O primeiro dos oito modelos que a Renault promete lançar no Brasil nos próximos quatro anos já está nas concessionárias com preços a partir de R$ 112.790, conforme relatado em fevereiro 2024. Nesta semana fiz as primeiras avaliações dinâmicas em um roteiro pela região de Gramado, RS.
É interessante quando os fabricantes nos apresentam esses locais turísticos do nosso país, pois acabamos descobrindo um Brasil que não é tão conhecido por todos os brasileiros. Um país para ser grande no turismo precisa ter um turismo doméstico fortalecido. As atrações existentes nessa região da serra gaúcha exploram o belo cenário de montanhas, vales e cânions que vale a pena a viagem. Talvez falte um pouco mais de divulgação e condições econômicas estáveis para o brasileiro explorar essas opções.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O desenvolvimento desse novo veículo foi feito nos escritórios de engenharia da Renault na América Latina, principalmente Brasil e Argentina, sendo um produto voltado para o público jovem e tecnológico dos mercados latino-americano.s A nova arquitetura Renault Group Modular Platform (RGMP) já chega preparada para atender a requisitos de segurança que só serão exigidos em 2029 no Brasil, como a proteção a pedestres, bem como estar preparada para receber motorização a combustão, híbrida ou elétrica.
Clique na foto abaixo para assistir ao vídeo no nosso canal do YouTube:
Desempenho
A primeira grande dúvida que surgiu na apresentação inicial do veículo em outubro de 2023 foi quanto ao novo motor tricilindro 1,0 turbocarregado que faz sua primeira aparição no novo Kardian. Pelas explicações dos engenheiros e executivos da Renault em Gramado, esse novo motor recebe cerca de 70% dos componentes do motor de 4 cilindros 1,3-l que equipa os Renault Duster e Oroch.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
As tecnologias empregadas no motor consideram pressão máxima do turbo de até 1,5 bar, alavancas-dedo de válvulas roletadas, injeção direta que funciona sob 200 bar de pressão, duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão e escapamento, e sistema stop/star. Com isso entrega 120/125 cv de potência máxima a 5.000 rpm e torque máximo de 20,4/22,4 m·kgf de torque máximo a 2.000/2.250 rpm, respectivamente, para gasolina/álcool.
O câmbio automático robotizado por dupla embreagem multidisco em banho de óleo é uma evolução que vem sendo largamente utilizado na Europa e será importado da Getrag-Magna da China. Com seis marchas à frente e uma à ré, tem engates bem rápidos e precisos, e o creepping de partida é suave, sem causar trepidações ou oscilações. A manutenção recomendada é fazer a troca de óleo a cada 90 mil km, e não há estimativa de vida ou desgaste dos discos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Para eliminar as vibrações inerentes ao motor de 3 cilindros a Renault adotou o uso do volante de dupla massa, e não foi necessário utilizar coxins hidráulicos na fixação do motor à carroceria.
O desempenho do veículo como um todo é compatível com outros carros da categoria de suve compacto, e mesmo em acelerações mais entusiasmadas não se notam ruídos ou vibrações incômodas aos ocupantes. O 0-100 km/h declarado pelo fabricante é de 10,7 s com gasolina e 9,9 s com álcool. A velocidade máxima é de 180 km/h, limitada, e é atingida em 5ª, a 5.700 rpm.. Nota-se um bom escalonamento de marchas, conforme mostrado no gráfico de dente de serra abaixo.
O consumo de combustível foi um dos pilares no desenvolvimento do novo suve e a Renault homologou junto ao Inmetro 13,,1/9,0 km/l na cidade e 13,9/9,7 km/l na estrada, sendo este conjunto um dos melhores em eficiência energética do mercado com 1,59 MJ/km.
É possível alternar os modos de condução (Eco, Sport e o personalizável My-Sense) que afetam diretamente na curva de esforço do sistema de direção, resposta do pedal do acelerador, pontos de troca de marcha do cambio e luzes de ambientação interna.
