Giro a chave de ignição e puxo o interruptor de partida. Nhóinhóinhói, aquele ruido de motor de arranque que já não escutamos mais nas motocicletas atuais – só nas Ducati. Assim que o motor começa funcionar, aquela batida forte e pulsante ecoa na garagem, sem que nem seja preciso acelerar. É, estamos diante de um motor daqueles “macho pacas”, como não vemos mais na maioria das motocicletas atuais.

O acelerador eletrônico da nova Ducati Scrambler 2025 deixou a motocicleta ainda mais nervosa. Pequena, baixinha, compacta, a Scrambler esconde seu temperamento e bem que poderia ser comparada àqueles baixinhos parrudos que saem por aí puxando briga.

Rodar com a nova Ducati Scrambler é sempre um prazer. Não, nem sempre. Dotado de uma aceleração empolgante, o bicilindro em “V” de 803 cm³, 73 cv a 8.250 rpm e 6,7 m·kgf a 7.000 rpm funciona maravilhosamente bem em aceleração, mas não é muito amigável em meia carga e em baixas velocidades. Melhor reduzir uma ou duas marchas (seis no total) e acelerar. Fechando o acelerador, o freio-motor é fortíssimo. Ou seja: a Ducati Scrambler exige condução especializada e o melhor mesmo é acelerar para valer.

Isso sem dizer que seu ronco é violento, mistura de gases se atropelando para sair pelo escapamento como uma complexa orquestra mecânica funcionando internamente, sem poupar silêncio. Chegar com uma Ducati Scrambler na roda de amigos é chegar se anunciando. De longe.

Na estrada, superestável, perfeita para circuitos sinuosos de bom asfalto, assim como para percursos urbanos mais tranquilos. No trânsito pesado, a Ducati Scrambler é bem ágil, com altura do banco de apenas 795 mm (com possibilidade de usar bancos diferenciados, com alturas de 780 mm e 910 mm), mesmo com o guidão meio largo, como deve ser uma motocicleta scrambler.

A Ducati Scrambler 2025 custa R$ 76.990 e está disponível exclusivamente na cor preta Thrilling Black (preta Emocionante), mas com a possibilidade de troca do kit de capa de tanque e alguns outros detalhes, em oito cores diferentes e bem chamativas que mudam bastante a cara da motocicleta.
GM