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Home GB

NOVO MUSTANG GT PERFORMANCE É APRESENTADO POR R$ 529.000

identicon por Gerson Borini
25/03/2024
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação Ford

Fotos: divulgação Ford





Chega ao Brasil a sétima geração do icônico modelo da marca americana, momento em que o modelo comemora os 60 anos do segmento dos “Pony Cars”. Em 2023 o Mustang foi pelo oitavo ano consecutivo o cupê esportivo mais vendido do mundo, e é assim que ele é apresentado para os brasileiros. Alguns dizem que a Ford desistiu do Brasil, mas na verdade só desistiu de fabricar veículos por aqui e passou a importar seus melhores produtos, como a grande picape Ford F-150, o elétrico Mustang Mach-E, e não deixa para trás o Mustang V-8, que todo autoentusiasta gosta de ver e ouvir.

A silhueta do veículo e sua distância entre-eixos fica inalterada com 2.719 mm

O Mustang 2024 segue equipado com o motor Coyote V-8 de 5 litros que na sua 4ª geração passa a entregar 488 cv a 7.250 rpm e 58 m·kgf a 5.000 rpm (5 cv e 8 m·kgf a mais que o Mach 1). O motor passa a contar com dois corpos de borboleta para a admissão de ar e seus dutos de admissão e escapamento foram melhorados, recebendo uma nova calibração no motor e no câmbio.

Motor recebe aperfeiçoamentos e um dos destaques são as novas borboletas de admissão de ar

O câmbio automático de engrenagens epicicloidais e 10 marchas é o mesmo utilizado pela picape F-150 e pelos veículos da sua principal rival, o esportivo Camaro e a picape Silverado da Chevrolet. Com esse conjunto o desempenho continua sendo muito bom, com 4,3 segundos no 0-100 km/h para um veículo de 1.836 kg. Sua capacidade de carga é de 334 kg e está homologado para quatro lugares.

Alavanca de câmbio tradicional, assim como o freio de estacionamento por alavanca que só alterou o desenho, sem passar ao acionamento eletromecânico

Os modos de condução continuam sendo os 5 que vimos no Mach 1 (normal, esportivo, escorregadio, pista e pista de arrancada) e o sexto perfil personalizável é a novidade, tendo a possibilidade de customizar individualmente a assistência elétrica da direção, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, resposta do acelerador, pontos de trocas de marchas, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do quadro de instrumentos.

Som de motor artificial não combina com interior raiz como este

Pelo lado do chassi a versão 2024 nova curva de calibração dos amortecedores Magneride®, barras antirrolagem do Mach 1 com maior rigidez, freios Brembo de alto desempenho e a resistência à torção da carroceria também foi aumentada.

Rodas de 19″ com dimensões de pneus diferentes entre dianteira e traseira

Uma novidade muito útil no Brasil é a detecção automática de buracos na pista, antecipando-se na alteração de curva do amortecedor e reduzindo a possibilidade de danos às rodas/pneus.

Na conectividade a Ford apresenta o Track App, um aplicativo para registrar o desempenho do veículo em pista, com cronômetro, medição de desempenho de frenagem, atuação de freio em drifting e medidores auxiliares para monitorar o comportamento de diversos sistemas.

Integração entre as telas do quadro de instrumentos e central multimídia é a nova tendência dos veículos modernos

O novo quadro de instrumentos utiliza uma tela digital de 12,4” e a central multimidia adota o software SYNC 4 em uma tela de 13,2” conectada à primeira, dando a impressão de ser uma peça única. Android Auto e Apple CarPlay são pareados sem necessidade de cabo e há carregador de bateria por indução para smartphones. O ar-condicionado passa a ter os comandos na tela do multimídia, um item que pode não agradar a todos, mas que elimina custos no veículo.

Interior passa a mesclar o tecnológico com o tradicional

Em termos de segurança a versão 2024 vem equipada com assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego dos retrovisores externos e sensor de estacionamento traseiro, além dos demais itens que já faziam parte do veículo em seu ano-modelo anterior.

Grade do radiador é bem ampla e as entradas de ar auxiliares ajudam a manter bem arrefecidos todos os sistemas de potência

Na aparência externa o veículo se diferencia na traseira pelo novo aerofólio montado sobre a tampa do porta-malas, lanternas de LED e ponteiras de escapamento duplas e cromadas.

Novo aerofólio traseiro e saída dupla de escapamento como no Mach 1

Na dianteira os faróis são em LED com assinatura do DNA Mustang em 3 blocos de luz em cada farol. Na grade aparece o Pony (cavalo) e na lateral o destaque fica no novo desenho das rodas de 19” com face diamantada e pintura escurecida e brilhante. Os pneus dianteiros são 255/40 R19 e os traseiros, 275/40 R19.

Iluminação em LED reforça o DNA da marca

O veículo chega em versão única, a GT Performance, por R$ 529.000 e já pode ser reservado nas 110 concessionárias da marca no Brasil. A previsão de entrega das primeiras unidades é até o final de junho.

