Caro leitor ou leitora,
Esta matéria marca a chegada do segundo editor de notícias do AE, Anderson Nunes. Jornalista automobilístico experiente com passagens pelo Best Cars Web Site, revistas Fusca & Cia., Opala & Cia. e Quatro Rodas Clássicos. Tem um livro publicado, Clássicos do Brasil, dedicado à Gurgel. E era contumaz comentarista das matérias do AE. Verdadeiro autoentusiasta, é “do ramo’, como se diz.
Anderson atendeu ao convite do editor-geral do AE, Paulo Manzano, para cuidar de notícias de carros chineses que, como se sabe, estão chegando com força ao Brasil e muitos anseiam conhecê-los mais.
Bem-vindo ao AE, Anderson!
Paulo Manzano Bob Sharp
MAEXTRO S800, SEDÃ DE LUXO FEITO EM PARECERIA ENTRE A HUAWEI E A JAC
A Maextro, nova marca de automóveis criada em conjunto pela gigante chinesa de tecnologia Huawei e pela Anhui Jianghuai Automobile Group (JAC), revelou seu primeiro modelo com foco no mercado de sedãs de alto luxo.
O sedã, chamado Maextro S800, fez sua estreia (26/11), durante o Huawei Mate, evento voltado a lançamentos de novos produtos eletrônicos e que foi palco para a apresentação do modelo que já está disponível para pré-venda.
Durante o certame, os preços relevados do S800 foram 1 e 1,5 milhão de yuans (137.950~206.950 dólares), os compradores interessados em reservar os primeiros exemplares precisam fazer um depósito de 20.000 yuans (2.750 dólares).
Das quatro marcas que formam a Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA), a Maextro é mais sofisticada. Nesta aliança, a Huawei fornece os programas de condução inteligente, além de elaborar o projeto visual da carroceria, produção, vendas e pós-venda. A HIMA já comercializa carros de três marcas: Aito (Huawei e Seres), Luxeed (Huawei e Chery) e Stelato (Huawei e BAIC).
Sedã para confrontar os modelos alemães
Durante a cerimônia de lançamento do Maextro S800, a Huawei enfatizou que o seu sedã de alto luxo terá como foco disputar mercados com marcas já consolidadas neste segmento, tendo como alvos, modelos como o Mercedes-Maybach e Rolls-Royce. A meta é tornar o S800 uma espécie de porta-estandarte dos veículos chineses.
Para reforçar essa imagem, o Maextro S800 traz uma opulenta carroceria de 5.480 mm de comprimento, 2.000 mm de largura e 1.536 mm de altura. Sua distância entre eixos é de 3.370 mm. O visual dianteiro é todo fechado, havendo apenas uma estreita grade inferior com elementos cromados ?????que contrastam com a carroceria. Os faróis são formados por dois grandes blocos posicionados laterais, ladeados pelas luzes de rodagem diurna de LED. A grade inferior do tipo passante é cromada, com um acabamento brilhante que sugere uma estética no estilo Maybach.
Na lateral, o carro exibe linhas exclusivas, destacadas por uma larga coluna traseira, que são contornadas por um acabamento cromado e o logotipo MAEXTRO. Ele também apresenta maçanetas especiais “estilo Galaxy”. As informações sugerem que o carro estará disponível apenas em dois esquemas de cores: roxo-prata como exibido durante o evento e uma versão toda preta. Já na traseira há lanternas do tipo passante, que remetem ao desenho empregado nos Mercedes-Benz EQS. O para-choque traseiro tem saliências sutis com materiais brilhantes e refletivos para complementar o estilo geral. E por fim, o desenho distinto das rodas, que a mídia chinesa apelidou durante o evento de “flatbread” (pão achatado) ou “pie circles” (anéis de torta), contribuem para uma aparência mais clássica.
Ambiente celestial
O interior foi revelado somente numa única foto emocional. O chamariz é o teto “céu estrelado”, um recurso já empregado pela Rolls-Royce, que oferece um ambiente celestial, enquanto materiais de alta qualidade para o estofamento visa aumentar o apelo da cabine. Os bancos traseiros sugerem uma configuração de quatro lugares.
E como este é um empreendimento apoiado pela Huawei, pode-se esperar a mais recente tecnologia, incluindo um sistema de assistência alimentado por IA e capacidade de direção autônoma de nível 3, já que nas fotos é possível notar o lidar (acrônimo, em inglês, de detecção e distância por luz) fixado no teto.
Durante a coletiva, a Huawei divulgou somente que o Maextro S800 é construído no arcabouço de segunda geração batizado de Tuling Intelligent com arquitetura de 800 V. O sedã será dotado de dois motores elétricos Huawei DriveONE, além de amortecedores adaptativos e suspensão pneumática. A Maextro ainda não anunciou detalhes sobre potência e alcance. O S800 será lançado no mercado no segundo trimestre de 2025.
AN