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Home Avaliações

PEUGEOT 2008 GT 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

UMA SOLUÇÃO BEM INTEGRADA DA ENGENHARIA DA STELLANTIS: MOTOR FIAT FLEX EM ARCABOUÇO PEUGEOT

identicon por Gerson Borini
20/10/2024
em Avaliações, GB, Testes
Fotos e captação de imagens: autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo

Fotos e captação de imagens: autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo





O novo Peugeot 2008 foi apresentado em agosto, data que por motivos de força maior não pudemos comparecer ao evento e fazer as primeiras avaliações, porém já apresentamos as principais características do veículo em agosto 2024. Agora recebemos uma unidade topo de gama, a GT, equipado com motor 1,0 turbo e câmbio CVT de 7 marchas para nosso teste completo.

Teto solar é panorâmico e tem opção de abertura da parte frontal

Já de saída o carro agrada pelo seu maior porte, e por alguns ângulos se assemelha ao Peugeot 3008. Explorei seu comportamento tanto no ambiente urbano quanto em trechos rodoviários, analisando o desempenho, conforto e eficiência desse conjunto.

No vídeo abaixo é possível acompanhar minhas principais observações de uso do veículo, inclusive com análise técnica no elevador:

Agilidade e consumo otimizado no uso urbano

O Peugeot 2008 GT se destaca logo nos primeiros quilômetros percorridos na cidade. O motor T200 da Stellantis que equipa Pulse, Fastback e Peugeot 208 não ficou fraco neste veículo maior. O conhecido motor 1,0 turbo flex gera 125/130 cv de potência máxima e 20,4 m·kg de torque máximo a 1.750 rpm, garante boas arrancadas e retomadas , essenciais para o tráfego urbano. O câmbio automático CVT de 7 marchas tem trocas suaves e bem escalonadas, facilitando a condução em trechos travados.

Motor T200 tem interresfriador do tipo ar/ar montado na dianteira do veículo

Nas saídas de semáforo, entrega bom torque em baixas rotações e, consequentemente, a farta potência já em baixas rotações se mostrou um ponto forte, proporcionando boa aceleração, enquanto o comportamento da suspensão, de acerto mais voltado para o conforto, absorve bem as irregularidades do asfalto, sem ser excessivamente macia. Mesmo nas vias mal pavimentadas, o 2008 GT manteve o controle, graças à suspensão dianteira independente (McPherson) e traseira por eixo de torção, que garantem uma combinação equilibrada de conforto e estabilidade.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O consumo de combustível no trecho padrão entre São Paulo e Campinas, pela Rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h foi de 16,1 km/l, com gasolina. Os valores homologados junto ao Inmetro indicam 12,3/8,6 km/l na cidade e 13,7/9,8 km/l na estrada. E o desempenho declarado pelo fabricante é de 10,1 segundos no 0-100 km/h com gasolina ou álcool e 191/194 km/h de velocidade máxima.

Desenho com frente alta ampliando o tamanho do veículo

Outro ponto de destaque é a visibilidade 360 graus. Apesar das colunas traseiras largas a visibilidade não fica prejudicada e a câmera de ré com sensores de estacionamento traseiro e dianteiro facilitam ainda mais tais manobras.

Linha de cintura em elevação na parte traseira e molduras plásticas e teto preto são destaques

Estabilidade e controle na estrada

Levando o Peugeot 2008 GT para a estrada, o motor 1,0 turbo continua impressionando. A boa potência já em baixas rotações contribui para ultrapassagens seguras e tranquilas. A sétima marcha alongada favorece o consumo, mantendo o motor em rotações baixas em velocidades típicas de autoestradas. A 120 km/h, o motor gira em torno de 2.200 rpm, proporcionando silêncio a bordo e uma condução relaxada, sem sinais de vibração excessiva.

Vista lateral destaca os vincos na carroceria

Em curvas de alta velocidade, o 2008 GT mantém a compostura. O controle de estabilidade atua de maneira discreta, permitindo uma certa liberdade ao motorista, mas sempre presente para corrigir eventuais excessos. A direção com assistência elétrica é precisa e rápida, com bom aumento progressivo de peso, garantindo confiança mesmo em trechos sinuosos.

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A aerodinâmica bem trabalhada do modelo também contribui para um comportamento estável em rodovias, evitando oscilações com ventos laterais. E o resultado no teste de ruído foi muito bom, como pode ser visto nos gráficos abaixo.

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Tecnologia de bordo

O destaque fica com o Peugeot i-Cockpit,(posto de condução inteligente) um conceito de interior surgido em 2010 e que se  combina com um volante achatado em seções opostas e de diâmetro reduzido (350 mm na horizontal e 340 mm, na vertical), quadro de instrumentos elevado, visível por cima do volante, e uma central multimídia de fácil acesso e visualização. No 2008 GT, o quadro de instrumentos é totalmente digital e utiliza a tecnologia 3D i-Cockpit, que projeta informações em diferentes camadas, criando um interessante efeito tridimensional. Essa configuração também oferece personalização, permitindo escolha quais informações priorizar, como velocímetro, navegação e consumo de combustível. Mas o i-Cpckpit é uma solução que alguns adoram e outros odeiam.

Nota-se bem os dois achatamento do volante e acima dele o quadro de instrumentos

A central multimídia de 10 polegadas é outro destaque. Espelha Android Auto e Apple CarPlay sem fio, facilitando o pareamento de smartphones. A interface é intuitiva, tem boa resposta tátil e menus bem-organizados. A conectividade também é ampliada com entradas USB, incluindo uma porta tipo USB-C, além de carregamento por indução para smartphones compatíveis, num compartimento no compartimento com tampa e refrigeração.

