Chega ao Brasil a sétima geração do icônico modelo da marca americana, momento em que o modelo comemora os 60 anos do segmento dos “Pony Cars”. Em 2023 o Mustang foi pelo oitavo ano consecutivo o cupê esportivo mais vendido do mundo, e é assim que ele é apresentado para os brasileiros. Alguns dizem que a Ford desistiu do Brasil, mas na verdade só desistiu de fabricar veículos por aqui e passou a importar seus melhores produtos, como a grande picape Ford F-150, o elétrico Mustang Mach-E, e não deixa para trás o Mustang V-8, que todo autoentusiasta gosta de ver e ouvir.
O Mustang 2024 segue equipado com o motor Coyote V-8 de 5 litros que na sua 4ª geração passa a entregar 488 cv a 7.250 rpm e 58 m·kgf a 5.000 rpm (5 cv e 8 m·kgf a mais que o Mach 1). O motor passa a contar com dois corpos de borboleta para a admissão de ar e seus dutos de admissão e escapamento foram melhorados, recebendo uma nova calibração no motor e no câmbio.
O câmbio automático de engrenagens epicicloidais e 10 marchas é o mesmo utilizado pela picape F-150 e pelos veículos da sua principal rival, o esportivo Camaro e a picape Silverado da Chevrolet. Com esse conjunto o desempenho continua sendo muito bom, com 4,3 segundos no 0-100 km/h para um veículo de 1.836 kg. Sua capacidade de carga é de 334 kg e está homologado para quatro lugares.
Os modos de condução continuam sendo os 5 que vimos no Mach 1 (normal, esportivo, escorregadio, pista e pista de arrancada) e o sexto perfil personalizável é a novidade, tendo a possibilidade de customizar individualmente a assistência elétrica da direção, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, resposta do acelerador, pontos de trocas de marchas, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do quadro de instrumentos.
Pelo lado do chassi a versão 2024 nova curva de calibração dos amortecedores Magneride®, barras antirrolagem do Mach 1 com maior rigidez, freios Brembo de alto desempenho e a resistência à torção da carroceria também foi aumentada.
Uma novidade muito útil no Brasil é a detecção automática de buracos na pista, antecipando-se na alteração de curva do amortecedor e reduzindo a possibilidade de danos às rodas/pneus.
Na conectividade a Ford apresenta o Track App, um aplicativo para registrar o desempenho do veículo em pista, com cronômetro, medição de desempenho de frenagem, atuação de freio em drifting e medidores auxiliares para monitorar o comportamento de diversos sistemas.
O novo quadro de instrumentos utiliza uma tela digital de 12,4” e a central multimidia adota o software SYNC 4 em uma tela de 13,2” conectada à primeira, dando a impressão de ser uma peça única. Android Auto e Apple CarPlay são pareados sem necessidade de cabo e há carregador de bateria por indução para smartphones. O ar-condicionado passa a ter os comandos na tela do multimídia, um item que pode não agradar a todos, mas que elimina custos no veículo.
Em termos de segurança a versão 2024 vem equipada com assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego dos retrovisores externos e sensor de estacionamento traseiro, além dos demais itens que já faziam parte do veículo em seu ano-modelo anterior.
Na aparência externa o veículo se diferencia na traseira pelo novo aerofólio montado sobre a tampa do porta-malas, lanternas de LED e ponteiras de escapamento duplas e cromadas.
Na dianteira os faróis são em LED com assinatura do DNA Mustang em 3 blocos de luz em cada farol. Na grade aparece o Pony (cavalo) e na lateral o destaque fica no novo desenho das rodas de 19” com face diamantada e pintura escurecida e brilhante. Os pneus dianteiros são 255/40 R19 e os traseiros, 275/40 R19.
O veículo chega em versão única, a GT Performance, por R$ 529.000 e já pode ser reservado nas 110 concessionárias da marca no Brasil. A previsão de entrega das primeiras unidades é até o final de junho.
