A Suzuki Veículos do Brasil apresentou esta semana o S-Cross, novidade recente da marca japonesa, lançada nos mercados mundiais em julho do ano passado. É um crossover, um hatchback encorpado, alto e espaçoso, com tração dianteira ou nas quatro rodas sob demanda. Chega em quatro versões, todas com motor 1,6-L a gasolina de 120 cv, câmbio manual de cinco marchas (GL, R$ 74.900) ou CVT — GLX, R$ 88.900; GLX 4WD, R$ 95.900; e GLS 4WD, R$ 105.900. O CVT tem 7 marchas virtuais selecionáveis exclusivamente por borboletas.
Embora o nome completo do modelo seja SX4 S-Cross, como indica emblema na porta de carga, o “nome de guerra” escolhido pela Suzuki local é apenas S-Cross. Na verdade é um SX4 todo maior, ou seja, uma carroceria totalmente nova.
O sistema de tração é chamado de AllGrip (toda, ou total, aderência) pela fabricante e se destina a facilitar a vida do motorista ao trafegar sobre pisos variáveis graças à capacidade de processamento de dados hoje à disposição da indústria automobilística para aplicação nos seus produtos.
Basicamente, o AllGrip interpreta os movimentos do volante e micropatinagens de roda para modular a distribuição de torque e aumentar o esforço no volante, nesse caso desestimulando correções erradas mediante redução momentânea da assistência, deixando a direção mais pesada. Pode haver também frenagem seletiva para otimizar tração ou para corrigir trajetória, dentro do conceito de controle de estabilidade.
São quatro modos de tração, selecionáveis:
Auto – muda automaticamente de tração dianteira para nas quatro rodas conforme necessidade. É o modo mais econômico.
Sport – otimiza trocas de marcha (variação automática) mantendo rotação mais alta para respostas mais rápidas ao acelerador e transfere mais torque para o eixo traseiro.
Snow/mud (neve/lama) – maior controle de trajetória em pisos de baixa aderência.
Lock – deixa a transmissão em modo 4×4 permanente para condições difíceis.
O trafegar sobre piso mais irregular é facilitado pela distância mínima do solo de 180 mm (GL), 175 mm (GLX) e 190 mm (GLS).
A suspensão dianteira é McPherson com subchassi e a traseira, eixo de torção mesmo sendo motriz. Os pneus são 205/60R16 no GL, 205/50R17 no GLX (tração dianteira ou nas 4 rodas) e 225/50R17 no GLS, todos Continental ContiPremiumContact. O estepe é temporário T135/90R16M (M= 130 km/h).
O motor é um 4-cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando acionado por corrente com variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, 120 cv a 6.000 rpm e 15,5 m·kgf a 4.400 rpm; a taxa de compressão é 11:1. Incorpora soluções para aumento de eficiência como reduzir atrito mediante anéis de segmento de menor tensão, mancais de apoio e de biela mais estreitos, redução da constante das molas de válvulas e bomba de óleo com duas fases de pressão. Tudo é mais leve, pistões, biela e virabrequim, passando por coletor de escapamento, radiador e ventilador.
O trabalho do motor é facilitado pelo peso relativamente baixo do S-Cross, 1.085, 1.125, 1.170 e 1.190 kg, de acordo com as versões. A Suzuki não forneceu dados de desempenho, mas o confiável catálogo anual da revista suíça Automobil Revue indica, com câmbio manual, 0-100 km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, e com câmbio CVT, 12,4 segundos e 170 km/h. As relações de marcha e diferencial não são exatamente as mesmas, mais curtas aqui exceto no limite do CVT (0,550:1), de maneira que os números acima podem ser considerados como aplicáveis aqui, ou seja, anda relativamente bem.
No manual a v/1000 em 5ª é 37,8 km/h para 120 km/h a 3.200 rpm e velocidade máxima em 4ª a 5.980 rpm, portanto um perfeito 4+E. No CVT, v/1000 de 54,5 km/h, 2.200 rpm a 120 km/h. À velocidade máxima as polias “se acertam”, mas certamente o motor vai à rotação de pico.
