Publieditorial: saiba mais
Já são mais de 6.500 Ford Bronco Sport vendidos no Brasil desde a sua estreia, em 2021. E ele vêm crescendo, como indicam os números de emplacamento: a categoria de suve com tração integral expandiu 2,5% em 2024 no mercado nacional, enquanto o modelo da Ford teve crescimento de impressionantes 97% no mesmo período.

Além do rico conteúdo tecnológico, o Ford Bronco Sport apresenta uma relação custo-benefício que leva o consumidor a optar por ele em vez dos rivais de mesmo porte do segmento. Tudo ficou ainda melhor com a chegada desta linha 2025, renovada, que manteve o preço de R$ 260 mil, recebendo evoluções, mais conteúdo e novo design. A versão única agora passa a ser a Badlands, em substituição à Wildtrak.

Com a chegada danova linha 2025, o consumidor tem acesso a muito mais, pagando o mesmo. Além do novo design externo, que inclui grade redesenhada, para-choque dianteiro retocado (com chapa de deslizamento de aço na parte inferior), novos contornos plásticos das caixas de rodas e defletor inédito na traseira, seu interior recebe uma elevação padrão de tecnologia com painel de instrumentos totalmente digital de 12,3” (até então, mesclava tela em cores com instrumentos analógicos), multimídia maior (13,2″) com processador mais rápido e pareamento para smartphones sem fio.

No processo, ainda evoluiu no conforto e segurança: o Novo Bronco Sport passa a trazer memórias de posição para o banco do motorista e retrovisores, alças no console central (ajudam no embarque e desembarque), volante com aquecimento, bem como funções inéditas que facilitam a vida a bordo e o uso no modo Off-Road, como a câmera 360º e o controle de cruzeiro com a nova função um-pedal, que permite dirigir apenas com o pedal do acelerador em situações de fora de estrada. Por ter motor a combustão somente, a frenagem ao levantar o pé do acelerador é produzida pelos freios de maneira semelhante à do contole de descida

Mais: também entram em cena o clinômetro (outra tecnologia útil em trilhas, lama, barrancos e afins), e dois novos modos de condução para o fora de estrada (Rally e Off-Road). As vantagens para terrenos difíceis, já trazidas pelo Bronco Sport desde 2021, foram mantidas, a exemplo dos 220 mm de altura livre do solo, amplos ângulos de ataque (30º) e saída (quase 27º), 600 mm de capacidade de imersão, e pneus todo-terreno de perfil alto (225/65), que unem conforto e desempenho no off-road.

Na mecânica do Novo Bronco Sport, diversos superlativos. O motor de quatro cilindros e 2 litros turbocarregado, todo de alumínio, tem injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável acionado por corrente que dispensa manutenções. Embora siga com 253 cv de potência e 38,7 m·kgf de torque, ganhou pontos em agilidade e suavidade, especialmente nas baixas e médias rotações.
Isso graças a melhorias no fluxo de gases do cabeçote, coletores de admissão e escapamente, borboleta de admissão, desenho do cabeçote, circulação do líquido de arrefecimento e uma reprogramação de sensores e controles eletrônicos. Com isso consegue médias melhores de consumo na estrada. Em resumo, o 2,0 EcoBoost ficou mais afinado, mantendo o casamento consagrado com o câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas.

Dinamicamente, o novo Bronco Sport tem elevados níveis de segurança e agilidade, mesmo em altas velocidades e em pisos de baixa aderência. Além da tração mas quatro rodas, o suve traz suspensões independentes, eixo traseiro com localização por cinco braços para melhor contato dos pneus com o solo e a distribuição da força de impactos, e preparação especial para aventuras off-road. Os novos freios a disco nas quatro rodas têm dissipação de calor aprimorada.

O nível de tecnologias do suve da Ford segue alto, conservando os vários assistentes inteligentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego transversal à retaguarda, leitor de placas de sinalização, monitores de ponto cego, alerta de saída de faixa ativo e comutação automática de farol alto, nove bolsas infláveis, conexão com app FordPass, conjunto óptico full-LED, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital automático de duas zonas, teto solar, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisor interno fotocrômico, partida remota do motor e muito mais.
Até mesmo nas cores da carroceria há novidades nessa linha 2025 do suve Bronco Sport: ele ganha um novo tom de vermelho e uma tonalidade inédita de azul, continuando com dois tons de cinza, dois tons de branco, preto e verde, todos disponíveis para escolha do consumidor. Além disso, são mais de dez acessórios originais Ford, especialmente concebidos para ele.

Se o Bronco Sport já era bom desde 2021, seja pela proposta, desempenho, conteúdo de série, espaço interno ou outros parâmetros, agora o nível subiu nessa linha 2025. Só o que não subiu foi o preço. É pesquisar e comprovar!
(Atualizada em 25/8/25, correção da descrição da função um-pedal)
DM





