A Volkswagen brasileira parece estar mesmo apostando no Jetta e acaba de revitalizar o modelo. A novidade é ter substituído o motor 2-litros de aspiração natural de 120 cv e colocado em seu lugar o bem conhecido 1,4 TSI do Golf/Golf Variant, além de acrescentar uma versão de entrada , a Trendline disponível com câmbio manual e automático epicíclico (Aisin), ambos de seis marchas. Mas a Comfortline, agora a intermediária, passa a só ter esse câmbio automático. Nada muda na topo Highline, que permanece com o 2-litros turbo de injeção direta e 211 cv e câmbio DSG de seis marchas e embreagens em banho de óleo.
Preços:
Trendline 1,4 manual de seis marchas R$ 78,230
Trendline 1,4 automático de seis marchas R$ 83.640
Comfortline 1,4 (só automático de seis marchas) R$ 89.750
Highline 2,0 (só DSG de seis marchas) R$ 103.990
Vendas começam em fevereiro.
O sedã médio-compacto, do segmento M1 na Europa — já não tão compacto com seus 4.659 mm de comprimento e entre-eixos de 2.651 mm— começou a ser trazido do México em março de 2011. Havia acabado de ser redesenhado (seu desenho era de 2004), trazia duas motorizações.
Uma, 2-litros turbo de injeção direta, duplo comando e 16 válvulas, 200 cv e 28,5 m·kgf, câmbio DSG 6-marchas. Outra, de mesma cilindrada, mesmos diâmetro dos cilindros e curso dos pistões, porém de aspiração natural, só um comando e duas válvulas por cilindro, de 120 cv e 18,4 m·kgf, câmbio manual de cinco marchas ou automático epicicíclico de seis.
Uma diferença importante entre os dois estava na suspensão traseira: multibraço no Highline e eixo de torção, no Comfortline. Mas em meados de 2013, como ano-modelo 2014, o Comfortline passou a multibraço atrás também. E no início de 2015 começou a produção do Jetta na Fábrica Anchieta em regime importado semidesmontado (SKD).
Esse dois ingredientes, motor de 120 cv e suspensão traseira por eixo de torção, embora não impedisse a versão de prestar um bom serviço, atendia bem a uma boa parcela de consumidores. No teste com o de câmbio manual escrevi: “Não é nenhum expoente em desempenho mas também não é lento, como mostram os números divulgados pela fábrica: 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 202 km/h, isso abastecido com álcool. É desempenho para ninguém ficar envergonhado ou se sentir inferiorizado. Nada disso.”
Mas o fato é o que mercado nunca acolheu o Comfortline. Inclusive, muitos achavam que o motor era o AP-2000 devido ao visual parecido e à cilindrada igual, com idênticos diâmetro dos cilindros e curso dos pistões, só que não era o mesmo motor “de Santana”, que era o EA-827, enquanto o do Jetta era o EA-113, de 1992 na Alemanha.
Agora com o 1,4 TSI de 150 cv (mais 10 cv que o Golf), mas com o mesmo torque de 25,5 m·kgf, o desempenho melhorou bastante. Não pela maior potência, como também pelo torque 36% maior e a uma rotação bem mais baixa, 1.500 contra a 4.000 rpm, levá-la ser produzida em nível palpável bem cedo, em giro baixo. A aceleração de 0 a 100 km/h, que era feita em 10 segundos ( com álcool), agora é em 8,6 s com gasolina; a velocidade mudou pouco, de 202 km/h para 203 km/h, embora aquela fosse com álcool no tanque (todos dados da VW).
Anda melhor que antes? Certamente. No percurso de teste oferecido pela VW ontem, da fábrica até o restaurante Frango Assado no final da rodovia Ayrton Senna, deu para perceber como acelera melhor e como nas curva de alta (sim, dá para fazer) a superioridade da suspensão traseira multibraço se manifesta. Eu tinha dois colegas comigo, o Fernando Calmon e o Eduardo Sodré, da Folha de S. Paulo, velho amigo.
O câmbio automático é responsivo, tem modo S e troca as marchas com suavidade, Não tem aceleração interina nas reduções e passa para a marcha seguinte a 6.250rom em qualquer modo. A 125 km/h indicados o motor está a 2.100 rpm.
Torci para que chovesse, pois o carro, um Comfortline, estava com pneus Dunlop Sport Maxx, que aprecio no molhado, mas só pegamos leve e breve garoa.
Como ocorria com ouros Jettas, percebe-se ser um carro bem projetado e construído, sem faltas nem excessos — aliás, continua faltando a faixa degradê no para-brisa. Tudo parece bem pensado, feito para bajular o motorista e os que eventualmente o acompanhem. Os bancos, o volante de direção de 370 mm de diâmetro, os materiais de maneira geral, o estofamento. A precisão da direção de assistência elétrica, o rádio que dispensa se precisar o manual para sintonizar uma emissora, os instrumento de leitura Wolfsburg ( nessa caso não precisa colocar entre aspas por motivos evidentes).
No banco traseiro as pernas ficam à vontade, quem se senta atrás em direito a usufruir do ar-condicionado. O porta-malas leva 510 litros e a carga útil chega a 585 kg.
As três versões
Trendline – câmbio manual ou automático epicíclico, ambos de seis marchas; traz o volante mundial da VW, bancos em tecido preto, direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático com saída para o banco traseiro, rodas de alumínio desenho “Sedona” com pneus 205/55R16, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, alarme com comando remoto, volante com ajuste nos dois planos e sistema de infotenimento “Composition Touch”.