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No quesito assistência à condução, o 2008 GT vem dotado de tecnologias de segurança, como o alerta de colisão dianteira com frenagem autônoma de emergência, que monitora o trânsito à frente e pode acionar os freios em caso de risco iminente de acidente. Há também o alerta de ponto cego, útil para evitar colisões laterais, e o assistente de conservação na faixa, que atua suavemente no volante para corrigir a trajetória quando o veículo está prestes a sair da faixa de rolamento sem o uso da seta.

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Outras tecnologias incluem o controle de cruzeiro, e o sistema de leitura de placas de trânsito, que exibe os limites de velocidade junto do velocímetro e pode ajudar a não cometer infração naquelas situações em que o limite da via é alterado.

No quesito conforto, o ar-condicionado automático digital permite ajustes precisos, enquanto o sistema de som é de boa qualidade, garantindo uma experiência acústica agradável.

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No geral, a tecnologia de bordo não só aprimora a experiência de condução com conforto e comodidade, mas também aumenta a segurança, tornando-o um veículo bastante completo em termos tecnológicos.

Tradicional foto AE

Conclusão

O Peugeot 2008 GT com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático CVT de 7 marchas se mostrou um veículo competente tanto na cidade quanto na estrada. Na condução urbana, destaca-se pela agilidade e baixo consumo de combustível, enquanto nas rodovias, seu motor entrega potência suficiente para proporcionar uma condução segura e confortável. O acerto de suspensão bem equilibrado entre conforto e firmeza, aliado à boa insonorização da cabine, fazem do 2008 GT uma boa opção para quem busca versatilidade num suve compacto.

Versões e preços:

Active Turbo 200: R$ 119.990
Allure Turbo 200: R$ 129.990
GT Turbo 200: R$ 149.990 (versão testada)

GB

 

FICHA TÉCNICA PEUGET 2008 GT 2025
MOTOR
Designação T200
Descrição 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, atuação indireta eletro-hidráulica MultiAir III na admissão, atuação direta no escapamento por alavancas-dedo com fulcro hidráulico, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica
Cilindrada (cm³) 999
Diâmetro x curso (mm) 70 x 86,5
Comprimento de biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,289
Potência (cv/rpm, G/A) 125/130/5.750
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 20,4/4.250
Densidade de potência (cv/L, G/A) 125,1 / 130,1
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) 20,4 / 20,4
Taxa de compressão (:1) 10,5
Corte de rotação (rpm) 6.500
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas, conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora por toques para trás/frente subir/reduzir, tração dianteira
Relações das marchas (:1) n.d.
Relação de diferencial (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro do volante (mm) 350 na horizontal/330 na vertical
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,2
FREIOS
Dianteiros, tipo (Ø mm) Disco ventilado, n.d.
Traseiros, tipo (Ø mm) Disco, n.d.
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7J x 17
Pneus 215/60 R17
Estepe temporário Aço, 4Jx15, pneu T125/80R15
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,34
Área frontal (calculada) (m²) 2,341.
Área frontal corrigida (m²) 0,795
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 419
Tanque de combustível 55
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.300
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.309
Largura sem/com espelhos 1.776/1.992
Altura 1.548
Distância entre eixos 2.612
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G ou A) 10,1
Velocidade máxima (km/h, G/A) 191/194
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 12,3/8,6
Estrada (km/l, G/A) 13,7/9,8

 

CONTEÚDO DE SÉRIE PEUGEOT 2008 GT 2025
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma
Alerta de ponto cego dos retrovisores externos
Alerta e correção de permanência em faixa
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro desatado
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortinas
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Detector de cansaço do motorista
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Faróis de LED com acendimento automático
Farol alto automático
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência
Imobilizador de motor
Luz de neblina traseira
Luz de rodagem diurna em LED
Reconhecimento de sinalização de velocidade
APARÊNCIA
Defletor de teto traseiro
Grade do radiador em preto com elementos cromados
Lanterna em LED
Logotipo GT na lateral do para-lama dianteiro
Maçanetas externas na cor do veículo
Maçanetas internas cromo fosco
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor preta
Rack de teto na cor preta
Roda de liga de alumínio aro 17?
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Alça de teto inclusive para o passageiros traseiros
Ar-condicionado automático digital
Assistente de partida em aclive
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro rebatível 70:30
Câmbio automático CVT de 7 marchas com opção de troca manual pela alavanca seletora e pelas borboletas atrás do volante
Câmera 360 graus
Carregador de smartphone por indução
Cobertura do porta-malas
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo)
Console central com porta-objetos
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade
Controles de áudio e telefone no volante
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e pintado de preto
Freio de estacionamento com acionamento eletromecânico
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual)
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um  período de tempo após travamento das portas
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto
Luz de teto traseira
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
Painel de instrumentos i-Cockpit analógico
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Teto solar panorâmico
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
ENTRETENIMENTO
Alto-falantes (6)
Antena de teto
Central multimídia Peugeot Connect com tela LCD tátil de 10?, integração sem fio com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth  e entrada USB e USB-C
ACABAMENTO INTERNO
Acabamento interno em preto
GARANTIA
36 meses






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ESTRADAS CONGESTIONADAS E OPERAÇÃO DIREÇÃO SEGURA INTEGRADA

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