A Kia Motors apresentou ontem na sua sede em Itu (SP) os novos Sorento crossover e Grand Carnival minivan, ambos em sua terceira geração com assinatura de estilo do alemão Peter Schreyer, vice-presidente de Design do grupo. Mesmo com ambiente de vendas desfavorável e o dólar nas alturas, a importadora paulista, atuante no Brasil há 23 anos e tendo criado uma frota circulante de mais 350.000 unidades, mantém sua estratégia de trazer produtos atualizados.
O Sorento custa R$ 183.900, vem completo e não tem opcionais, enquanto a Grand Carnival sai por R$ 244.900, também completa. São dotados do mesmo motor V-6 a gasolina 3.342-cm³ de duplo comando com acionamento corrente de 4 válvulas por cilindro, e variador de fase a admissão e no escapamento. Desenvolvem 270 cv 6.400 rpm e 32,4 m·kgf a 5.300 rpm e ambos têm câmbio automático epicíclico (fabricação “caseira” Hyundai/Kia) de seis marchas com trocas seqüenciais pela alavanca (sobe marcha para frente), ambos de tração dianteira.
O espaço interno dos dois é dos melhores, com capacidade para 5 ou 7 lugares no Sorento e 8, no Grand Carnival, motorista incluído nessa contagem. Os entre-eixos de 2.780 (mais 80 mm) e 3.050 mm, respectivamente, respondem por todo esse espaço. O porta-malas do Sorento é de 258 litros com sete ocupantes e de 1.045 litros com cinco. Já o Grand Carnival é de 960 litros, mas com a terceira fileira rebatida — não foi informado volume com configuração 8-lugares, mas a olho nu é de cerca de 200 litros.
A porta de carga no Sorento possui abertura elétrica, como na Grand Carnival, e nesta as duas portas laterais contam com esse cômodo acionamento.
O Sorento cresceu 95 mm no comprimento para 4.780 mm, a largura passou para 1.890 mm ( mais 5 mm), para ficou 15 mais baixo, medindo 1.690 mm agora. A Grand Carnival não teve mudanças dimensionais, mas a Kia informa novo monobloco, com maior rigidez, mas sem precisar quanto. A minivan mede 5.115/1.985/1.740 mm (comprimento/largura/altura).
O Sorento de 5 lugares pesa 1.959 kg, e o Grand Carnival, 2.155 kg. Números de desempenho não foram informados, mas segundo o confiável catálogo anual da Automobile Revue suíça o Sorento acelera de 0 a 96,5 km/h em 9 segundos e alcança 215 km/h. A Grand Carnival não consta da publicação, só a versão americana denominada Sedona, com o mesmo motor porém 10 cv mais potente, é tida como 0-100 km/h em 8 segundos e 220 km/h, que me parece exagerado. Pelo peso deve acelera algo menos que o Sorento e a velocidade máxima deve ser parelha.
As suspensões são McPherson/multibraço dianteira/traseira nos dois Kia, os freios são a disco nas quatro rodas e os pneus, 235/60R18 em ambos, mas as rodas do Sorento são 7Jx18 no crossover e 6,5Jx18 na minivan. Nesta a assistência de direção é hidráulica, elétrica no Sorento.
O consumo de combustível também não foi informado, mas para se ter uma idéia a Automobile Revue diz ser de cidade/estrada 7,6/11 km/l (Sorento) e 7,6/10,2 km/l (Grand Carnival).
Ambos mostram interiores caprichados e de muito bom-gosto, evidenciando a constante evolução da indústria automobilística sul-coreana, além de rodarem com elevada dose de conforto e bem pouco ruído a bordo.
Faremos testes “no uso” com ambos proximamente e também com o pequeno Picanto.
BS