 km/h.
A tração nas 4 rodas é permanente e gerenciada eletronicamente para maior estabilidade e desempenho em curvas.
Os três modos de condução (Eco, Sport, Normal) determinam a resposta do pedal do acelerador e limitam a potência máxima para cerca de 50% em modo ECO e 80% em modo Normal. A potência máxima e consequentemente o melhor desempenho só é alcançado no modo Sport, onde outros sistemas de auxílio ao motorista também são ajustados para a condição esportiva.
A bateria do tipo laminar possui 82,6 kW·h de capacidade de armazenamento o que permite alcance de 372 km pelo ciclo do Inmetro. As recargas podem ser feitas pela tomada Tipo 2 de corrente alternada (AC) em até 11 kW, ou na tomada conjugada CCS para corrente contínua (DC) de até 150 kW. Uma carga básica de 30% a 80% necessita de menos de 30 minutos em DC.
A BYD garante o sistema de bateria por 8 anos sem limite de quilometragem e informa que a vida da bateria é de 5.000 ciclos. Considerando o alcance de 372 km, a vida poderia ser extrapolada para 1.800.000 km. Eu nunca vi um carro de passageiros com essa quilometragem alcançada, mas é sempre bom dar uma olhada nas condições especiais de garantia, pois aquelas letras pequenas podem esconder alguma surpresa.
A regeneração de energia ocorre nas desacelerações, podendo ser ajustada a intensidade em dois níveis através da central multimídia. Os freios de serviço com discos ventilados nas quatro rodas estão bem balanceados com o sistema de regeneração, dando conforto e segurança nas frenagens.
No geral o veículo tem boa dirigibilidade e a sensação de aceleração é proporcional ao ímpeto que se tem no pedal do acelerador e/ou do modo de condução escolhido. Em modo Sport é onde acontece toda emoção e o veículo acelera com boa constância até atingir a velocidade limite. Em situações de carga baixa no pedal do acelerador com velocidade reduzia é possível sentir uma hesitação e leve variação de potência, trazendo pequeno desconforto.
Nas medições de ruído interno em velocidade constante o BYD Seal mostrou nível mais elevado quando comparado a outros veículos elétricos dessa categoria. Nota-se um ronco de rodagem oriundo do sistema de propulsão em todas as condições avaliadas, e à medida que a velocidade aumenta o nível de ruído aerodinâmico/vento aumentam proporcionalmente.
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Completo em tecnologia
O interior do BYD Seal é bem atraente com bancos confortáveis e de ótima estabilidade lateral para o corpo. Na traseira há espaço suficiente e ótimo conforto para os ocupantes. O desenho do revestimento é moderno e remete à esportividade que o próprio formato alto do encosto induz.
Sentado na posição do motorista é possível ter ótima visualização do quadro de instrumentos que é maior em relação a seus irmãos da BYD. A central multimídia de 15,6” tem rotação elétrica e exige cabo USB para espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Porém no console central há dois carregadores de indução para bateria de smartphone. A central multimidia contém navegador com GPS residente, e é por ali que se faz toda configuração do veículo.
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O conjunto de funcionalidades do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System – sistema avançado de assistência ao motorista) é dos mais completos do mercado, permitindo condução semiautônoma de nível 2 e trazendo maior segurança. Vários sistemas contam com ajuste de sensibilidade para que fiquem mais ou menos intrusivos, de acordo com a preferência do motorista. Adicionalmente, é possível desligar alguns sistemas e escolher entre aviso sonoro, vibração ou ambos. Uma modernidade a mais que personaliza a maneira como cada um gosta de dirigir o veículo.
O sistema de som premium da Dynaudio utiliza 12 alto-falantes espalhados pelo veículo e proporciona ótima resposta acústica e efeito-palco dentro da cabine. Conectividade com internet 4G e WiFi é outro recurso disponível, além da possibilidade de receber atualizações de software remotamente.
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No sistema de ar-condicionado com duas zonas e saídas de ar climatizado para o banco traseiro há um sistema de purificação de ar através de gerador de íons negativos.
Suspensão diferenciada
O BYD Seal saiu do lugar comum dos carros médios e trouxe suspensão dianteira com braços superpostos, o inferior com articuladores duplos permitindo uma cinemática mais equilibrada e variação de câmber em curvas mais controlada. Molas helicoidais e barra antirrolagem complementam o conjunto. O maior curso de trabalho desse tipo de suspensão evita o aparecimento frequente de ruído de queda de roda.
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Na traseira a suspensão é do tipo multibraço com cinco braços em cada lado. O subchassi que ancora a suspensão é responsável pela sustentação do motor elétrico traseiro, e está fixado à carroceria por buchas de borracha de grande diâmetro. Esse tipo de isolação minimiza a ocorrência de ruído de rodagem oriundo do contato pneu com solo. A mola helicoidal traseira está montada no braço de controle inferior e o amortecedor é pressurizado.
