O Renault Kardian é o mais recente lançamento da marca francesa no Brasil, prometeu agitar o segmento de suves compactos quando do seu lançamento em março de 2024, e ao final do ano cumpriu as expectativas, conquistando vários prêmios distribuídos pela imprensa especializada.
Equipado com o motor 1,0 turbocarregado TCe de 120/125 cv e o câmbio robotizado de seis marchas com dupla embreagem, o modelo apresenta uma combinação interessante de eficiência e desempenho. Durante uma semana de testes, exploramos diversos aspectos do Kardian, com ênfase em seu comportamento dinâmico, para descobrir como ele se sai em diferentes condições de uso.
Em nosso canal do YouTube é possível encontrar dois vídeos de apresentação e avaliação do novo Kardian. O primeiro no lançamento do modelo em Gramado, RS, e o segundo com nosso editor-chefe, Bob Sharp. Vale a pena ver de novo.
Ergonomia
Ao entrar no Kardian, a sensação é de estar em um carro moderno e bem pensado. O painel mescla linhas horizontais e elementos em preto brilhante, enquanto a central multimídia de 8 polegadas está bem-posicionada, oferecendo uma interface responsiva e intuitiva. O volante multifuncional ajustável em altura e distância facilita encontrar a posição de dirigir ideal, enquanto os bancos, revestidos predominantemente por tecido e mesclado com imitação de couro, proporcionam conforto mesmo em viagens mais longas.
Com dimensões compactas, o Kardian se destaca na categoria com um entre-eixos de 2.604 mm, o que resulta em um bom espaço interno. Atrás, dois adultos de estatura média se acomodam com razoável conforto, enquanto o porta-malas de 358 litros oferece capacidade suficiente para o dia a dia.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Motor e câmbio: conjunto bem resolvido
Sob o capô, o motor 1,0 turbo de três cilindros é o destaque. Com potência máxima de 120/125 cv a 5.000 rpm e 20,4/22,4 m·kgf de torque máximo a partir de 1.750 rpm, ele demonstra vigor em acelerações e retomadas. Durante os testes, o Kardian mostrou-se competente tanto em trajetos urbanos quanto em estradas, com respostas ágeis ao comando do acelerador.
O câmbio robotizado por dupla embreagem em banho de óleo, de seis marchas, é um aliado importante para extrair o melhor do motor. As trocas são suaves e bem escalonadas, contribuindo para uma condução agradável e eficiente. Em subidas mais íngremes ou ultrapassagens, o câmbio reage de forma precisa, sem hesitações. Além disso, o modo sequencial, pelas borboletas atrás do volante, é útil para quem prefere um controle maior em situações específicas. O modo manual pode ser selecionado ao manter pressionada a borboleta do lado direito por 3 segundos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Um interruptor localizado no console central abaixo dos difusores de ar e da multimídia é o responsável por selecionar entre os três modos de condução: Eco, Sport e My Sense. Este último identifica a maneira de condução do motorista e ajusta os parâmetros para extrair o melhor desempenho e consumo. A seleção também pode ser feita pela tela tátil do multimídia.
Comportamento dinâmico: diversão e confiança
Um dos pontos altos do Kardian é seu comportamento dinâmico. Com suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, o suve compacto entrega uma combinação equilibrada entre conforto e firmeza. Mesmo em pisos irregulares, a suspensão absorve bem as imperfeições, garantindo uma viagem agradável.
Nas curvas, o Kardian surpreende pela estabilidade. A carroceria apresenta pouca rolagem e a direção elétrica, bem calibrada, oferece boa precisão e leveza em baixas velocidades, tornando as manobras fáceis. Em velocidades mais altas, o volante ganha peso progressivamente, transmitindo confiança.
Os freios, com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, mostraram-se eficientes em todas as situações. Mesmo em frenagens mais intensas, o sistema é consistente, com boa modulação no pedal.
Eficiência e consumo
O conjunto motor e câmbio também se destaca pela eficiência. Durante a semana de avaliação, registramos uma média geral de consumo de 10 km/l no uso misto cidade/estrada, sempre com álcool, e com uso primordial na cidade.
