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Home Avaliações Testes

SUZUKI S-CROSS

identicon por Bob Sharp
26/04/2015
em Testes

DSC02256

A Suzuki Veículos do Brasil apresentou esta semana o  S-Cross, novidade recente da marca japonesa, lançada nos mercados mundiais em julho do ano passado. É um crossover, um hatchback encorpado, alto e espaçoso, com tração dianteira ou nas quatro rodas sob demanda. Chega em quatro versões, todas com motor 1,6-L a gasolina de 120 cv, câmbio manual de cinco marchas (GL, R$ 74.900) ou CVT — GLX, R$ 88.900; GLX 4WD, R$ 95.900; e GLS 4WD, R$ 105.900. O CVT tem 7 marchas virtuais selecionáveis exclusivamente por borboletas.

Embora o nome completo do modelo seja SX4 S-Cross, como indica emblema na porta de carga, o “nome de guerra” escolhido pela Suzuki local é apenas S-Cross. Na verdade é um SX4 todo maior, ou seja, uma carroceria totalmente nova.

 

DSC02255
Na balsa para ir de Bertioga a Guarujá

O sistema de tração é chamado de AllGrip (toda, ou total, aderência) pela fabricante e se destina a facilitar a vida do motorista ao trafegar sobre pisos variáveis graças à capacidade de processamento de dados hoje à disposição da indústria automobilística para aplicação nos seus produtos.

Basicamente, o AllGrip interpreta os movimentos do volante e micropatinagens de roda para modular a distribuição de torque e  aumentar o esforço no volante, nesse caso desestimulando correções erradas mediante redução momentânea da assistência, deixando a direção mais pesada. Pode haver também frenagem seletiva para otimizar tração ou para corrigir trajetória, dentro do conceito de controle de estabilidade.

São quatro modos de tração, selecionáveis:

Auto – muda automaticamente de tração dianteira para nas quatro rodas conforme necessidade. É o modo mais econômico.
Sport – otimiza trocas de marcha (variação automática) mantendo rotação mais alta para respostas mais rápidas ao acelerador e transfere mais torque para o eixo traseiro.
Snow/mud (neve/lama) – maior controle de trajetória em pisos de baixa aderência.
Lock – deixa a transmissão em modo 4×4 permanente para condições difíceis.

 

Botão de controle do AllGrip

O trafegar sobre piso mais irregular é facilitado pela distância mínima do solo de 180 mm (GL), 175 mm (GLX) e 190 mm (GLS).

A suspensão dianteira é McPherson com subchassi e a traseira, eixo de torção mesmo sendo motriz. Os pneus são 205/60R16 no GL, 205/50R17 no GLX (tração dianteira ou nas 4 rodas) e 225/50R17 no GLS, todos Continental ContiPremiumContact. O estepe é temporário T135/90R16M (M= 130 km/h).

 

DSC02263

O motor é um 4-cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando acionado por corrente com variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, 120 cv a 6.000 rpm e 15,5 m·kgf a 4.400 rpm; a taxa de compressão é 11:1. Incorpora soluções para aumento de eficiência como reduzir atrito mediante anéis de segmento de menor tensão, mancais de apoio e de biela mais estreitos, redução da constante das molas de válvulas e bomba de óleo com duas fases de pressão. Tudo é mais leve, pistões, biela e virabrequim, passando por coletor de escapamento, radiador e ventilador.

 

Motor r
Bloco e cabeçote de alumínio

O trabalho do motor é facilitado pelo peso relativamente baixo do S-Cross, 1.085, 1.125, 1.170 e 1.190 kg, de acordo com as versões. A Suzuki não forneceu dados de desempenho, mas o confiável  catálogo anual da revista suíça Automobil Revue indica, com câmbio manual, 0-100 km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 180 km/h,  e com câmbio CVT, 12,4 segundos e 170 km/h. As relações de marcha e diferencial não são exatamente as mesmas, mais curtas aqui exceto no limite do CVT (0,550:1), de maneira que os números acima podem ser considerados como aplicáveis aqui, ou seja, anda relativamente bem.

No manual a v/1000 em 5ª é 37,8 km/h para 120 km/h a 3.200 rpm e velocidade máxima em 4ª a 5.980 rpm, portanto um perfeito  4+E. No CVT, v/1000 de 54,5 km/h, 2.200 rpm a 120 km/h. À velocidade máxima as polias “se acertam”, mas certamente o motor vai à rotação de pico.

