O Chevrolet Onix LT 1,0 com câmbio manual de 6 marchas é um exemplo de como a engenharia automobilística pode equilibrar desempenho, economia e dirigibilidade num pacote acessível e atraente. Nesta avaliação destacamos os aspectos técnicos e dinâmicos que fazem deste modelo uma escolha sensata para quem busca eficiência ao dirigir.
São duas versões com motor 1,0 de aspiração atmosférica e câmbio manual de seis marchas disponíveis no catálogo da Chevrolet com os seguintes preços:
Onix 1,0 – R$ 89.290
Onix LT – R$ 96.990 (versão testada)
Há dois anos fizemos este vídeo completo da avaliação do veículo, que reapresentamos abaixo:
Motor e câmbio
O motor 1,0 do Onix LT é um tricilindro aspirado que entrega 78/82 cv a 6.400 rpm e 9,6/10,6 m·kgf a 4.100 rpm. Embora possa parecer modesto à primeira vista, este motor é um exemplo de eficiência. A injeção eletrônica multiponto do tipo no duto (port injectiion) prova que um motor de concepção moderna não precisa de injeção direta para atingir os níveis atuais da legislação de emissões. O gerenciamento eletrônico garante uma resposta rápida ao acelerador e um funcionamento suave nas diversas condições de uso.
A principal virtude deste motor é sua linearidade. Desde baixas rotações, o torque e consequentemente a potência estão bem distribuídos, proporcionando uma condução agradável tanto em trânsito urbano quanto em rodovias. A calibração do motor para trabalhar com o câmbio manual de 6 marchas é um dos pontos altos. As relações de marcha são bem escalonadas, permitindo extrair o melhor desempenho do motor.
Esse câmbio é um diferenciador importante dentro da categoria de carros de entrada. A suavidade e a precisão dos engates são dignas de destaque, tornando aa trocas de marchas uma experiência prazerosa e nada cansativa para o motorista.
Essa configuração de câmbio permite ao motorista manter o motor em regimes de rotação ideais para diferentes situações, seja economizando combustível em uma viagem longa em sexta marcha ou aproveitando a elasticidade do motor em marchas mais baixas durante uma condução mais esportiva. A sexta marcha, em especial, atua como um “overdrive” (sobremarcha), reduzindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, consequentemente, o consumo de combustível e o nível de ruído na cabine. No nosso padrão de rotação na última marcha a 120 km/h (velocidade verdadeira) o motor está a apenas a 3.460 rpm, 54% da rotação de potência máxima. Porém, para extrair o máximo desse conjunto, o motorista não pode ter preguiça de reduzir para 5ª marcha nas subidas mais longas.
Como dito antes, um dos pontos fortes do Onix LT 1,0 é sua eficiência energética. No ciclo urbano, o consumo médio homologado junto ao Inmetro é de 13,9/9,9 km/l e no rodoviário 16,7/11,7 km/l. Igualmente ao identificado na primeira avaliação de 2022, esses números são fáceis de serem superados, e durante a semana de uso obtive o acumulado de 16 km/l com gasolina, sendo que no trecho de São Paulo a Campinas atingiu a marca de 21 km/l a 120 km/h com dois ocupantes e ar-condicionado ligado.
Dinâmica veicular
O equilíbrio dinâmico do Onix LT é um dos pontos mais elogiáveis. A suspensão, composta por McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, foi calibrada para proporcionar um rodar confortável sem comprometer a estabilidade. Em curvas, o carro mantém um comportamento neutro, com uma leve tendência ao subesterço, o que é esperado num veículo de tração dianteira. A direção com assistência elétrica é bem leve nas manobras mas firme em altas velocidades, transmitindo confiança.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Outro aspecto relevante é a rigidez torcional da carroceria, que contribui para uma condução precisa e segura. Mesmo em pisos irregulares, o Onix LT absorve bem as imperfeições do solo sem transmitir desconforto aos ocupantes. Essa qualidade é particularmente apreciada em estradas brasileiras, onde as condições variam amplamente.
Conforto e ergonomia
O interior do Onix LT foi projetado com foco na ergonomia e no conforto dos ocupantes. Os bancos oferecem bom suporte lateral e são confortáveis para viagens longas. A posição de dirigir é ajustável pela altura do banco do motorista e do respectivo cinto de segurança com comandos ao alcance das mãos e boa visibilidade para o motorista. O acabamento interno, embora simples, é de boa qualidade e transmite uma sensação de robustez.
