O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) iniciou Hoje (10/1, a sua primeira rodada de divulgação do seu mais recente catálogo de modelos que poderão ser vendidos após as fabricantes solicitarem sua licença de vendas, e o compacto elétrico a bateria (BEV) Firefly, da Nio, está entre os carros listados.
Segundo o registro do MIIT, modelo será fabricado na Baita Road, nº 299, Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, cidade de Hefei, província de Anhui, onde está localizada a fábrica F2 da Nio.
A saber, o Firefly fez sua primeira aparição durante o evento Nio Day 2024, em 21 de dezembro. No mesmo dia, a Nio iniciou as encomendas do modelo mediante sinal de 148.800 yuans (20.800 dólares).
A Nio tem como foco, com modelo, desafiar o MINI da BMW e o Smart da joint venture entre a Mercedes-Benz e a Geely no mercado de carros compactos elétricos tanto na China quanto nos mercados globais, principalmente o europeu. O primeiro modelo da Firefly compartilha o nome da submarca e é posicionado como um carro pequeno premium. Seu lançamento está previsto para abril de 2025.
Algumas especificações do Firefly
Visualmente, as imagens do Firefly divulgadas pelo MIIT seguem as linhas do modelo revelado durante o ciado Nio Day. Segundo as informações contidas no catálogo da agência reguladora, o Firefly mede 4.003 mm de comprimento, 1.781 mm de largura e 1.557 mm altura, com distância entre eixos de 2.615 mm. Seus ângulos de entrada e saída são 21 e 26 graus. Lembramos que diversos internautas mundo a fora compararam os faróis e lanternas traseiras do Firefly as lentes das câmeras dos smartphones.
Chama a atenção o tamanho do conjunto de rodas, mesmo para um compacto, o Firefly emprega rodas aro 18 polegadas e pneus 215/50. Estão disponíveis três desenhos diferentes para as rodas. O peso do carro é de 1.492 kg e a capacidade de carga é de 483 kg. O veículo está homologado como cinco-lugares. Entre os opcionais, o Firefly pode ser equipado com um teto solar escurecido.
Na parte mecânica, o Firefly será movido por um único motor elétrico TZ160S010 fabricado pela Nio Technology. Está posicionado no eixo traseiro e gera uma potência máxima de 141 cv. Este motor elétrico é alimentado por baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) da marca Sunwoda. É a primeira vez que o fabricante de baterias é fornecedor da Nio. O compacto elétrico também irá usufruir do sistema de troca de bateria da Nio. Entretanto, a lista do MIIT não revelou a capacidade de armazenamento de energia.
AN