Pilotado por Dirk Muller, piloto da Multimatic Motorsports, o Ford Mustang GTD de 815 cv fez a volta na pista de 20,8 quilômetros e 73 curvas em 6min57,685 s, média de 179,273 km/h. Apenas seis carros esporte de produção em série quebraram essa barreira de 7 minutos, e o Mustang GTD detém o quinto melhor tempo, de acordo com os registros oficiais de Nürburgring, cumprindo a meta estabelecida pelo ´presidente da Ford Jim Farley durante a apresentação do Mustang GTD em agosto do ano passado.
O Mustang GTD representa o ápice de desempenho do Mustang, usando as lições aprendidas pela Ford Performance e pela Multimatic no programa de competição do Mustang GT3, especialmente quanto à aerodinâmica e configuração para pistas. No entanto, o Mustang GTD não está sujeito às regras e regulamentos das corridas de GT3, que proíbem grande parte da tecnologia que possibilite uma volta abaixo de 7 minutos em Nürburgring.
Isso inclui os freios carbocerâmicos, a aerodinâmica ativa, o supercarregador e a suspensão semiativa. A carroceria de compósito de fibra de carbono também é usada nas corridas de GT3. Mesmo sendo totalmente de série, o Mustang GTD que realizou a proeza em Nürburgring incluiu equipamentos de segurança exigidos no circuito, como banco de competição com cinto de cinco pontos e gaiola de proteção.
O vídeo de14 minutos a seguir traz uma visão de bastidores dos testes do Mustang GTD, desde em pistas americanas icônicas como Sebring, na Flórida, EUA até as sessões de desenvolvimento em Nürburgring. Jim Farley, Dirk Muller, Larry Holt, diretor técnico da Multimatic, Greg Goodall, engenheiro-chefe de Programa do Mustang GTD, Anthony Colard, gerente de design do Mustang GTD, e outros membros das equipes, aparecem nas cenas.
Se um quadro vale por mil palavras, um vídeo vale por mil quadros:
BS