GB

 

FICHA TÉCNICA NOVO MUSTANF GT PERFORMANCE
PRODUÇÃO Flat Rock, Michigan, EUA
MOTOR
Designação Coyote 5.0
Descrição V-8 a 90°, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase admissão e escapamento, injeção no duto e direta, gasolina
Cilindrada (cm³) 5.038
Diâmetro x curso (mm) 93 x 92,7
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm) 486 / 7.250
Torque (m·kgf/rpm) 58 / 5.000
Corte de rotação (rpm) 7.500
Comprimento da biela (mm) 150,7
Relação  r/l 0,307
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico, 10 marchas, conversor de torque com bloqueio desde a primeira marcha, trocas manuais sequenciais por borboletas, tração traseira com diferencial autobloqueante Torsen
Relações das marchas (:1) 1ª 4,70; 2ª 2,99; 3ª 2,15; 4ª 1,77; 5ª 1,52; 6ª 1,28; 7ª 1,00; 8ª 0,85; 9ª,0.69; 10ª 0,64
Relação de diferencial (:1) 3,35
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem oca
Traseira Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem maciça
Controle Sistema de amortecimento MagneRide com amortecedores traseiros monotubo e dianteiros monotubo invertidos; suspensão com sensores de posição e Módulo de Dinâmica do Veículo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Relação de direção (:1) 16
Voltas entre batentes 2,5
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,2
Diâmetro do volante (mm) 370
FREIOS
Geral A disco nas quatro rodas com ABS de 4 canais, distribuição eletrônica das forças de frenagem assistência a vácuo,
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 380, pinça fixa de alumínio Brembo de 6 pistões de Ø 36 mm com freio de estacionamento integrado de acionamento mecânico por alavanca entre os bancos
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 330, pinça flutuante de aço de um pistão de Ø 45 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, dianteiras 9J x 19, traseiras 9,5J x 19
Pneus Dianteiros, 255/40ZR19, traseiros 275/40ZR19 (Michelin Sport 4S)
CONSTRUÇÃO
Descrição Monobloco em aço, capô de alumínio, cupê, 2 portas, 4 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.811
Largura sem espelhos/com espelho 1.958 / 2.080
Altura 1.398
Distância entre eixos 2.719
Bitola dianteira/traseira 1.642 / 1.642
Distância mínima do solo (mm) 144
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m² 2,15
Área frontal corrigida (m²) n.d.
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.836
Carga útil (kg) 334
Peso bruto (kg) 2.170
Porta-malas (L) 408
Tanque de combustível (L) 60,5
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL  (ENVIRONMENT PROTECTION AGENCY, EUA)
Cidade (km/l) 6,4
Estrada (km/h) 9,8
Combinado cidade/estrada (km/) 7,6
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,6
Velocidade máxima (km/h) 270

 

CONTEÚDO DO NOVO FORD MUSTANG GT PERFORMANCE
DESEMPENHO
Cinco (5) modos de condução base – Normal, Sportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag
Escapamento duplo com 4 ponteiras cromadas e ajuste de válvula ativo
Freio de estacionamento de alta performance – Drift Brake
Freios Brembo
Quatro (4( modos de suspensão – Normal, Sportivo, Pista e Pista Drag
Quatro (4) modos de escapamento – Normal, Sportivo, Pista e Silencioso
Seis (6) modos customizáveis – Combinações personalizadas dos modos de condução base
Suspensão Adaptativa MagneRide
Track Apps – métricas de desempenho, cronometragens e frenagens
Três (3) modos de direção – Normal, Sportivo e Conforto
*EXTERIOR
Ajuste de altura e distância do volante
Banco traseiro rebatível
Bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com ajustes elétricos
Bancos parcialmente revestidos em couro com costuras constrastantes
Console central com porta-objetos e descansa-braço integrado
Defetor traseiro na cor do veículo
Emblema GT Performance traseiro
Emblema interno Mustang
Emblemas laterais 5.0
Faróis FULL LED
Iluminação interna ambiente configurável
Lanternas FULL LED
Luz de aproximação com a projeção do emblema do Mustang
Luz de leitura
Luzes de assinatura com DNA Mustang
Painel de instrumentos digital e tela tátil integrados
Para-sóis com espelho e iluminação
Repetidoas de setas bis nos espelho
Retrovisores externos com rebatimento e ajustes elétricos
Soleiras das portas iluminadas e com emblemas Mustang
Tapetes de carpete com costuras constrastantes
Terceira luz de freio
Volante multifuncional aquecido e revestido em couro
SEGURANÇA
Alarme de segurança com imobilizador e sensores de inclinação
Alerta de colisão frontal iminente
Assisten de poartida em aclives
Assistente de frenagem autônoma de emrgência com detecção de pedestre / ciclista
Assistente de permanência e centralização em faixa
Assitente de manobras evasivas
Bolsas infáveis dianteiras, laterais diabteurasm de coritna e de joelhos do passageiro (7)
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
Controle de cruzieiro adaptativo com função para e anda
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Detecção aueomática de buracos
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Farol alto atomático
Farol automático
Luzes de rodagem diurna (DRL)
monitoramento da prewssão dos pneus
Rravamento automático das portas
TECNOLOGIA
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Câmera de ré
Carregador de bateria de telefone célula por indução
Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power)
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática nas paradas
Painel de Instrumentos digital de 12.4″
Sensores de estacionamento traseiros
Vidros elétricos com abertura e fechamento com um-toque
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC4
B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen com 11 alto-falantes e 1 subwoofer
Bluetooth
Comandos de áudio e voz no volante
Entradas USB tipo A e tipo C
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio
GPS de bordo
Tela central tátil multifuncional de 13.2″
CONECTIVIDADE VIA FORDPASS
Agendamento de serviços na rede autorizada
Alerta de acionamento do alarme no celular
Alertas de funcionamento do veículo
Partida remota agendada
Partida remota com acionamento do ar-condicionado
Sistema de localização do veículo no celular
Status de pressão dos pneus
Status remoto do veículo (nível da bateria de combustível, hodômetro, alcance, etc)
Travamento e destravamento remoto do veículo






Tags: carro esportivoFord Mustang GTGBGerson BoriniMustang GT Performancepony cars
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Foto: divulgação VW

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