Em abril deste ano eu publiquei a matéria “O Dia Mundial do VW Fusca comemora 30 anos em 22 de junho de 2025” na qual eu faço uma resenha de como esta data foi criada e como eu a lancei em junho de 1995 na cidade alemã de Bad Camberg, durante o 4º Encontro Internacional de VWs Veteranos de Bad Camberg, na Alemanha.

Através das redes sociais eu estou acompanhando os movimentos em preparação da comemoração desta data tanto no Brasil como em vários países do estrangeiro. O pessoal está preparando vários tipos de eventos, desde eventos tipo exposição de carros, até caravanas, ou seja, desfiles de carros pelas ruas das cidades em comemoração da data.
Seguramente o trigésimo aniversário do Dia Mundial do VW Fusca será uma data especial. Para mim o que mais importa é a comemoração em si, seja com quantos carros estiverem participando.
Estes dias, por exemplo, troquei mensagens com o pessoal de Cusco, no Peru, nas montanhas, situada a 3.400 metros de altitude, com 480.450 habitantes; e que é o ponto de partida do trem para Machu Picchu. Lá o “Clube Cusco Vochos”, comemora este ano seu 13º aniversário. É um clube para entusiastas do VW Fusca e de outros veículos com motores arrefecidos a ar. No domingo, 22 de junho, celebrará o “11º Vocho Raymi” (raymi quer dizer festa no idioma quéchua), em comemoração ao 30º aniversário do Dia Mundial do VW Fusca. Há clubes de VW Fusca por muitas cidades peruanas e todos os clubes comemoram esta data.
Mas, paralelamente a tudo isto há uma história que nasceu em 2015 quando eu fui a Bad Camberg comemorar o 20º aniversário do Dia Mundial do VW Fusca e que, este ano, voltou à berlinda, mas de uma outra forma, senão vejamos:
Surgimento do “Gromowinho”
Assim como foi em 1995, quando eu fui a Bad Camberg para lançar o Dia Mundial do Fusca, em 2015, tratei de fazer a “camisa do evento 2015”.
Para tanto eu fiz o layout e fui até a empresa que então eu conhecia há mais de 20 anos a ASSATEC, que fica na Lapa, em São Paulo, SP, e lá o Gileno me recebeu. Ele tinha feito a “camisa de evento 1995” e ainda se lembrava dela. Realmente uma raridade nos dias de hoje. Ele é um profissional de mão cheia e caprichou na execução mais uma vez.
Destaco aqui a decoração dos dois ombros onde eu coloquei os clubes dos quais participo. No ombro direito o logo do Brezelfensterverein da Alemanha e no esquerdo o logo do Clube do Fusca de Poços de Caldas, MG, carinhosamente chamado de FuscaPoços, no qual sou Sócio Benemérito desde sua fundação.
Nossa história gira em torno do logo do Clube do Fusca de Poços de Caldas que reproduzo abaixo:

E com isto o Clube do Fusca de Poços de Caldas participou comigo da comemoração do vigésimo aniversário do Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, fato que orgulhou os membros deste estimado clube,


Pouco tempo depois eu voltei para São Paulo e recebi um pacote muito bem embalado e dentro dele veio uma grande surpresa: uma miniatura minha, presente do Fusca Clube de Poços de Caldas, enviada pelo grande amigo Juliano Dalla Rosa, sócio fundador deste clube.


Como se pode ver, é uma miniatura muito bem feita que tem 165 milímetros de altura incluindo a base, que, na verdade, é uma caricatura em 3D, muito detalhada. Detalhe para as duas pochetes, uma a habitual, com os documentos e tralhas, e outra, menor, do outro lado, com a câmera fotográfica. Ligando a miniatura ao evento de Bad Camberg e à comemoração do vigésimo aniversário do Dia Mundial do VW Fusca, o logotipo do 20º Aniversário do Dia Mundial do VW Fusca foi acrescentado a ela.
Esta miniatura “mora” na estante da sala num lugar de destaque:

Eu tenho um carinho muito especial por esta miniatura e acho que pouca gente deve ter uma miniatura sua em casa.
E agora surgiu o “Gromowão” no Peru
Há muitos anos eu tenho contato com o pessoal do cenário de fãs dos Volkswagens clássicos do Peru, como é o caso da “Comunidad Volkswagen del Perú” que é liderada por Sofia Timaná.

O Peru se destaca de forma importante entre os países sul-americanos, com sua vibrante dedicação ao Dia Mundial do VW Fusca. De norte a sul, os fãs de VW transformam esta data num espetáculo de união e entusiasmo, com caravanas em mais de vinte cidades, encontros que reúnem centenas de Fuscas e um público que comemora com alegria contagiante.
Seja por meio de grandes clubes, grupos regionais ou iniciativas individuais, a paixão pelo Fusca cresce a cada ano, mantendo viva a história desse carro tão querido e as memórias que ele carrega junto a cada um dos aficionados pelos veículos Volkswagen daquele país.
Este ano o pessoal da “Comunidad Volkswagen del Perú” elaborou os logos do Dia Mundial grandes, com 250 milímetros de diâmetro, que foram distribuídos a várias municipalidades onde o Dia Mundial é comemorado, abaixo a distribuição para a municipalidade de Surquillo:

Esta cena se repetiu em muitas municipalidades participantes da Grande Caravana nacional que será realizada no domingo dia 22 de junho. A Sofia e o Murdock estão organizando esta Caravana Nacional.

Mas, além da Caravana Nacional será realizado um evento tipo exposição, no domingo dia 29, será o “Festivolks” cujo cartaz é o seguinte:

Pois bem, estamos chegando ao final da história. Há um grande reconhecimento a mim no Peru pela criação do Dia Mundial, tanto que os diplomas de participação no “Festivolks” levarão a minha assinatura este ano.
E, para simular a minha presença no evento, o pessoal decidiu fazer um “Gromowão”, que é uma reprodução da miniatura “Gromowinho” em tamanho natural, com 1.700 milímetros de altura que será colocada num lugar de destaque do evento para fotos com os participantes!

Eu fico muito honrado e emocionado com esta homenagem e desejo que todos os eventos do Peru ocorram numa atmosfera de segurança, tranquilidade e amizade. Seguramente o Peru, que tem outros grupos organizando eventos além da “Comunidad Volkswagen del Perú”, se destaca no cenário sul-americano no que se refere à manutenção da tradição da comemoração do Dia Mundial do VW Fusca.
Agradeço ao pessoal da “Comunidad Volkswagen del Perú” pelas homenagens ao Dia Mundial e, em especial, à minha pessoa.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.