Com o encerramento positivo do terceiro trimestre, a Anfavea rendeu-se às evidências; o mercado puxou reação acima das estimativas do início do ano, as vendas de leves no acumulado de nove meses foram 14% superiores às do ano passado, o ritmo diário de emplacamentos estabilizou-se em pouco mais de dez mil unidades e outubro começou acelerado. Ficou certa apreensão por conta da subida da Selic, que deve puxar os juros de financiamento para cima e arrefecer um pouco os ânimos dos compradores.
No último dia 7 a Anfavea apresentou os números do mês com o otimismo de sempre, o mês de setembro equiparou-se ao do período pré-pandemia, um total de 236.334 unidades comercializadas, sendo 222.875 leves, 11.455 caminhões e 2.004 ônibus. As projeções até o final do ano revistas apontam para um crescimento total pouco inferior a 11%, e consistente em todos os segmentos.
Setembro teve um dia útil a menos que agosto, o ritmo diário de emplacamento de leves ficou em 10.613. Já são quatro meses seguidos nesse passo, porém neste mês puxado pelas vendas diretas, que ultrapassaram o patamar de 50% dos emplacamentos de leves pela primeira vez no ano. As vendas no varejo de automóveis caíram 10 mil, porém ainda no bom patamar das 90 mil unidades.
Setembro contra setembro apontou expansão de 19%, o Kardian trouxe a Renault de volta aos volumes e ao 5º lugar no ranking.
Varejo e atacado mostram crescimento equilibrado nos nove meses do ano.
Ritmo de licenciamentos diários chegou ao nível de 2019 e tendência será superar.
RANKING DO MÊS E DOS TRÊS TRIMESTRES
Fiat segue mandando as cartas, emplacou 49.645 unidades no mês, distanciando-se da VW, segunda colocada, em quase 15 mil unidades. Depois veio GM com 27.665, Toyota com 19.814, Renault com 15.183, Hyundai, Jeep. No acumulado do ano a marca italiana mantém o vigor, 370.215 leves vendidos, VW em segundo, com 276.690, GM com 222.940, Toyota, Hyundai e Renault na sequência. Os novos 2008 e Basalt devem reforçar as respectivas marcas com ótimos produtos no já ultracompetitivo segmento suve.
Polo foi o mais vendido no segmento de automóveis, com 12.355 unidades, seguido do Onix, com 8.610, T-Cross surpreendendo, 8.543, Argo em quarto, depois HB20, Tracker, Mobi. Nos nove meses o VW compacto emplacou 97.037 unidades, seguido do Onix, com 68.657, Argo, com 64.470, HB20, 63.995.
A Strada (foto de abertura) reina sozinha, foram 14.240 picapes compactas vendidas, liderando também o segmento de leves, Hilux veio em segundo, com 5.118, Toro em terceiro, 4.925, Saveiro em quarto, 4.656, Ranger com 2.893. No acumulado dos três trimestres a Strada fechou com 101.456 unidades emplacadas, Toro com 39.332, Saveiro encostada, com 39.037, Hilux, 36.899, Ranger.
Este mês tivemos a renovação do Creta e o próximo será o Kicks, com grandes mudanças visuais e de trem de força. De olho na reação de mercado aos novos produtos da Peugeot, 2008 e Citroën, Basalt, que devem reforçar as respectivas marcas.
Até mês que vem!
MAS