Conforto
Pelo lado da motorização não há queixas e o mesmo acontece pela isolação de vibrações que chegam ao interior da cabine. Há um isolamento muito bom para os ruídos de rodagem, e a movimentação geral da carroceria é bem contida pela suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
As molas helicoidais aparentam ter baixa constante elástica o que proporciona uma rodagem macia e a rolagem da carroceria é contida pela barra antirrolagem na dianteira e maior rigidez do eixo de torção mediante barra antirrolagem integrada. Os amortecedores não apresentaram o ruído de queda de roda.
A nova arquitetura permite até quatro distâncias entre eixos, tendo o Kardian a menor com 2.604 mm, podendo chegar até 3.000 mm. A montagem do braço inferior de controle da suspensão dianteira é feita através de duas buchas verticais, em vez de uma vertical e outra horizontal como a maioria dos veículos dessa categoria. Esse conceito, adotado na plataforma RGMP, privilegia o conforto e a menor aspereza de rodagem.
Dentre as três versões que estão sendo lançadas neste mês a avaliação foi feita na Première Edition com pneus 205/55 R17 Pirelli Scorpion que se mostram bem adequados para a proposta de conforto do veículo. O trajeto de avaliação contava com trecho de terra e mesmo nessa condição a estabilidade mostrou um carro bem neutro de reações e com baixo nível de ruído de rodagem.
Ponto positivo para o bom equilíbrio de movimentação entre a suspensão traseira e dianteira, e o ajuste do sistema de direção eletroassistida também está voltado para o conforto, propiciando retornos espontâneos e na medida certa ao contornar uma esquina ou fazer uma curva mais fechada.
Espaço e tecnologia
No interior o novo Kardian está no tamanho certo. Com minha estatura de 1,81 m de altura ficou fácil encontrar a melhor posição para dirigir pois os recursos de ajuste de altura e distância do volante e banco ajudaram. E ao verificar o espaço traseiro notei que poderia me sentar ali também.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O volante multifuncional incorpora no lado esquerdo os comandos de limitador de velocidade e controle de cruzeiro adaptativo, e, pelo lado direito, estão os comandos para configuração e visualização do quadro de instrumentos digital de 7” com computador de bordo integrado. O sistema de som e telefonia é comandado pelo tradicional conjunto de botões da Renault posicionado atrás do volante, abaixo do comando do limpador de para-brisa.
As trocas de marcha em modo manual só podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante e os modos de condução são selecionáveis por uma das teclas ao centro do painel de instrumentos.
O revestimento em plástico impera no interior do veículo, mas em alguns locais foram estrategicamente revestidos, como na porção intermediária do painel de instrumentos. Com o revestimento dos bancos majoritariamente em tecido, há uma melhor absorção sonora e o conforto acústico fica bem equacionado.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O sistema de ar-condicionado tem comando digital e automático de única zona sem saída de ar climatizado para o banco traseiro. A avaliação ocorreu em dia de temperaturas amenas e mesmo sob luz do sol mostrou boa resposta, porém faz-se necessário uma avaliação em situações mais severas para ver sua eficácia.
A central multimidia de 8” montada em posição elevada e “flutuante” ao centro do painel de instrumentos tem ótima nitidez de imagem e o pareamento Android Auto e Apple CarPlay é sem fio. Há carregador por indução no console central com saída de ar refrigerado para minimizar o aquecimento dos smartphones. quando em recarga. Com isso o console central fica bem limpo pois ainda tem a vantagem do acionamento eletromecânico do freio de estacionamento. A versão de entrada, a Evolution, virá com console central mais baixo e alavanca tradicional de freio de estacionamento.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Um dos destaques do novo Kardian é o conjunto de equipamentos de segurança e 13 sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance System – sistema avançado de assistência ao motorista) que eleva o patamar para seus concorrentes nessa faixa de preço. Vide na lista de conteúdo após a ficha técnica o detalhamento de cada versão.
Robusto por fora
As formas em 3D na dianteira deixam o veículo com linhas bem-marcadas. A divisão dos faróis em três níveis pode ser um custo adicional para a cesta básica de seguro, mas a Renault diz que isso não deve acontecer. O novo grafismo da marca Renault ficou bem-posicionado e ladeado por uma grade que imita elementos em forma piramidal, trazendo destaque e um toque de jewel effect (efeito joia).