A central multimídia MyLink, com tela tátil de 7 polegadas, é intuitiva e oferece conectividade sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Esse sistema facilita o acesso as funções de navegação, música e chamadas telefônicas, contribuindo para uma experiência de condução mais integrada e segura.
Em termos de segurança, o Onix LT vem bem equipado de série. Conta com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, além de bolsas infláveis frontais e laterais. Ficou devendo o controle de velocidade de cruzeiro, que está disponível em um de seus principais concorrentes, o HB20, mesmo com câmbio manual.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
O Chevrolet Onix LT 1,0 com câmbio manual de 6 marchas é uma excelente opção para quem busca um carro equilibrado, que combine economia de combustível, desempenho adequado e uma dirigibilidade prazerosa. A motorização eficiente, aliada a um câmbio bem ajustado e a uma dinâmica veicular refinada, faz deste modelo uma escolha racional e emotiva ao mesmo tempo.
Seja no uso diário na cidade, onde sua agilidade e economia se destacam, ou em viagens, onde a sexta marcha oferece conforto e economia, o Onix LT prova ser um companheiro versátil e confiável. A GM acertou ao criar um carro que atende às necessidades práticas sem renunciar ao prazer ao volante, característica apreciada por quem realmente gosta de dirigir.
Para os entusiastas da condução, o Onix LT 1,0 com câmbio manual de 6 marchas é uma prova de que é possível encontrar prazer ao volante em um carro acessível e econômico. Seu equilíbrio entre motorização e dinâmica veicular é um exemplo de como a engenharia automobilística pode oferecer soluções inteligentes para o consumidor moderno.
GB
FICHA TÉCNICA CHEVROLET ONIX LT 1,0 MANUAL 2024 | |
MOTOR | |
Denominação | ECONOFLEX |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada embebida em óleo, com variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro), coletor de escapamento integrado no cabeçote, injeção no duto, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 74 x 77,49 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 12,5 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 78/82/6.400 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 9,6/10,6/4.100 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
Ignição | Estática, bobinas individuais |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (tensão V/capacidade A·h) | 12 / 50 |
Alternador (intensidade A) | 100 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Manual F-11, 6 marchas |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,350; 3ª 1,483; 4ª 1,054; 5ª 0,804; 6ª 0,674; ré 3,308 |
Relação do diferencial (:1) | 4,87 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro mín. de curva (m) | 10,4 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 15 (estepe, aço 4T x 15) |
Pneus | 185/65 R15 (estepe, T115/70 R15M) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,33 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,038 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,672 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.163 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.731 / 2.044 |
Altura | 1.475 |
Distância entre eixos | 2.551 |
Bitola dianteira/traseira | 1.506 / 1.510 |
Distância mínima do solo | 128 |
Balanço dianteiro/traseiro | 882 / 730 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas (VDA) | 303 |
Tanque de combustível | 44 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.038 |
Carga útil | 375 |
Bruto otal | 1.413 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 13,3 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 167 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,9/9,9 |
Estrada (km/l, G/A) | 16,7/11,7 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 34,7 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 3.460 |
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) | 5.400 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
CONTEÚDO DO CHEVROLET ONIX LT 1,0 MANUAL 2024 |
SEGURANÇA |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Alarme antifurto |
Alerta do cinto de segurança desatado para todos os passageiros |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis baixos tipo projetor, altos tipo refletor |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sensor de estacionamento traseiro |
Terceira luz de freio |
ITENS DE APARÊNCIA |
Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em aclive |
Câmera de ré |
Chave com sensor de aproximação |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do bocal de abastecimento de combustível |
Computador de bordo |
CONFORTO E COMODIDADE |
Controlador e limitador de velocidade |
Controles do rádio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo |
Iluminação no porta-luvas |
Iluminação no porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de acompanhamento pelos faróis ao deixar o veículo |
Luz de aproximação pelos faróis ao destravar as portas |
Luz de cortesia dianteira e luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas cromadas |
Painel de instrumentos 3,5 pol. digital TFT |
Para-choques pintados na cor do veículo |
Para-sóis com espelho |
Partida por botão |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Tomada de 12 V no console central |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras um-toque e fechamento/abertura automática pela chave |
BANCOS |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro com encosto bipartido 30:70 |
Bancos dianteiros com apoio de cabeça integrado |
INFOTENIMENTO |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8″, integração com smartphones através do Apple CarPlay, rádio AM/FM e entrada USB |
Conjunto de alto falantes (4) |