Da Automotive News Europe
O Grupo Volkswagen nomeou hoje cinco novos líderes para suas divisões de desenvolvimento, vendas, design, produção e produtos.
Os executivos terão responsabilidades que cobrem todas as marcas do grupo, desde VW, Škoda e Seat, do mercado de grande volume, às unidades de luxo Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini.
• Ulrich Eichhorn comandará pesquisa e desenvolvimento. Eichorn, 54 anos, era chefe de engenharia da Bentley até 2012, quando ele se tornou chefe da Associação da Indústria Alemã (VDA). Ele substitui Ulrich Hackenberg, que se demitiu no início deste mês.
• Fred Kappler assumirá a responsabilidade pelas vendas do grupo. Kappler, 57, ocupou cargos-chave na marca VW, na joint venture VW com FAW chinesa, e na Škoda. Mais recentemente ele estava no comando da divisão de pós-venda da empresa. Kappler substitui Christian Klingler, que deixou VW em setembro.
• Michael Mauer vai liderar o grupo de design. Mauer, 53, mantém sua função atual de chefe de design da Porsche. Mauer trabalhou para a Mercedes-Benz, Saab e General Motors Europe antes de ser nomeado chefe de design da Porsche em 2004.
• Wolfram Thomas assumirá o comando da produção do grupo. Thomas, de 59 anos, está na VW há 35 anos, ocupando postos-chave de produção para a marca VW, veículos leves VW e Seat. Atualmente é chefe da área de meio ambiente, energia e novos negócios. Thomas assume o posto máximo de produção da VW que estava vago desde que Michael Macht o deixou em 2014.
• Ralf-Gerhard Willner terá a responsabilidade em todo o grupo para produto e arquiteturas modulares da fabricante. Atualmente é chefe de de veículos conceituais da Audi.
A VW disse que as nomeações são parte de seus esforços para tornar a fabricante mais eficiente na esteira do escândalo das emissões. Este levou à demissão do presidente-executivo Martin Winterkorn que estava há anos no cargo e que foi substituído por Matthias Mueller.
“Estas mudanças estruturais aceleram o processo de tomada de decisão, reduzem a complexidade e aumentam a eficiência,” disse Mueller no comunicado de hoje anunciando as nomeações.
O número de gerentes do escalão superior que se reportam diretamente a Mueller foi reduzido quase à metade, disse a VW.
AE