Antes mesmo de sua estreia oficial na Europa, o VW Golf GTI Edition 50 já é um recordista. O modelo se tornou o Volkswagen de produção mais rápido a completar uma volta no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife (laço norte do circuito alemão), uma das pistas mais desafiadoras do planeta com seus 20,8 km de extensão e cerca de 150 curvas.
O GTI Edition 50 será apresentado mundialmente no próximo dia 20 de junho, quando uma nova edição da 24 Horas de Nürburgring será realizada. Esta edição especial celebra os 50 anos do Golf GTI, que será comemorada oficialmente em 2026 paralelamente ao lançamento do modelo no mercado.
Entretanto, antes mesmo de sua estreia, o modelo já entrou para a história da pista alemã e da marca. Com o piloto Benny Leuchter no comando, o esportivo completou uma volta na pista em 7:46,13 minutos, um novo recorde e que nunca tinha sido alcançado por um modelo de produção da VW nesse circuito.
Acerto para Nürburgring
Quando for lançado, o modelo oferecerá um pacote de desempenho que inclui um acerto de suspensão voltado para as pistas, rodas 19″ forjadas e pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race. Por conta da leveza das rodas, o carro tem uma redução considerável de massa não suspensa (quanto não foi informado), o que melhora ainda mais o desempenho.
O carro do recorde estava equipado com esse pacote, que se mostrou muito bem acertado para uma pista com as características de Nürburgring.
Há quase dez anos, Benny Leuchter estabeleceu o primeiro recorde de volta da VW no Nordschleife com um Golf GTI Clubsport S (310 cv), com cronometragem interna da fabricante: o tempo registrado foi de 07:49,21 minutos — nunca antes um modelo de produção com tração dianteira da marca havia sido tão rápido no circuito.
Em 2022, Leuchter superou seu próprio tempo com o Golf R 20 Years com tração integral (333 cv): 07:47.31.
Um detalhe importante: para os recordes anteriores, a volta cronometrada no Nordschleife começou em movimento, em frente à arquibancada T13. O início e o fim da medição foram no começo e no final da arquibancada, respectivamente. Os cerca de 200 metros entre esses pontos não foram contabilizados.
Já o tempo oficial de 07:46.13 do Golf GTI Edition 50 inclui essa distância. Para melhor comparação, uma análise da câmera de bordo instalada (vídeo abaixo) durante a volta recorde mostra um tempo de 07:41.27 para o traçado equivalente à volta dos recordes anteriores.
Por ora, enquanto o Golf GTI Edition 50 não tem a venda iniciada, o esportivo será listado na categoria de carros pré-série na classificação de recordes de Nürburgring.
MF







