A Stellantis e a Bolt, principal plataforma de mobilidade da Europa, anunciaram na quarta-feira (10/12) que firmaram uma parceria para desenvolver e implantar conjuntamente veículos autônomos de Nível 4 (sem condutor) para operações comerciais em toda a Europa.
A colaboração irá combinar as AV-Ready Platforms da Stellantis — especificamente a plataforma do furgão médio eK0 e a plataforma STLA Small — com a ampla rede de mobilidade da Bolt. Atualmente, a Bolt oferece serviços de mobilidade por aplicativo em mais de 50 países, incluindo 23 países da União Europeia, e pretende integrar os veículos autônomos da Stellantis à sua plataforma de mobilidade compartilhada para oferecer serviços totalmente autônomos de transporte sob demanda, sem motorista.
Segundo a Stellantis, as plataformas AV-Ready são projetadas para flexibilidade e escalabilidade, integrando conjuntos avançados de sensores, computação de alto desempenho e sistemas para atender aos mais rígidos padrões de segurança e confiabilidade, enquanto otimizam o custo de posse para os operadores de serviço.
As empresas planejam começar a implantar veículos de teste na Europa a partir de 2026. A implantação seguirá uma abordagem faseada, desde protótipos e pilotos, até uma expansão industrial progressiva, com uma meta inicial de produção em 2029.
Ambas as empresas informaram que trabalharão em estreita colaboração com reguladores europeus para apoiar uma abordagem responsável em testes, certificação e implantação escalável, em total alinhamento com os padrões europeus de segurança, proteção de dados e cibersegurança.
Para a Bolt, a parceria representa o próximo passo rumo à sua ambição de ter 100 mil veículos autônomos disponíveis na plataforma até 2035.
MF





