A Volkswagen do Brasil anunciou oficialmente hoje o lançamento do Golf fabricado no Brasil. Virá em três versões:
- Comfortline 1,6 MSI, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis;
- Highline 1,4 TSI, câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas ;
- GTI 2,0 TSI, câmbio robotizado de duas embreagens e seis marchas
Os preços são:
VERSÃO | Preço |
Comfortline 1,6 MSI manual 5 marchas | R$ 74.590,00 |
Comfortline 1,6 MSI automático 6 marchas | R$ 79.990,00 |
Highline 1,4 TSI manual 6 marchas | R$ 91.290,00 |
Highibne 1,4 TSI automático 6 marchas | R$ 96.690,00 |
GTI 2,0 TSI robotizado dupka-embreagem | R$ 117.690,00 |
Enquanto o 1,4 Highline TSI e o 2,0 GTI TSI já são conhecidos aqui, importados da Alemanha, o 1,6 MSI é novidade, não existe na linha alemã. Esse motor, novo no Grupo VW, é da nova família EA-211, é produzido na fábrica de motores da VW do Brasil em São Carlos (SP) e já está no Fox Highline, SpaceFox Highline, Gol Rallye e Saveiro Cross. Portanto, todos motores conhecidos, a única diferença sendo 10 cv mais no 1,4, apesar de 0,5 ponto menos na taxa de compressão, 10:1 agora. Motores conhecidos mas desempenho, não.
Embora possa parecer regressão um Golf de 140 cv e turbo passar a 120 cv aspirado e com bem menos torque — de 25,5 m·kgf a 1.500 rpm para para 16,8 m·kgf (álcool) a 4.000 rpm — minha experiência anterior com esse 1,6 me permite prever desempenho longe de ser decepcionante, principalmente ao se considerar tratar-se da versão de entrada. Esse 1,6 pesa 1.213 kg, 7 kg menos que o 1,4.
Os dados de desempenho divulgados são 0-100 km/h em 10,9/10,4 segundos (G/A) com câmbio manual e 12,3/11,6 segundos com câmbio automático. As velocidades máximas são, na ordem, 186/182/184/179 km/h.
O 1,4 TSI realiza essas mesmas provas em 8,3 s (G e A) e 209 km/h.
É evidente que será necessário usar mais o câmbio no 1,6, como mostra a retomada 80-120 km/h em 5a marcha, 18,1/18,6 segundos. Melhora com o automático devido à propriedade de redução de fim de curso do acelerador (kickdown): 12,3/11,9 segundos. Não informado consumo de nenhum dos três Golfs.
O 1,6 MSI e o 1.4 TSI têm eixo traseiro de torção, mas no GTI foi mantido a suspensão traseira multibraço.
Dotação de equipamentos
O Golf Comfortline vem com sete bolsas infláveis (o sétimo é o de joelhos do motorista), cintos de três pontos para os cinco ocupantes, controle de tração, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, vetorização de torque, faróis de neblina com luz de conversão estática, engates Isofix e fixação superior para bancos de criança e freios com atuação automática pós-colisão.
Quanto aos itens de conforto e comodidade, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, sistema de infotenimento “Composition Media” com tela tátil de 5,5″, travamento central por controle remoto, rodas de alumínio de 16 polegadas, freio de estacionamento com assistente de partida em rampa, sensores de aproximação dianteiro e traseiro, ajuste elétrico dos espelhos externos, que têm aquecimento e repetidoras de seta, e orientação para baixo do espelho esquerdo ao dar ré.
Mas o interessante mesmo será dirigir esse Gol 1,6 de aspiração natural, o que ocorrerá na semana que vem. Começando pelo manual.
BS