A homologação junto ao Inmetro indica 13,1/9,0 km/l no uso urbano e 13,9/9,7 km/l no uso rodoviário.
Tecnologia e segurança
O Renault Kardian também não decepciona em termos de tecnologia. A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, oferecendo conectividade sem fio. Além disso, o pacote de assistências à condução inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Outro ponto positivo é o sistema de câmeras 360 graus, que facilita manobras em espaços apertados. Em termos de segurança passiva, o Kardian vem equipado com seis bolsas infláveis (frontais, laterais e de cortina), garantindo proteção adicional para os ocupantes.
Conclusão
Depois de uma semana com o Renault Kardian 1,0 turbo automático, fica claro que o modelo tem méritos para conquistar um espaço de destaque no mercado. Seu comportamento dinâmico é um dos grandes trunfos, oferecendo uma experiência de condução que alia diversão e confiança. O conjunto motor e câmbio é eficiente e responsivo, enquanto o pacote de tecnologia e segurança agrega valor ao produto.
Com um preço competitivo, o Kardian é uma opção atraente tanto para quem busca um carro para o dia a dia quanto para aqueles que desejam um suve compacto com bom desempenho em viagens. A Renault acertou em cheio ao desenvolver um modelo que entrega muito mais do que apenas visual e praticidade: o Kardian é um convite para dirigir, e o principal: é o primeiro modelo de uma nova plataforma de veículos que a Renault está desenvolvendo.
Evolution MT – R$ 106.990
Evolution EDC – R$ 118.090
Techno – R$ 129.990
Première Edition – R$ 138.990 (versão avaliada)
GB
FICHA TÉCNICA DO RENAULT KARDIAN PREMIERE EDITION | |||
MOTOR | |||
Designação | Turbo TCe | ||
Descrição | 3 cilindros, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcros hidráulicos, injeção direta sob pressão de 200 bar, turbocarregador com interresfriador ar-ar, pressão de admissão 1,5 bar relativa, válvula de alívio elétrica, volante de duas massas, flex | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | ||
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões )mm) | 72,2 x 81,3 | ||
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 120/125 / 5.000 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4 / 2.000 // 22,4 / 2.250 | ||
comprimento da biela / relação r/l | n.d. | ||
Taxa de compressão (:1) | 11,0 | ||
Densidade de potência (cv/L, G/A)) | 120,1 / 125,1 | ||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 20,4 / 22,4 | ||
CÂMBIO | |||
Fabricante/modelo | Magna-Getrag DW23 | ||
Tipo | Transeixo robotizado automático EDC (Efficient Dual Clutch) de 2 embreagens imersas em óleo, 6 marchas com trocas também manuais sequenciais por borboletas no volante, e ré | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,891; 2ª 2,647; 3ª 1,792; 4ª 1,219; 5ª 0,825; 6ª 0,561; ré 3,718 | ||
Relação do diferencial (:1) | 4,647 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo. | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade | ||
Relação de direção (:1) | n.d | ||
Voltas entre batentes | 3,2 | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 | ||
Diâmetro do volante de direção (mm) | 365 | ||
FREIOS | |||
Atuação | Hidráulica com dois circuitos em diagonal, ABS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 258, piça flutuante de um pistão | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor aletado / 203 | ||
De estacionamento | Eletromecânico | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Liga de alumínio de 17″ | ||
Pneus | 205/55 R17V (Pirelli Scorpion) | ||
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.119 | ||
Largura sem/com retrovisores | 1.747 / 2.025 | ||
Altura sem/com barras no teto | 1.544 / 1.596 | ||
Entre-eixos | 2.604 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.517 / 1.509 | ||
Distância mínima do solo | 209 | ||
Balanço dianteiro/traseiro | 828 / 687 | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,38 | ||
Área frontal (m²) | 2,26 | ||
Área frontal corrigida (m²) | 0,85 | ||
ÂNGULOS (º) | |||
Entrada | 20 | ||
Saída | 36 | ||
Transposição de rampa | 12 | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.186 | ||
Capacidade de carga (kg) | 443 | ||
Porta-malas (L, VDA) | 358 (1.304 com banco traseiro rebatido) | ||
Tanque de combustível (L) | 50 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (km/L, Inmetro) | |||