 

DSC02267
O GL, único de câmbio manual, traz repetidores de setas nos pára-lamas dianteiros; nos demais é nos espelhos

O câmbio CVT não é de nova geração como o do Corolla ou do Sentra, é um tanto enfadonho por ao menor movimento do acelerador a rotação subir muito, portanto destina-se a quem não quer ou não gosta do pedal de embreagem e prefere dirigir calmamente. Mas mesmo assim resta o recurso do colocar a alavanca seletora em Manual e ir trocando as 7 marchas virtuais pelas borboletas. Dar para usar bem dessa maneira e as “marchas” sobem automaticamente ao chegar o motor a 5.800 rpm, mas pode-se retomar velocidade na mesma “marcha” normalmente, como se fosse um câmbio manual. Não há aceleração interina nas reduções. A ligação motor-câmbio é por conversor de torque.

Como o S-Cross tem controle automático de velocidade, testei seu funcionamento na descida da serra da Rodovia dos Imigrantes e constei que não mantém a velocidade escolhida, o que poderia perfeitamente ter em razão do câmbio CVT, a exemplo do Audi A4 com mesmo tipo de câmbio chamado Multitronic (leia).

Mas é com o câmbio manual que o motor aparece realmente, mostrando sua grande elasticidade e seu brio, a par de um comando de câmbio “Wolfsburg”, perfeito e com manopla em formato de pêra.

A informação de consumo refere-se ao GLX de tração dianteira e segundo o Inmetro/PBEV é de 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, o que garantiu ao modelo o Selo de Eficiência, com grau A tanto na categoria quanto na classificação geral. Segundo a Suzuki, o câmbio CVT deixa o carro mais econômico que o manual. O tanque poderia ser um pouco maior, é de 47 litros.

 

s-cross 006 r
Porta-malas de 440 litros tem um “fundo falso” prático

Bom de curva, suspensão conciliadora entre conforto de rodagem e estabilidade, assistência elétrica de direção bem indexada, sendo que a relação de direção é variável, mais lenta no centro e mais rápida nas extremidades em razão do passo dos dentes de cremalheira variar para dar o efeito. Pára bem com os quatro freios a disco com distribuição eletrônica das forças de frenagem e há o auxílio à frenagem para quem não sabe frear ao máximo com ABS.

Com 4.300/1.765 mm de  comprimento e largura, altura entre 1.590 mm (GL) e 1.605 mm (GLS), e entreeixos de 2.600 mm, há amplo espaço para os ocupantes. Quem vai atrás fica bem acomodado e o porta-malas é generoso, de 440 litros, podendo chegar a 1.270 L com o banco traseiro 60:40 rebatido. Para variar, mais um carro novo sem faixa degradê no pára-brisa.

A dotação de equipamentos é farta e pode ser vista na lista adiante. O único opcional é a pintura de teto em preto para o GLS somente.

 

DSC02261
“Eu atrás de mim”: bom espaço

O alvo do S-Cross é Europa e América Latina e  na avaliação Euro NCAP recebeu nota máxima em todos os quesitos.

Portanto, o S-Cross é mais uma boa opção para quem deseja ingressar no mundo dos suves ou hatches/peruas encorpados. O problema será a demanda vir a ser maior que a oferta planejada de 250 unidades por mês, o que não é nada impossível.

BS

 

FICHA TÉCNICA SUZUKI S-CROSS 2016
VERSÕES 2WD MT GL 2WD CVT GLX 4WD CVT GLX 4WD CVT GLS
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4300
Largura (mm) 1765
Altura (mm) 1590 1585 1585 1605
Entre-eixos (mm) 2600
Bitola dianteira/traseira (mm) 1535 / 1505
Altura livre do solo (mm) 180 175 175 190
Peso em ordem de marcha (kg) 1085 1125 1170 1190
Peso bruto total (kg) 1730
Tanque de combustível (L) 47
Capacidade do porta-malas (L) 440 a 1269
Lugares 5
MOTOR
Tipo 1,6 Gasolina
Disposição Transversal
Cilindros e cabeçote 4 em linha / 16 válvulas / DOHC / VVT
Cilindrada (cm3) 1586
Diâmetro e curso (mm) 78,0 x 83,0
Taxa de compressão 11:1
Alimentação Injeção eletrônica multiponto
Potência máxima 120 cv a 6000 rpm
Torque máximo 15,5 m·kgf a 4400 rpm
TRANSMISSÃO
Tipo 5 manual 7 CVT
Relações de marcha 1a 3,545 4,006 ~ 0,550
LOW 4,006 ~1,001
HIGH 2,200 ~0,550
2a 1,904
3a 1,258
4a 0,911
5a 0,725
Ré 3,250 3,771
Relação de diferencial 4,352 4,011
TRAÇÃO
Características 2WD = tração dianteira 4WD = tração 4×4
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Diâmetro mínimo de giro (m) 10,4
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson, mola helicoidal
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal
FREIOS
Dianteiro Disco ventilado
Traseiro Disco sólido
Controle ABS de 9ª geração, EBD e BAS
RODAS E PNEUS
Rodas Liga leve, 16″ Liga leve, 17″
Pneus 205/60 R16 205/50 R17 225/50 R17
CONSUMO
Cidade n.d 11,9 n.d n.d
Estrada n.d 13,2 n.d n.d