O câmbio CVT não é de nova geração como o do Corolla ou do Sentra, é um tanto enfadonho por ao menor movimento do acelerador a rotação subir muito, portanto destina-se a quem não quer ou não gosta do pedal de embreagem e prefere dirigir calmamente. Mas mesmo assim resta o recurso do colocar a alavanca seletora em Manual e ir trocando as 7 marchas virtuais pelas borboletas. Dar para usar bem dessa maneira e as “marchas” sobem automaticamente ao chegar o motor a 5.800 rpm, mas pode-se retomar velocidade na mesma “marcha” normalmente, como se fosse um câmbio manual. Não há aceleração interina nas reduções. A ligação motor-câmbio é por conversor de torque.
Como o S-Cross tem controle automático de velocidade, testei seu funcionamento na descida da serra da Rodovia dos Imigrantes e constei que não mantém a velocidade escolhida, o que poderia perfeitamente ter em razão do câmbio CVT, a exemplo do Audi A4 com mesmo tipo de câmbio chamado Multitronic (leia).
Mas é com o câmbio manual que o motor aparece realmente, mostrando sua grande elasticidade e seu brio, a par de um comando de câmbio “Wolfsburg”, perfeito e com manopla em formato de pêra.
A informação de consumo refere-se ao GLX de tração dianteira e segundo o Inmetro/PBEV é de 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, o que garantiu ao modelo o Selo de Eficiência, com grau A tanto na categoria quanto na classificação geral. Segundo a Suzuki, o câmbio CVT deixa o carro mais econômico que o manual. O tanque poderia ser um pouco maior, é de 47 litros.
Bom de curva, suspensão conciliadora entre conforto de rodagem e estabilidade, assistência elétrica de direção bem indexada, sendo que a relação de direção é variável, mais lenta no centro e mais rápida nas extremidades em razão do passo dos dentes de cremalheira variar para dar o efeito. Pára bem com os quatro freios a disco com distribuição eletrônica das forças de frenagem e há o auxílio à frenagem para quem não sabe frear ao máximo com ABS.
Com 4.300/1.765 mm de comprimento e largura, altura entre 1.590 mm (GL) e 1.605 mm (GLS), e entreeixos de 2.600 mm, há amplo espaço para os ocupantes. Quem vai atrás fica bem acomodado e o porta-malas é generoso, de 440 litros, podendo chegar a 1.270 L com o banco traseiro 60:40 rebatido. Para variar, mais um carro novo sem faixa degradê no pára-brisa.
A dotação de equipamentos é farta e pode ser vista na lista adiante. O único opcional é a pintura de teto em preto para o GLS somente.
O alvo do S-Cross é Europa e América Latina e na avaliação Euro NCAP recebeu nota máxima em todos os quesitos.
Portanto, o S-Cross é mais uma boa opção para quem deseja ingressar no mundo dos suves ou hatches/peruas encorpados. O problema será a demanda vir a ser maior que a oferta planejada de 250 unidades por mês, o que não é nada impossível.