Conclusão
A marca BYD vem acertando nos produtos para o mercado brasileiro. Mais recentemente vimos o Dolphin provocando uma redução de preços em vários veículos elétricos de entrada. O Seal 3,8s AWD chega com um conteúdo acima da média em comparação com os competidores do segmento de sedã médio e seu preço competitivo já provoca alvoroço no mercado.
As vendas do Seal em janeiro 2024 superaram a casa de 600 carros, mas logicamente não dá para afirmar que esse folego será mantido ao longo de todo o ano. De todo modo já há rumores que a BYD pode trazer uma versão híbrida do Seal para competir com os também híbridos Toyota Corolla e Honda Civic.
Esperamos que o departamento de Pós-Vendas da BYD no Brasil seja tão agressivo e competente quanto tem sido o pessoal de vendas e financeiro, pois não seria legal começar a ver carros parados aguardando peças e serviços.
GB
FICHA TÉCNICA DO BYD SEAL 3.8S | |
MOTORES | |
Tipo | Elétricos corrente alternada, síncronos de ímã permanente, um em cada eixo |
Potência total (cv/rpm)) | 531 / n.d. |
Torque total (m·kgf/rpm)) | 60,2 / n.d. |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo/localização | Fosfato de lítio-ferro/ sob o assoalho, estrutural |
Capacidade (kW·h) | 82,6 |
Tempo de recarga DC 30% a 80% (minutos) | Inferior a 30 |
TRANSMISSÃO | |
Tração | Nas 4 rodas permanente |
Redutores / relações (:1) | Par cilíndrico helicoidal / n.d. |
Seletor de transmissão | D-N-R mais P, comando eletrônico |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,9 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,4 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente de frenagens de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7,5J x 19 |
Pneus | 235/45R19 |
Estepe | Kit de reparo |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
Rigidez torcional (N·m/º) | 40.500 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento/largura/altura/entre-eixos | 4.800 / 1.875 sem espelhos / 1.450 / 2.920 |
Bitola dianteira/traseira | 1.620 / 1.624 |
Distância mínima do solo | 120 |
PESOS E CAPACIDDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.185 |
Peso bruto total (kg) | 2.631 |
Carga útil (kg | 446 |
Porta-malas (L) | 400 mais compartimento com tampa para cabo do carregador de 53 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 3,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 |
ALCANCE (km, Inmetro) | 372 |
CONTEÚDO DO BYD SEAL 3.8S |
Abertura de portas e do porta-malas pela chave e cartão |
Abertura/fechamento motorizado da tampa do porta-malas |
Ajuste manual dos encostos de cabeça do banco terceiro |
Alerta de colisão lateral frontal |
Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos |
Alerta inteligente de limite de velocidade |
Apoios de cabeça dos bancos dianteiros integrados ao encosto |
Ar-condicionado automático de duas zonas controlado pela tela do multimídia |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cinto desatado para os cinco lugares |
Aviso de portas malfechadas |
Aviso de colisão frontal e traseira iminente |
Banco do motorista com aquecimento, ventilação, memória e apoio lombar, com ajuste elétrico em 4 direções |
Banco do motorista com recuo de boas-vindas |
Banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico de 6 direções e suporte lombar com ajuste elétrico de 4 direções, aquecimento e ventilação |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6) |
Botão de alternância do modo de áudio |
Botão de acionamento do Bluetooth |
Carregamento de bateria de telefone celular sem fio |
Chave presencial |
Comandos no volante |
Controle de estabilidade e tração |
Cor única da luz da porta de carga |
Descansa-braço central traseiro (com porta-copos duplo) |
Descansa-braço dianteiro central |
Doze alto-falantes com sistema Dynaudio |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Entradas USB dianteiras, uma tipo A e uma tipo C |
Entradas USB traseiras uma tipo A e uma tipo C |
Espelhos retrovisores externos com desembaçador |
Faróis de LED |
Filtro do ar-condicionado para material particulado de 2,5 mícrons |
Freio de estacionamento eletromecânico com acionamento automático nas paradas |
Frenagem autônoma de emergência |
Frenagem e desaceleração natural regenerativas |
Grade dianteira com luzes de posição |
Iluminação no porta-malas |
Imagens panorâmicas de alta definição |
Lanternas traseiras de LED |
Ligação remota do ar-condicionado |
Luzes de rodagem diurna |
Luzes de seta dinâmicas |
Maçanetas externas das portas embutidas |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Proteção inferior do motor e da bateria |
Purificação de ar por gerador de íons negativos + purificação do ar por esterilização |
Saída de ar climatizado para o banco traseiro |
Sistema de aviso preditivo de colisão |
Sistema de estacionamento eletrônico |
Tela do multimídia flutuante de 15,6″ com rotação elétrica com rádio AM/FM, navegado GPS, espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, zona dupla de comando de voz, atualização remota, serviço de armazenamento em nuvem BYD e conexão de rede 4G |
Terceira luz de freio de LED |
Tomada 12 V |
Trava elétrica da portinhola de recarga |
Três modos de condução: esportivo, normal e econômico |
Travas para crianças nas portas traseiras |