Na China, todo veículo deve passar por uma série de normativas antes de chegar ao mercado. Tal atribuição é feita pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (“MIIT”). O MIIT publica mensalmente uma lista de marcas, modelos e características técnicas que passam pelo processo de homologação da agência estatal. Após receber o selo de aprovação, os fabricantes podem iniciar o processo de vendas. Entretanto, os fabricantes não ficam nada satisfeito com tal regra, já que são expostos aos olhos de todos imagens das versões e especificações dos carros que ainda não foram lançaram oficialmente.
Nesta manhã de segunda-feira (9/12), o MIIT concedeu a Xiaomi, a licença de vendas do seu mais novo modelo, junto com as primeiras fotos, e o nome oficial revelado: Xiaomi YU7. Como tem sido de costume, minutos depois do órgão governamental ter expostos os dados e as foto carro da Xiaomi, o próprio fabricante acabou por revelar as fotos oficiais, que são mais bem trabalhadas quando comparadas as imagens da lista do MIIT.
Xiaomi YU7
Após ganhar holofotes com o sedã elétrico SU7, lançado em março último, além da admiração do executivo-chefe da Ford Jim Farley, que descreveu o modelo como “fantástico”, a Xiaomi prepara-se para a chegada do seu segundo modelo elétrico a bateria (BEV), o suve YU7. Durante a fase de testes, o projeto ficou conhecido como MX11.
O Xiaomi YU7 mede 4.999 mm de comprimento, 1.996 mm de largura e 1.6000 mm de altura. Sua distância entre eixos é de 3.000 mm. O peso é de 2.405 kg. O YU7 é equipado com motores elétricos duplos, um dianteiro de 300 cv e um traseiro de 391 cv, potência total combinada de 681 cv, números que permitem o modelo atingir velocidade máxima de 253 km/h. O Xiaomi YU7 emprega uma bateria NMC de lítio da CATL, porém a capacidade de carga não foi revelada.
O Xiaomi anunciou em seu comunicado que o suve YU7 será lançado entre junho e julho de 2025. A produção será realizada na única fábrica da empresa, localizada na cidade Yizhuang, a sudeste de Pequim, segundo dados revelados pelos documentos do MIIT.
Conhecida mundialmente pela sua linha de telefones celulares e aparelhos domésticos, a Xiaomi ganhou visibilidade em março de 2024, quando lançou seu primeiro veículo elétrico a bateria – o Xiaomi SU7, com preço inicial de 215.900 yuans (29.700 dólares). Em novembro, a Xiaomi divulgou que as entregas do SU7 haviam ultrapassados as 100 mil unidades, atingindo assim sua meta de vendas para o ano inteiro antes do previsto.
AN