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na traseira o mesmo destaque 3D nas lanternas e para-choque enobrecem o visual, o defletor de teto complementa o visual tradicional dos suves compactos. As barras longitudinais do teto são o destaque e inovação do veículo, pois além de permitirem acomodar carga, ainda tem a flexibilidade de serem rotacionadas em 90 graus ficando duas barras transversais para acomodar cargas longas como prancha de surfe ou bicicleta.
Conclusão
As primeiras impressões ao dirigir são as que nos marcam e no caso do novo Renault Kardian é possível dizer que foram positivas. O conjunto de soluções de engenharia que estão incorporados à nova plataforma nos dão a certeza de que os próximos carros que serão derivados já nascerão sob um alicerce bem sólido, e com boas soluções na parte de resistência a impacto, principalmente.
O novo suve compacto da Renault chega com o título de motor de maior torque entre os 1,0 turbo do mercado, e o câmbio uma novidade que muitos olham com ressalvas. Vamos aguardar para confirmar como fica sua durabilidade. Certamente é um carro que não irá frustrar àqueles que fizerem uma avaliação, pois é um conjunto agradável e com bom conteúdo.
GB
FICHA TÉCNICA RENAULT Kardian | |||
Versões | Evolution | Techno | Première Edition |
MOTOR | Dianteiro, transversal, 3 cilindros, 999 cm³, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, variação de fase em ambos, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocarregador de geometria varável, pressão de admissão 1,5 bar relativa, válvula de alívio elétrica, flex | ||
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 120/125 / 5.000 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4 / 2.000 // 22,4 / 2.250 | ||
Taxa de compressão (:1) | 11,0 | ||
CÂMBIO | |||
Tipo | Transeixo robotizado automático EDC (Efficient Dual Clutch) de 2 embreagens imersas em óleo, 6 marchas com trocas também manuais sequenciais por borboletas no volante e ré | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,891; 2ª 2,647; 3ª 1,792; 4ª 1,219; 5ª 0,826; 6ª 0,561; ré 3,718 | ||
Relação do diferencial (:1) | 4,647 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle em L, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida | ||
FREIOS | |||
Atuação | Hidráulica com dois circuitos em diagonal, ABS | ||
Dianteiros | A disco ventilado | ||
Traseiros | A tambor | ||
De estacionamento | Mecânico a cabo | Eletromecânico | Eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço de 16″ | Liga de alumínio 17″ | Liga de alumínio 17″ |
Pneus | 205/60 R16 | 205/55 R17 | 205/55 R17 |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.119 | ||
Largura sem/com retrovisores | 1.747 / 2.025 | ||
Altura sem/com barras no teto | 1.544 / 1.596 | ||
Entre-eixos | 2.604 | ||
Distância mínima do solo | 209 | ||
ÂNGULOS (º) | |||
Entrada | 20 | ||
Saída | 36 | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.166 | 1.184 | 1.186 |
Capacidade de carga (kg) | 443 | 443 | 443 |
Porta-malas (L, VDA) | 358 | ||
Tanque de combustível (L) | 50 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (km/L, Inmetro) | |||
Urbano (G/A) | 13,1 / 9,0 | ||
Rodoviário (G/A) | 13,9 / 9,7 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,7 / 9,9 | ||
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 180 (limitada) | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
V/1000 em 6ª, pneu 205/55 R17 (km/h) | 46,1 | ||
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.600 |
CONTEÚDO DO RENAULT KADIAN | |||
Evolution | Techno | Première Editiom | |
DESIGN EXTERIOR | • | • | • |
Defletor traseiro | • | • | • |
Alargador de para-lamas | – | – | • |
Antena “barbatana de tubarão” | – | – | • |
Barras de teto modulares em prata acetinado | – | • | • |
Barras de teto modulares em preto | • | – | – |
Carcaças dos retrovisores externos em preto brilhante | • | • | • |
Emblema lateral “Première Edition” | – | – | • |
Faróis de neblina de LED | – | – | • |