BS
FICHA TÉCNICA SUZUKI S-CROSS 2016 | ||||||
VERSÕES | 2WD MT GL | 2WD CVT GLX | 4WD CVT GLX | 4WD CVT GLS | ||
DIMENSÕES | ||||||
Comprimento | (mm) | 4300 | ||||
Largura | (mm) | 1765 | ||||
Altura | (mm) | 1590 | 1585 | 1585 | 1605 | |
Entre-eixos | (mm) | 2600 | ||||
Bitola dianteira/traseira | (mm) | 1535 / 1505 | ||||
Altura livre do solo | (mm) | 180 | 175 | 175 | 190 | |
Peso em ordem de marcha | (kg) | 1085 | 1125 | 1170 | 1190 | |
Peso bruto total | (kg) | 1730 | ||||
Tanque de combustível | (L) | 47 | ||||
Capacidade do porta-malas | (L) | 440 a 1269 | ||||
Lugares | 5 | |||||
MOTOR | ||||||
Tipo | 1,6 Gasolina | |||||
Disposição | Transversal | |||||
Cilindros e cabeçote | 4 em linha / 16 válvulas / DOHC / VVT | |||||
Cilindrada | (cm3) | 1586 | ||||
Diâmetro e curso | (mm) | 78,0 x 83,0 | ||||
Taxa de compressão | 11:1 | |||||
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto | |||||
Potência máxima | 120 cv a 6000 rpm | |||||
Torque máximo | 15,5 m·kgf a 4400 rpm | |||||
TRANSMISSÃO | ||||||
Tipo | 5 manual | 7 CVT | ||||
Relações de marcha | 1a | 3,545 | 4,006 ~ 0,550 LOW 4,006 ~1,001 HIGH 2,200 ~0,550 |
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2a | 1,904 | |||||
3a | 1,258 | |||||
4a | 0,911 | |||||
5a | 0,725 | |||||
Ré | 3,250 | 3,771 | ||||
Relação de diferencial | 4,352 | 4,011 | ||||
TRAÇÃO | ||||||
Características | 2WD = tração dianteira | 4WD = tração 4×4 | ||||
DIREÇÃO | ||||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica | |||||
Diâmetro mínimo de giro | (m) | 10,4 | ||||
SUSPENSÃO | ||||||
Dianteira | McPherson, mola helicoidal | |||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal | |||||
FREIOS | ||||||
Dianteiro | Disco ventilado | |||||
Traseiro | Disco sólido | |||||
Controle | ABS de 9ª geração, EBD e BAS | |||||
RODAS E PNEUS | ||||||
Rodas | Liga leve, 16″ | Liga leve, 17″ | ||||
Pneus | 205/60 R16 | 205/50 R17 | 225/50 R17 | |||
CONSUMO | ||||||
Cidade | n.d | 11,9 | n.d | n.d | ||
Estrada | n.d | 13,2 | n.d | n.d |
EQUIPAMENTOS SUZUKI S-CROSS | |||||
S-CROSS – 2016 | |||||
VERSÕES | 2WD MT GL | 2WD CVT GLX | 4WD CVT GLX | 4WD CVT GLS | |
Tração | Dianteira | Nas quatro rodas | |||
Transmissão | 5 marchas, manual | CVT com 7 marchas virtuais | |||
CHASSIS | |||||
Rodas e pneus | 205/60R16 – Rodas em alumínio | S | – | – | – |
205/50R17 – Rodas em alumínio “black & diamond” | – | S | S | S | |
Estepe | T135/90R16 + rodas em aço (somente para uso temporário) | S | S | S | S |
EXTERIOR | |||||
Teto solar panorâmico duplo deslizante | – | – | – | S | |
Molduras das caixas de roda | S | S | S | S | |
Estrado de teto | Preto | – | S | S | – |
Prata | – | – | – | S | |
Pintura de teto | Preto / Bege | – | – | – | O |
VISIBILIDADE | |||||
Faróis | Halógeno com multi-refletor | S | S | S | – |
Bi-xenônio | – | – | – | S | |
Lavador de farol | – | – | – | S | |
Sensor crepuscular | – | – | – | S | |
Faróis de neblina | S | S | S | S | |
Lanternas traseiras em LED | – | – | – | S | |
Sensor de chuva | – | – | – | S | |
Espelhos ext. | Elétricos | S | S | S | S |
Rebatíveis | – | S | S | S | |
Com pisca incorporado | – | S | S | S | |
Retrovisor | Prismático | S | S | S | – |
Eletrocrômico | – | – | – | S | |
PAINEL DE INSTRUMENTOS E VOLANTE | |||||
Volante | Acabamento em couro | S | S | S | S |
Controles de áudio | S | S | S | S | |
