O BMW M3 chega ao Brasil em duas versões, Competition e Competition Track. Por fora a principal mudança foi nos faróis, que passaram a ter luzes de rodagem diurna verticais. As rodas de liga de alumínio são de 19″ na dianteira e 20″ na traseira.
Por dentro, a conhecida tela curvada composta por duas telas, com 12,3” para o quadro de instrumentos e 14,9” para a multimídia. As saídas de ar-condicionado foram redesenhadas e o volante passa a ter o segmento do aro achatado e marcação 12 horas na cor vermelha. A Competition Track possui bancos-concha com estrutura em compósito de fibra de carbono.
O motor é o mesmo para as duas versões e não houve alterações, sendo ele o S58B30T0, um seis-cilindros em linha de 2.993 cm³ com dois turbocarregadores MHI (Mitsubishi Heavy Industries), cada um incumbido de carregar três cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta, a gasolina somente, que entrega 510 cv a 6.250 rpm e o elevado torque de 68,3 m·kgf de 2.750 rpm a 5.500 rpm, fazendo o sedã ir de 0 a 100km/h em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 290 km/h. O câmbio é o automático epicíclico ZF 8HP48 de 8 marchas.
A Competition usa discos carbocerâmicos e furados de Ø 380 mm na dianteira e Ø 370 mm na traseira. De cor azul, as pinças dianteiras são fixas e de seis pistões; traseiras, deslizantes de um pistão. Já na Track os discos são de Ø 400 mm na dianteira e Ø 380 mm na traseira, e pinças na cor dourada. O comando do pedal é elétrico em vez do habitual mecânico agindo diretamente no cilindro-mestre, mas a atuação continua a ser hidráulica, gerenciada pelo módulo do ABS.
Um dos destaques em termos de tecnologia está no sistema que registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de drift com uma classificação exibida na central multimídia; programa que fornece tempos de volta e análise de desempenho quando o carro é utilizado na pista; e recurso que oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controle de estabilidade e tração para dar mais segurança em terrenos difíceis, ou uma pilotagem ainda mais direta e esportiva — de acordo com a escolha do motorista.
O carro conta com assistente de farol alto, faróis de LED adaptativos, projetor de informações para o motorista no para-brisa, carregamento sem fio para celulares, ar-condicionado de três zonas, entre outros.
Os preços sugeridos são R$ R$ 858.950 para o Competition e R$ 961.950, para o Competition Track, que estão disponíveis em nove opções de cores para a carroceria e quatro para o acabamento interno.
Veja, ou reveja, o teste deste BMW por Bob Sharp em junho de 2021, com vídeo, ficha técnica e lista de conteúdo.
MF