A Xpeng e o Grupo Volkswagen, anunciaram hoje que firmaram um memorando de entendimento para colaboração estratégica em redes de carregamento super-rápido na China.
De acordo com o memorando, mais de 20.000 estações de carregamento operadas por ambas as empresas, abrangendo 420 cidades na China e serão disponibilizados aos clientes das duas marcas. Combinando as vantagens tecnológicas em carregamento super-rápido de alta potência arrefecido a líquido, bem como a ampla e complementar cobertura das duas partes em território chinês.
A colaboração também se estenderá à possibilidade futura de construir estações de carregamento super-rápido compartilhada na China, para acelerar ainda mais a expansão da rede de carregamento e melhorar a eficiência operacional. Esta colaboração estratégica marca o quarto acordo na parceria estratégica de longo prazo entre a Xpeng e o Grupo Volkswagen.
Parceria iniciada em 2023
A parceria entre a Xpeng e a Volkswagen teve início em 2023, quando a fabricante alemã investiu 700 milhões de dólares, tendo direito a cerca de 5% das ações na marca chinesa de carros elétricos. Desde então, as duas empresas têm trabalhado em conjunto nas áreas de tecnologia inteligente e arquitetura elétrica. No final de 2024, Volkswagen anunciou que lançará dois novos modelos baseados na arquitetura E/E da Xpeng, previstos para chegarem ao mercado em 2026.
Rede de carregamento
A Xpeng disponibiliza na China dois tipos de estações de carregamento. A primeira, chamada de S4, trabalha com uma potência de pico de 480 kW e uma corrente de 670 A. Essas estações podem carregar 200 km de alcance em 5 minutos, de acordo com a marca. Em novembro de 2024, a empresa começou a instalar as estações de carregamento S5 em toda a China com 800 kW e 800 A. De acordo com o fabricante, esta estação carrega 1 km por segundo. Com uma corrente de saída máxima de 800 A e uma tensão de 1.000 V, o S5 pode ser ativado em menos de 13 segundos após a conexão.
AN