Comandos do control. velocidade | S | S | S | S | |
Comandos do limit. de velocidade | – | S | S | S | |
Comandos do viva-voz | S | S | S | S | |
Borboletas de troca de marcha (CVT) | – | S | S | S | |
Direção com assistência elétrica | S | S | S | S | |
Ajustes de altura e distância | S | S | S | S | |
Computador de bordo | Relógio digital | S | S | S | S |
Temperatura externa | S | S | S | S | |
Consumo de combustível (médio e instantâneo) | S | S | S | S | |
Autonomia | S | S | S | S | |
Indicador de marcha em uso (manual e CVT no modo manual) | S | S | S | S | |
Modo de condução do ALLGRIP | – | – | S | S | |
CONFORTO | |||||
Vidros elétricos dianteiros e traseiros | S | S | S | S | |
Travamento central lado motorista | S | S | S | S | |
Trava de portas por controle remoto | S | S | S | S | |
Sistema de partida sem chave | – | S | S | S | |
Ar-condicionado | Manual | S | – | – | – |
Automático bi-zona | – | S | S | S | |
Áudio | 4 alto-falantes | S | S | S | S |
2 tweeters | S | S | S | S | |
CD tuner + MP3 player + Bluetooth | S | S | S | – | |
Multimídia 8 pol. com navegação integrada | – | – | – | S | |
Modos de Condução (ALLGRIP) 4-modos | – | – | S | S | |
Controlador automático de velocidade. de cruzeiro | – | S | S | S | |
Limitador de velocidade | – | S | S | S | |
INTERIOR | |||||
Luzes da cabine | Luz de mapa (2 posições) | S | – | – | – |
Luz de mapa (3 posições) | – | S | S | S | |
Luz de cortesia central | S | S | S | S | |
Luz no porta luvas | S | S | S | S | |
Footwell light dianteiras | – | S | S | S | |
Luz console central | – | S | S | S | |
Pára-sóis | Com espelho | S | S | S | S |
Com iluminação | – | S | S | S | |
Porta-óculos | – | S | S | S | |
Porta-objetos dianteiros (2) | S | S | S | S | |
Pora-objetos traseiros (2) | – | S | S | S | |
Porta-garrafas nas portas dianteiras (2) | S | S | S | S | |
Porta-garrafas nas portas traseiras (2) | S | S | S | S | |
Console central entre os bancos | S | S | S | S | |
Console central painel | S | S | S | S | |
Tomada USB no console central | S | S | S | S | |
Tomada 12 V no console central do painel | S | S | S | S | |
BANCOS | |||||
Ajuste de altura do banco do motorista | S | S | S | S | |
Banco traseiro dividido 60:40 | S | S | S | S | |
Banco traseiro reclinável em 2 posições | – | S | S | S | |
Acabamento em tecido | S | – | – | – | |
Acabamento em tecido com pesponos | – | S | – | – | |
Acabamento em couro | – | – | S | S | |
PORTA-MALAS | |||||
Porta-pacotes | S | S | S | S | |
Tampão assoalho | S | S | S | S | |
Ganchos para rede/amarração | S | S | S | S | |
Tomada 12 V | S | S | S | S | |
Luz de cortesia | S | S | S | S | |
SEGURANÇA | |||||
Bolsas infláveis frontais | S | S | S | S | |
Bolsas infláveis laterais dianteiras | – | S | S | S | |
Airbag´s de cortina | – | S | S | S | |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, limitador de força e ajusta de altgura | S | S | S | S | |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3) | S | S | S | S | |
Engate Isofix (2) | S | S | S | S | |
Ancoragem para bancos de criança (3) | S | S | S | S | |
ABS with EBD e auxílio à frenagem | S | S | S | S | |
Programa de controle de estabilidade | – | S | S | S | |
Assistente de partida em rampa | – | S | S | S | |
Assitente de frenagem | – | S | S | S | |
Sensor de proximidade dianteiro/traseiro | – | S | S | S |