Faróis totalmente de LED | • | • | • |
Grade do radiador em forma de diamante preto brilhante | – | – | • |
Lanterna traseira de LED com assinatura em forma de C | • | • | • |
Luz de rodagem diurna de LED | • | • | • |
Maçanetas na cor do veículo | • | • | • |
Pintura biton com teto em preto Nacré | – | O | • |
Placas de deslizamento dian./tras. De prata acetinado | – | – | • |
Rodas de liga leve diamantadas bíton de 17” Hayek | – | • | – |
Rodas de liga leve diamantadas bíton de 17” matizadas Hayek | – | – | • |
Rodas flexwheel em biton de 16” Ilhabela | • | – | – |
DESIGN INTERIOR | |||
Acabamento de portaa dianteiras em preto brilhante | – | – | • |
Console central elevado com descansa-braço em revestimento premium e porta-objetos | – | • | • |
Console central standard | • | – | – |
Iluminação dinâmica e personalizável no interior) | – | – | • |
Interior “myla” e bancos mistos com detalhes em laranja e logo “Renault” | – | – | • |
Interior “xiris 3” e bancos mistos com detalhes em laranja | – | • | – |
Interior “zanine” e bancos em tecido preto com detalhes em vermelho | • | – | – |
Maçanetas internas acetinadas | • | • | • |
Painel de portas em revestimento premium | – | • | • |
Revestimento premium no painel e volante | – | • | • |
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA | |||
Ajuste de altura dos cintos de segurança | • | • | • |
Ajuste manual da altura do facho dos faróis | • | • | • |
Alerta de cintos de segurança desatados (todos) | • | • | • |
Alerta de colisão dianteira | – | • | • |
Alerta de distância insegura | – | – | • |
Alerta de ponto cego | – | – | • |
Alerta luminoso de frenagem de emergência necessária | • | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6) | • | • | • |
Câmera de ré | • | • | • |
Câmera multivisão | – | – | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | • | • | – |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo | – | – | • |
Frenagem autônoma de emergência | – | – | – |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • | • |
Repetidoras de setas nos espelhos | • | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • | • |
Sensor crepuscular | – | – | • |
Sensor de estacionamento dianteiro | – | – | • |
TECNOLKOGIA E CONFORTO | |||
Ajuste do volante de direção em altura e distância | • | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores | • | • | • |
Alto-falantes (4) | • | – | – |
Alto-falantes (6) | – | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • | • |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • | • |
Banco traseiro rebatível 30:70 | • | • | • |
Borboletas para troca de marchas atrás do volante | • | • | • |
Carregador de bateria de telefone celular por indução | – | – | • |
Chave presencial tio cartão e acesso mãos-livres | – | • | • |
Comando de câmbio eletrônico | • | • | • |
Computador de bordo digital | • | • | • |
Espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio | • | • | • |
Espelhos nos para-sóis | • | – | – |
Espelhos nos para-sóis com iluminação | – | • | • |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas | • | • | • |
Freio de estacionamento eletromecânico | – | • | • |
Indicador da marcha em uso | – | • | • |
Indicador de troca de marcha | • | – | – |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras | • | • | • |
Modo ECO + EcoScoring | • | • | • |
Multimídia flutuante Display Link de 8″ | • | • | • |
Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável) | – | – | • |
Partida do motor remota | – | • | • |
Porta-revistas no banco do passageiro | – | ·• | ·• |
Porta USB-A dianteira para dados/carregamento | – | • | • |
Porta USB-A dianteira para dados/carregamento | ·• | ·• | ·• |
Porta USB-C dianteira para carregamento | ·• | ·• | ·• |
Portas (x2) USB-C para carregamento para os ocupantes traseiros | – | • | • |
Quadro de instrumentos digital de 7″ | • | • | • |
Vidro do motorista um-toque | • | • | • |
Vidros dos passageiros um-toque | – | • | • |
Vidros elétricos dos passageiros | • | • | • |