Chevrolet Equinox híbrido plugável deverá ser lançado no mercado americano
O Chevrolet Equinox (foto)redesenhado pode ser o primeiro modelo com trem de força híbrido plugável a ser lançado no mercado americano, após a executiva-chefe da General Motors, Mary Barra, ter voltado atrás no seu projeto de eletrificação total dos modelos fabricados pela GM, conforme especulação no site da revista Car and Driver.
O Chevrolet Volt 2019 foi o último modelo híbrido plugável que a GM vendeu no mercado americano. Agora, segundo especulação da publicação, o Equinox deverá utilizar um trem de força híbrido plugável que já está em produção em outros países, sugerindo que poderia vir de modelo do mercado chinês onde, atualmente, a GM vende o híbrido plugável Buick Velite 6.
O modelo Buick ‘chinês’ tem motor a gasolina de 1,5 litro e um par de motores elétricos, que são alimentados por uma bateria de íons de lítio de 9,5 kW·h fornecida pela LG. O sistema gera 181 cv combinados e 38,7 m·kgf acoplado a câmbio CVT.
O site GM Authority relata que há o lançamento programado do Equinox plugável no mercado chinês com uma configuração semelhante, mas como motor a gasolina de 1,5 litro, turbocarregado e, embora não tenham sido divulgadas especificações detalhadas sobre essa versão, ela será um pouco mais potente do que o trem de força do Buick Velite 6.
Singer comemora a 300ª “reimaginação” do Porsche 911
A “butique” de restauração e restomod Singer – Vehicle Design acaba de concluir seu 300º “Classic Study” com base no Porsche 911, série 964, que a empresa define como “reimaginação”. O modelo é um Targa que teve a carroceria moldada em compósito de fibra de carbono e pintada em azul Resistência (sic…) com o revestimento interior em couro na cor laranja.
A empresa foi criada pelo vocalista Rob Dickinson, daí vem o nome Singer (cantor), que fez parte da banda britânica de rock alternativo Catherine Wheel na década de 1990 e é primo-irmão de Bruce Dickinson o vocalista do Iron Maiden. Parece que Rob deve ter cansado daquela “batidinha chata” do rock dos anos noventa e resolveu se dedicar aos carros.
A empresa começou suas atividades no ano de 2009 em Torrance, na Califórnia, para restaurar e “reimaginar” exclusivamente os modelos Porsche 911 fabricados de 1989 a 1994, sob direta orientação de seus clientes. A Singer faz questão de destacar que não fabrica, nem vende automóveis, apenas restaura e faz modificações a pedido dos proprietários.
Em quinze anos de atividades a empresa cresceu de maneira vertiginosa e já conta com cerca de 600 funcionários em duas unidades, além da principal em Torrance, com área construída de 10.700 m². Tem também a Singer – Dynamics and Lightweighting Study – em Northamptonshire, no Reino Unido, para atender o mercado europeu.
O modelo mostrado na reportagem é a versão Targa, ano de fabricação 1990, com o motor boxer 6-cilindros de 4 litros, de aspiração atmosférica, de 390 cv, como divulga a Singer, mas que uma versão biturbo pode chegar até 700 cv. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é só traseira. A Singer não deu detalhes sobre desempenho.
RM