GB
FICHA TÉCNICA NOVO MUSTANF GT PERFORMANCE | |
PRODUÇÃO | Flat Rock, Michigan, EUA |
MOTOR | |
Designação | Coyote 5.0 |
Descrição | V-8 a 90°, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase admissão e escapamento, injeção no duto e direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 5.038 |
Diâmetro x curso (mm) | 93 x 92,7 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm) | 486 / 7.250 |
Torque (m·kgf/rpm) | 58 / 5.000 |
Corte de rotação (rpm) | 7.500 |
Comprimento da biela (mm) | 150,7 |
Relação r/l | 0,307 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, 10 marchas, conversor de torque com bloqueio desde a primeira marcha, trocas manuais sequenciais por borboletas, tração traseira com diferencial autobloqueante Torsen |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,70; 2ª 2,99; 3ª 2,15; 4ª 1,77; 5ª 1,52; 6ª 1,28; 7ª 1,00; 8ª 0,85; 9ª,0.69; 10ª 0,64 |
Relação de diferencial (:1) | 3,35 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem oca |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem maciça |
Controle | Sistema de amortecimento MagneRide com amortecedores traseiros monotubo e dianteiros monotubo invertidos; suspensão com sensores de posição e Módulo de Dinâmica do Veículo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Relação de direção (:1) | 16 |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,2 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Geral | A disco nas quatro rodas com ABS de 4 canais, distribuição eletrônica das forças de frenagem assistência a vácuo, |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 380, pinça fixa de alumínio Brembo de 6 pistões de Ø 36 mm com freio de estacionamento integrado de acionamento mecânico por alavanca entre os bancos |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 330, pinça flutuante de aço de um pistão de Ø 45 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, dianteiras 9J x 19, traseiras 9,5J x 19 |
Pneus | Dianteiros, 255/40ZR19, traseiros 275/40ZR19 (Michelin Sport 4S) |
CONSTRUÇÃO | |
Descrição | Monobloco em aço, capô de alumínio, cupê, 2 portas, 4 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.811 |
Largura sem espelhos/com espelho | 1.958 / 2.080 |
Altura | 1.398 |
Distância entre eixos | 2.719 |
Bitola dianteira/traseira | 1.642 / 1.642 |
Distância mínima do solo (mm) | 144 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m² | 2,15 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.836 |
Carga útil (kg) | 334 |
Peso bruto (kg) | 2.170 |
Porta-malas (L) | 408 |
Tanque de combustível (L) | 60,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (ENVIRONMENT PROTECTION AGENCY, EUA) | |
Cidade (km/l) | 6,4 |
Estrada (km/h) | 9,8 |
Combinado cidade/estrada (km/) | 7,6 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 270 |
CONTEÚDO DO NOVO FORD MUSTANG GT PERFORMANCE |
DESEMPENHO |
Cinco (5) modos de condução base – Normal, Sportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag |
Escapamento duplo com 4 ponteiras cromadas e ajuste de válvula ativo |
Freio de estacionamento de alta performance – Drift Brake |
Freios Brembo |
Quatro (4( modos de suspensão – Normal, Sportivo, Pista e Pista Drag |
Quatro (4) modos de escapamento – Normal, Sportivo, Pista e Silencioso |
Seis (6) modos customizáveis – Combinações personalizadas dos modos de condução base |
Suspensão Adaptativa MagneRide |
Track Apps – métricas de desempenho, cronometragens e frenagens |
Três (3) modos de direção – Normal, Sportivo e Conforto |
*EXTERIOR |
Ajuste de altura e distância do volante |
Banco traseiro rebatível |
Bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com ajustes elétricos |
Bancos parcialmente revestidos em couro com costuras constrastantes |
Console central com porta-objetos e descansa-braço integrado |
Defetor traseiro na cor do veículo |
Emblema GT Performance traseiro |
Emblema interno Mustang |
Emblemas laterais 5.0 |
Faróis FULL LED |
Iluminação interna ambiente configurável |
Lanternas FULL LED |
Luz de aproximação com a projeção do emblema do Mustang |
Luz de leitura |
Luzes de assinatura com DNA Mustang |
Painel de instrumentos digital e tela tátil integrados |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Repetidoas de setas bis nos espelho |
Retrovisores externos com rebatimento e ajustes elétricos |
Soleiras das portas iluminadas e com emblemas Mustang |
Tapetes de carpete com costuras constrastantes |
Terceira luz de freio |
Volante multifuncional aquecido e revestido em couro |
SEGURANÇA |
Alarme de segurança com imobilizador e sensores de inclinação |
Alerta de colisão frontal iminente |
Assisten de poartida em aclives |
Assistente de frenagem autônoma de emrgência com detecção de pedestre / ciclista |
Assistente de permanência e centralização em faixa |
Assitente de manobras evasivas |
Bolsas infáveis dianteiras, laterais diabteurasm de coritna e de joelhos do passageiro (7) |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos |
Controle de cruzieiro adaptativo com função para e anda |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Detecção aueomática de buracos |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Farol alto atomático |
Farol automático |
Luzes de rodagem diurna (DRL) |
monitoramento da prewssão dos pneus |
Rravamento automático das portas |
TECNOLOGIA |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de telefone célula por indução |
Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power) |
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática nas paradas |
Painel de Instrumentos digital de 12.4″ |
Sensores de estacionamento traseiros |
Vidros elétricos com abertura e fechamento com um-toque |
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC4 |
B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen com 11 alto-falantes e 1 subwoofer |
Bluetooth |
Comandos de áudio e voz no volante |
Entradas USB tipo A e tipo C |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
GPS de bordo |
Tela central tátil multifuncional de 13.2″ |
CONECTIVIDADE VIA FORDPASS |
Agendamento de serviços na rede autorizada |
Alerta de acionamento do alarme no celular |
Alertas de funcionamento do veículo |
Partida remota agendada |
Partida remota com acionamento do ar-condicionado |
Sistema de localização do veículo no celular |
Status de pressão dos pneus |
Status remoto do veículo (nível da bateria de combustível, hodômetro, alcance, etc) |
Travamento e destravamento remoto do veículo |