Urbano (G/A) | 13,1 / 9,0 | ||
Rodoviário (G/A) | 13,9 / 9,7 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,7 / 9,9 | ||
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 180 (limitada) | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
V/1000 em 6ª, pneu 205/55 R17 (km/h) | 46,1 | ||
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.600 | ||
Vel. máx. em cada marcha a 5.500 rpm (km/h) | 1ª 37; 2ª 54; 3ª 80; 4ª 117; 5ª 180 (a 5.770 rpm) | ||
MANUTENÇÃO | |||
Revisões (km/tempo) | 10.000/ 1 ano | ||
Troca do óleo do motor (km/tempo) | 10.000/ 1 ano | ||
Troca de óleo do câmbio (km/tempo) | 90.000 / 6 anos | ||
Troca do fluido das embreagens | Não troca, vida-toda |
CONTEÚDO DO RENAULT KARDIAN PREMIERE EDITION |
DESIGN EXTERIOR |
Defletor traseiro |
Alargador de para-lamas |
Antena “barbatana de tubarão” |
Barras de teto modulares em prata acetinado |
Carcaças dos retrovisores externos em preto brilhante |
Emblema lateral “Première Edition” |
Faróis de neblina de LED |
Faróis totalmente de LED |
Grade do radiador em forma de diamante preto brilhante |
Lanternas traseiras de LED com assinatura em forma de C |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Maçanetas na cor do veículo |
Pintura bíton com teto em preto Nacré |
Placas de deslizamento dianteira./traseira em cor prata acetinado |
Rodas de liga leve diamantadas bíton de 17” matizadas Hayek |
DESENHO DO INTERIOR |
Acabamento de portas dianteiras em preto brilhante |
Console central elevado com descansa-braço em revestimento Premium e porta-objetos |
Iluminação dinâmica e personalizável no interior) |
Interior “myla” e bancos mistos com detalhes em laranja e logo “Renault” |
Maçanetas internas acetinadas |
Painel de portas em revestimento premium |
Revestimento premium no painel e volante |
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA |
Ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros |
Ajuste manual da altura do facho dos faróis |
Alças de teto traseiras e para o passageiro dianteiro |
Alerta de cintos de segurança desatados (todos) |
Alerta de colisão dianteira (A) |
Alerta de distância insegura para o veículo à frente (A) |
Alerta de ponto cego nos espelhos (A) |
Assistente de partida em aclives (A) |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6) |
Câmera de ré (A) |
Câmera multivisão com imagem na tela do multimídia (A) |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador |
Controle de estabilidade e tração |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo (A) |
Frenagem autônoma de emergência (A) |
Limitador de velocidade (A) |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Repetidoras de setas nos espelhos |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro (A) |
Sensor crepuscular (A) |
Sinalização de freada abrupta |
TECNOLOGIA E CONFORTO |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Ajuste elétrico dos retrovisores |
Alto-falantes (6) |
Ar-condicionado automático digital |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Banco traseiro rebatível 30:70 |
Borboletas para troca de marchas atrás do volante |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Chave presencial tipo cartão e destravamento ao se aproximar do veículo e travamento ao se afastar |
Comando de câmbio eletrônico |
Computador de bordo digital |
Conta-giros |
Desliga/liga motor nas paradas |
Espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Espelhos nos para-sóis com iluminação e tampa |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Indicador da marcha em uso no modo manual |
Indicador de troca de marcha (manual e automático em modo manual) |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras |
Modo ECO + EcoScoring |
Multimídia flutuante Display Link de 8″, rádio AM/FM |
Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável) |
Partida do motor remota |
Porta USB-A dianteira para dados/carregamento |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Portas (x2) USB-C para carregamento para os ocupantes traseiros |
Portas USB-A dianteiras para dados/carregamento |
Quadro de instrumentos digital de 7″ |
Vidros elétricos um-toque subida/descida |
CORES |
Branco Glacier (+ R$ 1.000,00) |
Cinza Cassiopée, laranja Energy, prata Étoile (+ R$ 1.900,00) |
Preto Nacré (sem custo adicional) |
(A) Sistemas avançados de auxílio ao motorista) |