A GAC (Guangzhou Automobile Group Co., Ltd.) lançou oficialmente na China o seu compacto elétrico Aion UT, modelo que será oferecido em cinco versões de acabamentos com alcance rodoviário (CLTC) de 330 km, numa faixa de preço de 69.800 a 101.800 yuans (R$ 56 a R$ 82 mil em conversão direta). Junto com outros dois modelos elétricos, o Aion Y Plus e S Plus, o Aion UT será o terceiro veículo global da marca.
Na dianteira, o Aion UT adota os faróis de formato exclusivo, que contam com 19 unidades de luzes de rodagem diurna integradas. Abaixo, há um conjunto de faróis de longo alcance de formato retangular divididos em quatro segmentos. Na porção inferior do para-choque encontra-se uma grande entrada de ar.

Visto de lado, o Aion UT traz um desenho de cintura suave e de linhas arredondadas, as portas contam com maçanetas embutidas. Na traseira, o Aion UT segue o estilo minimalista, as lanternas traseiras dispõem de luzes em formato de “C”, além de faixas reflexivas posicionadas nas extremidades do para-choque. As versões de entrada têm rodas de 16 polegadas e os modelos topo de linha, rodas de 17 polegadas. O modelo mede 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.575 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.750 mm. Seu peso em ordem de marcha chega a 1.510 kg.
O catálogo de cores oferece seis opções de tonalidades: vermelho, prata, branco, bege, roxo e verde. Entre os opcionais, a Aion oferece teto solar panorâmico, acabamento da carroceria monocromático, pintura da cor do veículo na coluna D, câmeras dianteira e traseira e vidros escurecidos.

O conjunto propulsor, o Aion UT consiste de um único motor elétrico síncrono de ímã permanente posicionado na dianteira com potência máxima de 134 cv, que permite ao modelo atingir 150 km/h. A porta de carregamento está posicionada no para-lama dianteiro direito. A bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) é produzida pela Yinpai Battery Technology, de propriedade da GAC. A bateria tem capacidade de 44 kW·h que possibilita um alcance de 330 km no padrão CLTC.

De acordo com o fabricante, a bateria pode ser carregada de 30 a 80 % em 24 minutos, graças a uma potência máxima de carga de 130 kW.
No interior, o Aion UT emprega um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma tela tátil central flutuante de 14,6 polegadas e sistema de infotenimento suporta conectividade de três sistemas: HiCar, CarLink e CarPlay. A versão topo de linha é a única a contar com recursos avançados de assistência ao motorista de nível 2. Outro recurso presente e o assistente de voz por Inteligência Artificial (IA). O Aion UT conta com outras soluções como atualizações remotas (sem necessidade de conexão física), Wi-Fi nativo e um aplicativo para telefone celular para acessar funções remotas.
AN