Comfortline – câmbio automático epicíclico somente; todos os itens da Trendline mais volante revestido de couro com borboletas de câmbio, comandos do computador de bordo, de áudio e telefonia, rodas de alumínio desenho “Atlanta’ de 16”, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema de infotenimento “Composition Media”.
Como opcionais, teto solar e o pacote Exclusive, que inclui o sistema de infotenimento “Discover Media”, acendimento de faróis ao deixar/aproximar-se do veículo, rodas de desenho “Queensland” de 17″ com pneus 225/45R17, destravamento de portas por aproximação e acionamento do motor de partida por botão (chave presencial), e ar-condicionado de duas zonas, além de outros.
Highline – Além do motor EA-888 2-litros turbo e do câmbio DSG (0-100 km/h em 7,2 s e velocidade máxima de 241 km/h), teto solar panorâmico e os pacotes opcionais de equipamentos Executive e Premium. O Execuive inclui bancos de couro Vienna, preto ou bege, e aquecimento do dianteiros), sensores de chuva e crepuscular, espelho interno fotocrômico, espelhos externos rebatíveis, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros e o acendimento de faróis ao deixar/aproximar-se do veículo.
O pacote Premium traz todos os itens do Executive, mais o sistema de infotenimento”Discover Media” com GPS, comando de voz, destravamento de portas por aproximação e acionamento do motor de partida por botão (chave presencial), faróis bixenônio e ajuste elétrico do banco do motorista.
Os preços desses pacotes ainda não foram informados.
O Trendline e o Comfortline vêm com bolsas infláveis frontais e laterais, e o Highline com esses mais cortina. As três versões trazem dois conjuntos de engates Isofix e de retenção superior para bancos infantis
Independente da versão, o novo Jetta traz controle de estabilidade e tração permanentes, bloqueio do diferencial pelo freio (a tração é dianteira) com função de vetorização de torque , e assistente de partida em rampa e auxílio à frenagem.
Avaliações mais completas à medida que formos tendo os carros.
BS
FICHA TÉCNICA VW NOVO JETTA TRENDLINE 1,4 TSI | ||
Manual | Automático | |
MOTOR | ||
Tipo | EA211, 4 cilindros em linha, turbocompressor com interrestriador, duplo comando, correia dentada, quatro válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento | |
Instalação | Dianteiro, transversal | |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio | |
N° de cilindros/configuração | 4 / em linha | |
Diâmetro x curso | 74,5 x 80 mm | |
Cilindrada | 1.395 cm³ | |
Aspiração | Forçada por turbocompressor | |
Taxa de compressão | 10:1 | |
Potência máxima | 150 cv a 5.000 rpm | |
Torque máximo | 25,5 m·kgf a 1.500 rpm | |
N° de válvulas por cilindro | 4 | |
N° de comando de válvulas/localização | 2 / cabeçote | |
Formação de mistura | Injeção direta | |
ALIMENTAÇÃO | ||
Combustível | Gasolina E20/27, 95 octanas RON | |
TRANSMISSÃO | ||
Rodas motrizes | Dianteiras | |
Câmbio | Manual | Automático epicíclico |
N° de marchas | 6 à frente e uma à ré | |
Relações das marchas | 1ª 3,778:1; 2ª 2,118:1; 3ª 1,360:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,857:1; 6ª 0,733:1; ré 3,600:1 | 1ª 4,409:1; 2ª 2,508:1; 3ª 1,556:1; 4ª 1,142:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0,672:1; ré 3,185 |
Relações de diferencial | 3,647:1 | 3,233:1 |
FREIOS | ||
De serviço | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
Dianteiro | A disco ventilado de Ø 280 mm | |
Traseiro | A disco de Ø 272 mm | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço em L inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável Servotronic | |
Relação de direção | 14,96:1 | |
Nº de voltas entre batentes | 3 | |
Diâmetro mínimo de curva | 11,1 m | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 6,5Jx16 (opc. 7Jx17) | |
Pneus | 205/55R16V (opc. 225/45R17) | |
PESOS | ||
Em ordem de marcha | 1.285 kg | 1298 kg |
CARROCERIA | ||
Tipo | Monobloco em aço, sedã de 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | |
DIMENSÕES EXTERNAS | ||
Comprimento | 4.659 mm | |
Largura com/sem espelhos | 2,020/1.778 mm | |
Altura | 1.473 mm | |
Distância entre eixos | 2.651 mm | |
Bitola dianteira/traseira | 1.535/1.538 mm | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 | |
Área frontal (A) | 2,19 m² | |
Área frontal corrigida (Cx x A) | 0,644 m² | |
CAPACIDADES | ||
Porta-malas | 510 litros | |
Tanque de combustível | 55 litros | |
DESEMPENHO | ||
Velocidade máxima | 203 km/h | |
Aceleração 0-100 km/h | 8,6 s | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade | 11,3 km/l | 10,4 km/l |
Estrada | 13,9 km/l | 13,8 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª | 43,3 km/h | 53,3 km/h |
Rotação do motor a 120 km/h em 6ª | 2.770 rpm | 2.250 rpm |
Rotação do motor à vel. máxima em 5ª | 5.500 rpm | 4,800 rpm |
Obs: Esta ficha técnica atende também o novo Jetta Comfortline, considere apenas os dados referentes ao câmbio automático.
(Atualizado em 29/01/16 às 22h35, nova redação do primeiro parágrafo, correção de informação referente ao Comfortline)