A marca do escorpião está comemorando 75 anos em 2024. Tudo começou em 31 de março de 1949 quando o austríaco naturalizado italiano Carlo Abarth fundou a Abarth & C. com o piloto Guido Scagliarini.
Na Europa, para comemorar três quartos de século, a Abarth lançou a edição limitada do 695: o Abarth 695 75° Anniversario (foto de abertura). São apenas 1368 unidades, como forma de homenagem ao motor 1.4 T-Jet, que tem exatamente 1.368 cm³ de cilindrada. Para completar as comemorações, a marca revelou ainda no velho continente três imagens inéditas do Novo Abarth 600e Scorpionissima: o modelo da marca mais potente até hoje, equipado com 240 cv, diferencial autobloque4cante mecânico e muitos itens de veículos de corrida.
O primeiro Abarth foi o 204 A, derivado do Fiat 1100. O modelo foi o centro das atenções em 10 de abril de 1950, quando Tazio Nuvolari o dirigiu em busca da vitória em sua última corrida, na prova Palermo-Monte Pellegrino. Desde então, a história da marca traz inúmeros recordes em corridas e no setor automobilístico combinando sempre máximo desempenho, design e constante aprimoramento técnico.
Carlo Abarth teve a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de kits de prepaação para carros de produção em série visando aumentar sua potência, aceleração e velocidade. Os componentes do escapamento tiveram lugar de destaque e, ao longo dos anos, se tornaram marca registrada do “estilo Abarth”. Assim, em alguns anos, a Abarth & C. se tornou global. Em 1962, a marca já produzia 257 mil sistemas de escapamento, 65% dos quais destinados à exportação.
O auge do sucesso veio no final da década de 1950 e nos anos 1960. Com um Fiat Abarth 750 projetado por Bertone, a marca quebrou o recorde de resistência e velocidade em 1956. Em 18 de junho, na pista de Monza, quebrou o recorde de 24 horas, cobrindo 3.743 km a uma velocidade média de 155 km/h. Então, de 27 a 29 de junho, no mesmo circuito, acumulou vários recordes: os 5 mil e 10 mil km, as 5 mil milhas e as 48 e 72 horas. O mesmo veículo foi projetado pela Zagato em duas versões diferentes: o Fiat Abarth 750 Zagato (1956) e o Fiat Abarth 750 GT Zagato (1956).
Em 1958, Carlo Abarth criou uma verdadeira obra de arte com o novo Fiat 500, transformando completamente o pequeno carro utilitário e aumentando ao máximo seus potenciais. No mesmo ano, a marca intensificou sua parceria com a Fiat, que se comprometeu a dar prêmios com base no número de vitórias e recordes que a equipe conquistasse. Foram dez recordes mundiais, 133 recordes internacionais e mais de 10 mil vitórias em pistas de corridas.
A lenda continuou a crescer, tornando-se um nome familiar. Os anos 1960 foram a década de ouro de Abarth, que se tornou sinônimo de velocidade, coragem, desempenho e desenvolvimento. São diversos os modelos que se destacaram na história do automobilismo: do 850 TC, que foi vitorioso em todos os circuitos internacionais, ao Fiat Abarth 1000 Berlina e à 2300 S, que obteve uma extraordinária série de recordes na pista de Monza.
Em 1971, a Abarth foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat e, para sublinhar o seu caráter italiano, o tricolor passou a aparecer no logotipo no fundo da escrita Abarth. A lenda continuou com o Fiat 124 Abarth, vencedor do título europeu de 1972 e 1975; o Abarth 131, campeão mundial de rali em 1977, 1978 e 1980, e o Ritmo Abarth.
Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979, sob o signo de escorpião, o mesmo de seu nascimento e que inspirou o emblema-logotipo ostentado em seus carros.
Ainda assim, o glorioso passado da marca foi atualizado em 2008, quando foi relançada com uma nova linha criada para entusiastas do automobilismo, como o Abarth Grande Punto (2007) e o Abarth 500 (2008), além de kits de preparação para cada carro. Desde então, diversos novos modelos chegaram ao mercado, como o Abarth 695 Tributo Ferrari (2010), o Abarth 595 Yamaha Factory Racing (2015), o Abarth 695 Biposto Record (2015), o Abarth 695 Rivale (2017), o Abarth 124 spider (2016), o Abarth 124 GT (2018), o Abarth esseesse 595 e o Abarth 124 Rally Tribute (2019), o Abarth 595 e o Abarth 695 (2022). A marca ainda entrou em uma nova era com a apresentação em 2022 de seu primeiro modelo elétrico preparado, o Novo Abarth 500e.
No Brasil
A marca do escorpião já teve dois modelos vendidos no Brasil antes de sua fase atual. Em 2002, lançou o Stilo, com a versão mais potente do hatch. Ela era equipada com um motor de cinco cilindros, 2,4 litros, 167 cv e 22,8 m·kgf. Sua aceleração de 0 a 100km/h era em apenas 8,4 segundos e alcançava 212 km/h,
Já em 2014 foi a vez do icônico 500 Abarth que era ainda mais rápido, 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o motor 1.4 Multiair 16 V Turbo de 167 cv e 23 m·kgf. O desenho também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos.
Em 2022, o escorpião fez história novamente. Desta vez, com o Pulse Abarth (foto abaixo), primeiro suve da marca no mundo. Com a missão de marcar o retorno do escorpião mais famoso ao país, o modelo traz desempenho no seu DNA, foi desenvolvido no Brasil e é fabricado em Betim. Com motor Turbo 270, ele é o mais rápido do país na sua categoria. É sucesso entre os clientes.
Já no ano passado, a família brasileira do escorpião aumentou, com a chegada do Fastback Abarth no final de outubro. Com estilo ainda mais esportivo, ele mantém os traços que fazem sucesso no suve-cupê com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo. E, claro, não poderia deixar a desejar no desempenho: 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos velocidade máxima de 220 km/h. Sua relação peso-potência é de 7 kg/cv. O modelo também é fabricado em Betim.
Com os dois modelos, a Abarth também teve motivos para comemorar com os números de vendas conquistados no Brasil em 2023. Recém-lançado, o Fastback Abarth foi o veículo verdadeiramente esportivo mais vendido em dezembro no país com 342 unidades comercializadas (64 a mais que o segundo colocado, ou seja, cerca de 23% acima). No ano, foram 509 unidades do suve-cupê preparado de fábrica (lembrando que o modelo foi lançado no último trimestre do ano: em 26 de outubro). O Pulse Abarth também se destacou em 2023 e garantiu o degrau mais alto do pódio entre os esportivos com 2.566 unidades emplacadas.
BS