 

 

EQUIPAMENTOS SUZUKI S-CROSS
S-CROSS – 2016
VERSÕES 2WD MT GL 2WD CVT GLX 4WD CVT GLX 4WD CVT GLS
Tração Dianteira Nas quatro rodas
Transmissão 5 marchas, manual CVT com 7 marchas virtuais
CHASSIS
Rodas e pneus 205/60R16 – Rodas em alumínio S – – –
205/50R17 – Rodas em alumínio “black & diamond” – S S S
Estepe T135/90R16 + rodas em aço (somente para uso temporário) S S S S
EXTERIOR
Teto solar panorâmico duplo deslizante – – – S
Molduras das caixas de roda S S S S
Estrado de teto Preto – S S –
Prata – – – S
Pintura de teto Preto / Bege – – – O
VISIBILIDADE
Faróis Halógeno com multi-refletor S S S –
Bi-xenônio – – – S
Lavador de farol – – – S
Sensor crepuscular – – – S
Faróis de neblina S S S S
Lanternas traseiras em LED – – – S
Sensor de chuva – – – S
Espelhos ext. Elétricos S S S S
Rebatíveis – S S S
Com pisca incorporado – S S S
Retrovisor Prismático S S S –
Eletrocrômico – – – S
PAINEL DE INSTRUMENTOS E VOLANTE
Volante Acabamento em couro S S S S
Controles de áudio S S S S
Comandos do control. velocidade S S S S
Comandos do limit. de velocidade – S S S
Comandos do viva-voz S S S S
Borboletas de troca de marcha (CVT) – S S S
Direção com assistência elétrica S S S S
Ajustes de altura e distância S S S S
Computador de bordo Relógio digital S S S S
Temperatura externa S S S S
Consumo de combustível (médio e instantâneo) S S S S
Autonomia S S S S
Indicador de marcha em uso (manual e CVT no modo manual) S S S S
Modo de condução do ALLGRIP – – S S
CONFORTO
Vidros elétricos dianteiros e traseiros S S S S
Travamento central lado motorista S S S S
Trava de portas por controle remoto S S S S
Sistema de partida sem chave – S S S
Ar-condicionado Manual S – – –
Automático bi-zona – S S S
Áudio 4 alto-falantes S S S S
2 tweeters S S S S
CD tuner + MP3 player + Bluetooth S S S –
Multimídia 8 pol. com navegação integrada – – – S
Modos de Condução (ALLGRIP) 4-modos – – S S
Controlador automático de velocidade. de cruzeiro – S S S
Limitador de velocidade – S S S
INTERIOR
Luzes da cabine Luz de mapa (2 posições) S – – –
Luz de mapa (3 posições) – S S S
Luz de cortesia central S S S S
Luz no porta luvas S S S S
Footwell light dianteiras – S S S
Luz console central – S S S
Pára-sóis Com espelho S S S S
Com iluminação – S S S
Porta-óculos – S S S
Porta-objetos dianteiros (2) S S S S
Pora-objetos traseiros (2) – S S S
Porta-garrafas nas portas dianteiras (2) S S S S
Porta-garrafas nas portas traseiras (2) S S S S
Console central entre os bancos S S S S
Console central painel S S S S
Tomada USB no console central S S S S
Tomada 12 V no console central do painel S S S S
BANCOS
Ajuste de altura do banco do motorista S S S S
Banco traseiro dividido 60:40 S S S S
Banco traseiro reclinável em 2 posições – S S S
Acabamento em tecido S – – –
Acabamento em tecido com pesponos – S – –
Acabamento em couro – – S S
PORTA-MALAS
Porta-pacotes S S S S
Tampão assoalho S S S S
Ganchos para rede/amarração S S S S
Tomada 12 V S S S S
Luz de cortesia S S S S
SEGURANÇA
Bolsas infláveis frontais S S S S
Bolsas infláveis laterais dianteiras – S S S
Airbag´s de cortina – S S S
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, limitador de força e ajusta de altgura S S S S
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3) S S S S
Engate Isofix (2) S S S S
Ancoragem para bancos de criança (3) S S S S
ABS with EBD e auxílio à frenagem S S S S
Programa de controle de estabilidade – S S S
Assistente de partida em rampa – S S S
Assitente de frenagem – S S S
Sensor de proximidade dianteiro/traseiro – S S S

 

 

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