A matéria “Os 12 tipos de motoristas mais detestáveis“, de 28/12 último, gerou até agora um número expressivo de comentários — 291, incluindo minhas respostas — e muitos contêm sugestões de outros tipos de motoristas. Em vista disso, resolvi fazer um apanhado nos comentários para publicar mais motoristas desse tipo e, surpreso, vi que chegavam a 20.
Seguem, então, as sugestões, como o nome do leitor entre parênteses. Como na matéria anterior, a ordem de publicação é aleatória.
O Muda-faixa – (Fernando) – O que muda de faixa a cada segundo, achando que vai se livrar do congestionamento. É ele mudar e a faixa em que ele estava começar a andar. Aí ele volta… e o tráfego da faixa dele para (foto acima).
O Mad Max – (Eduardo Sérgio) – É aquele tipo perigoso que, ao assumir o volante de um veículo de maior porte — picapes grande ou mesmo caminhões — se acha no direito de agir de forma intimidante ou selvagem, passando por cima das regras elementares de trânsito.
O Soneca-zumbi – (Bia Mondadori) – Na verdade a maioria dos Sonecas são Zumbis. Com a inútil necessidade de postar e se manter “informado” nas redes sociais, eles não percebem que o mundo real não pausou ao seu bel-prazer.
O Internetado – (Fat Jack) – Uma evolução ainda mais perigosa dos Sonecas, pois estes são somente (apesar disso não ser pouco) lerdos, já os internetados são desatentos o tempo todo, mais até com o carro em movimento. São detestáveis.
O Suicida-assassino – (Antônio Pacheco) – Dependendo da situação, ou morre ou mata alguém. É aquele cara apressado, que não se contenta em esperar nas pistas simples e insiste em ultrapassar em local proibido e, pior, sem nenhuma visibilidade.
O Furão – (Fred) – É aquele vai fazer a conversão à direita ou à esquerda e não muda para ou se mantém na respectiva faixa, como todos; vem pela faixa do meio, forçando a barra cortando “por fora”, no mínimo desrespeitando que segue a fila da forma correta, e ainda fazendo os veículos que vem pela faixa central e irão continuar na via ter que esperá-lo.
O Tira-fino – (Daniel) – Quando você põe a seta para entrar, ao invés do energúmeno desacelerar, ele acelera para tirar um fino da sua traseira.
O Rebaixado – (Leandro Castro) – Anda feito lesma no trânsito, se achando os mais bonitos e melhores do mundo. Em alguns exemplos a suspensão nem mexe, é como se não tivesse, o carro vai aos pulos.
O Diagonal – (Duílio Ferrari) – Põe o carro em diagonal na via para poder passar, lentamente, por uma lombada, tornando-se ele mesmo o dejeto viário que atrapalha o tráfego da faixa ao lado, e pior ainda nos casos em que atrapalha inclusive a faixa em sentido contrário.
O Traseirista – (Evandro) – O que quer ler com detalhes o número de série das lanternas traseiras do carro à frente, não respeitando uma distância segura.
O Recusa-vaga – (Lorenzo Frigério) – uma lojinha tem, tipo duas vagas no recuo; numa já há um carro estacionado. O Recusa-vaga vem e para na guia rebaixada, trancando a vaga vazia — só para não correr o risco de ter que pedir a alguém para tirar o carro que eventualmente estacione junto à guia, e para não precisar manobrar. Ou seja, ele está inutilizando duas vagas.
O Fecha-cruzamento – (Sérgio) – O Fecha-cruzamento também é dose. “Aqui onde moro tem um semáforo perto de uma farmácia, que sempre que possível (quando eu sou o 3°/4° carro) sempre deixo espaço para quem vem da outra esquina, e quiser entrar na farmácia (ou para quem sai e já acessar o semáforo) não ter que parar o trânsito para isso, ou ter que dar uma volta maior. Hoje fiquei feliz, pois deixei o espaço, e apareceu um carro que o usou. Tudo fluido, show de bola.”
O Motorista-bônus – (Anderson) – Se a lombada eletrônica é 80 km/h passa a 50 km/h, talvez ele pense que na próxima lombada esteja com um crédito de 30 km/h.
O Buzinador – (Francisco Assis Neves) – É aquele que acha que a buzina resolve tudo. Viu algum conhecido? Buzine. chegou em algum lugar? Buzine muito. Trânsito parado? Buzine insistentemente; e por aí vai.
O Anfíbio – (Pluto) – Não pode ver um meio-fio alagado em dia de chuva perto de um ponto de ônibus e acelera para lavar os pedestres.
O Colinha – (Uba) – Aquele que na estrada ou na cidade, para pedir ultrapassagem, cola na traseira do seu carro quase encostando no parachoque, mesmo que você esteja a 120 km/h (olha o risco!!). Esse “motorista” tem o rei na barriga e acha que ele é a pessoa mais importante desde o primeiro homo sapiens. Esses são malas e perigosos!
O Vampiro – (Lemming®) – Não pode ver sangue que vai logo diminuindo a velocidade ou parando. É uma das grandes causas de congestionamentos quando ocorre um acidente, mesmo leve.
O Duas-vagas – (CCN1410) – Certo motorista aqui perto de casa, estacionou seu carro ocupando duas vagas. Ao xingá-lo, ele retrucou dizendo que em nossa cidade é assim mesmo e que não tinha nenhum problema em estacionar daquele jeito.
O Matemático – (Franklin Weise) – em trechos com limite de velocidade a 60 km/h, por exemplo, ele anda a 90 km/h até encontrar um radar, quando reduz para 30 km/h, para “compensar”. Na cabeça dele, a velocidade média é o que conta. Os motoristas de trás e a segurança que se danem. Este parece-se muito com o Motorista-bônus.
O Dois-em-um – (Mr. Car) – Aquele que em uma via de duas faixas de rolamento, faz questão de andar com meio carro sobre cada uma, impedindo a ultrapassagem. Quem sabe se ele é um piloto de avião e não sabemos?
O que se pode concluir desta matéria e da anterior é que está mesmo cada vez mais complicado e desagradável dirigir, não? Uma pena.
BS