O crescente número de restomods de ponta nos dias de hoje, está desencadeando ataques cada vez mais frequentes de déjà vu entre aqueles com idade suficiente para se lembrar dos carros pela primeira vez. A nostalgia é uma força extremamente poderosa, e pelo menos parte da geração que cresceu cobiçando os carros estelares dos anos 80 e 90 atingiram um nível financeiro para adquirir versões atualizadas e reprojetadas.
O Evoluto 355, em matéria na Road And Track é, como o próprio nome sugere, uma versão ajustada do Ferrari F355 fabricado entre 1994 e 1999, embora com mudanças que são mais do que apenas cosméticas. O mais significativo é a mudança para uma carroceria de compósito de fibra de carbono (CFRP), com reforço de carbono adicional aplicado ao chassi de aço original para aumentar a rigidez torcional em 23%. Com 1.247 kg em sua configuração mais leve, o Evoluto pesa 103 kg a menos que o carro original.
A mudança para a construção de CRFP (carbon fiber reinforced plastic) permitiu mudanças dimensionais sobre o carro original, sendo que o Evoluto é mais largo. O desenho exterior é um trabalho da Callum, empresa fundada pelo ex-chefe de estilo da Jaguar e Aston Martin, Ian Callum. Os faróis escamoteáveis originais continuam presentes, mas agora equipados com novas unidades de iluminação LED (infelizmente, ainda não há imagens). As rodas também são uma polegada maior em diâmetro do que no carro original, passando a ter 19 polegadas.
O interior também foi substancialmente alterado com um painel redesenhado e materiais de qualidade muito mais elevados do que seria encontrado num F355 original.
O 3,5-L V-8 do F355 foi retrabalhado e agora produz 421 cv — 40 a mais do que no carro original — a 8.500 rpm. O escapamento é feito de titânio. Os compradores poderão escolher freios carbocerâmicos opcionais no lugar dos rotores de ferro fundido padrão.
Não mais de 55 Evoluto serão produzidos pela DRVN em Coventry, Inglaterra, com compradores precisando obter um F355 original para servir de base para a transformação. A empresa afirma que todos terão câmbio manual.
O 355 Evoluto fará sua estreia no Goodwood Festival of Speed desta semana na Inglaterra, mas também será exibido na Monterey Car Week em agosto; o preço ainda não foi revelado.
NOTA: A Ferrari é conhecida por ser totalmente contrária à realização de modificações independentes em seus veículos. A preocupação da marca é tanta que alguns clientes chegaram a enfrentar processos judiciais movidos pela própria fabricante, sendo que em alguns casos foram até banidos da lista de clientes.
MF