• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações Testes

KIA APRESENTOU OS NOVOS SORENTO E GRAND CARNIVAL

identicon por Bob Sharp
24/09/2015
em Testes

A Kia Motors apresentou ontem na sua sede em Itu (SP) os novos Sorento crossover e Grand Carnival minivan, ambos em sua terceira geração com assinatura de estilo do alemão Peter Schreyer, vice-presidente de Design do grupo. Mesmo com ambiente de vendas desfavorável e o dólar nas alturas, a importadora paulista, atuante no Brasil há 23 anos e tendo criado uma frota circulante de mais 350.000 unidades, mantém sua estratégia de trazer produtos atualizados.

 

O Sorento custa R$ 183.900, vem completo e não tem opcionais, enquanto a Grand Carnival  sai por R$ 244.900, também completa. São dotados do mesmo motor V-6 a gasolina 3.342-cm³ de duplo comando com acionamento corrente de 4 válvulas por cilindro, e variador de fase a admissão e no escapamento. Desenvolvem 270 cv 6.400 rpm e 32,4 m·kgf a 5.300 rpm e ambos têm câmbio automático epicíclico (fabricação “caseira” Hyundai/Kia) de seis marchas com trocas seqüenciais pela alavanca (sobe marcha para frente), ambos de tração dianteira.

 

Sorento Smart Object-1

O espaço interno dos dois é dos melhores, com capacidade para 5 ou 7 lugares no Sorento e 8, no Grand Carnival, motorista incluído nessa contagem. Os entre-eixos de 2.780 (mais 80 mm) e 3.050 mm, respectivamente, respondem por todo esse espaço. O porta-malas do Sorento é de 258 litros com sete ocupantes e de 1.045 litros com cinco. Já o Grand Carnival é de 960 litros, mas com a terceira fileira rebatida — não foi informado volume com configuração 8-lugares, mas a olho nu é de cerca de 200 litros.

 

Carnival -2

A porta de carga no Sorento possui abertura elétrica, como na Grand Carnival, e nesta as duas portas laterais contam com esse cômodo acionamento.

O Sorento cresceu 95 mm no comprimento para 4.780 mm, a largura passou para 1.890 mm ( mais 5 mm), para ficou 15 mais baixo, medindo 1.690 mm agora. A Grand Carnival não teve mudanças dimensionais, mas a Kia informa novo monobloco, com maior rigidez, mas sem precisar quanto. A minivan mede 5.115/1.985/1.740 mm (comprimento/largura/altura).

 

Carnival Painel

O Sorento de 5 lugares pesa 1.959 kg, e o Grand Carnival, 2.155 kg. Números de desempenho não foram informados, mas segundo o confiável catálogo anual da Automobile Revue suíça o Sorento acelera de 0 a 96,5 km/h em 9 segundos e alcança 215 km/h. A Grand Carnival não consta da publicação, só a versão americana denominada Sedona, com o mesmo motor porém 10 cv mais potente, é tida como 0-100 km/h em 8 segundos e 220 km/h, que me parece exagerado. Pelo peso deve acelera algo menos que o Sorento e a velocidade máxima deve ser parelha.

Carnival -1

As suspensões são McPherson/multibraço  dianteira/traseira nos dois Kia, os freios são a disco nas quatro rodas e os pneus, 235/60R18 em ambos, mas as rodas do Sorento são 7Jx18 no crossover e 6,5Jx18 na minivan. Nesta a assistência de direção é hidráulica, elétrica no Sorento.

O consumo de combustível também não foi informado, mas para se ter uma idéia a Automobile Revue diz ser de cidade/estrada 7,6/11 km/l (Sorento) e 7,6/10,2 km/l (Grand Carnival).

Ambos mostram interiores caprichados e de muito bom-gosto, evidenciando a constante evolução da indústria automobilística sul-coreana, além de rodarem com elevada dose de conforto e bem pouco ruído a bordo.

Faremos testes “no uso” com ambos proximamente e também com o pequeno Picanto.

BS

 

Próximo

EXTRA: ANDAMOS NO DODGE CHARGER HELLCAT (VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17