A assídua leitura do AE gerou a oportunidade de uma palestra no CAAT – Clube de Automóveis Antigos de Taubaté neste sábado (5/3).
O presidente do CAAT, Aldo D. Toledo Fusco, é um assíduo leitor do AE e a leitura diária das novidades faz parte de sua agenda. Aliás, é uma coisa da qual ele não abre mão!
Como eu costumo de vez em quando citar itens de minhas palestras em resposta a comentários de leitores da minha coluna “Falando de Fusca”, o Aldo acabou detectando uma oportunidade de aumentar o viés cultural das atividades do CAAT com uma palestra minha. O assunto progrediu e a palestra acabou se realizando no Hotel Faro, naquela cidade.
Logo no seu início, após o almoço, fui gentilemente agraciado com um lindo Troféu de Agradecimento.
Na concepção do troféu, o Aldo se baseou numa antiga propaganda da Kombi, de 1969, que mostrava uma Kombi com um Fusca pintado em sua lateral e da ideia ele foi aos fatos e surgiu este fantástico Troféu de Agradecimento, pirogravado e cuidadosamente recortado de maneira nobre (e perfumada, de cedro rosa!), de maneira que se pode destacar a parte da Kombi, ficando o Fusca. Deu para ficar emocionado fácil, fácil!
O vídeo abaixo mostra o início da palestra com a entrega do troféu:
Esta foi a mensagem do Aldo sobre a palestra:
” Com a presença de fuscamaníacos vindos de várias cidades do Vale, do Rio de Janeiro e de São Paulo, o CAAT realizou neste sábado palestra sobre as origens do Fusca, a partir de 1938, brilhantemente dada por Alexander Gromow, considerado o maior conhecedor do assunto VW. Começando pela origem da palavra Volkswagen, seu significado e as aplicações, passando depois pelas polêmicas sobre os pseudoinventores, as mecânicas usadas pelo Fusca e seus concorrentes, o Volkswagen da Ford — sim, ele existiu — e todo desenvolvimento e construção da fábrica, seus pesados danos sofridos na II Guerra Mundial, sua reconstrução e o sucesso do carro.
Foram três horas que passaram rápido, tanto pela fluência do palestrante quanto pelo assunto tão interessante. Esta foi a primeira de uma série de palestras sobre a Volkswagen, o Fusca e a Kombi. Em breve agendaremos outras.
Aldo D. Toledo Fusco.”
Algumas fotos da palestra:
De parabéns o CAAT Clube de Autos Antigos de Taubaté, na pessoa de seu presidente, pela incrível organização do evento, realizado num auditório adequado, com equipamento de mídia e pessoal de apoio muito bons, com pausa para café e um lanche final que mais parecia um jantar.
Não tenho palavras quanto ao público ouvinte, formado de verdadeiros amigos que dedicaram sua atenção às um pouco mais de duas horas de palestra! Houve participação através de perguntas e um mui gentil apoio através das longas palmas no final da palestra! Obrigado!
Esta palestra foi mais um passo adiante na senda de divulgar a história do Fusca, de maneira a criar uma base de conhecimento aos participantes par poderem se defender das bobagens que circulam na internet e até em alguns livros falaciosos.
A foto de grupo mostra o excelente astral de todos, apesar da longa palestra. E posso afirmar que todos permaneceram ligados o tempo todo na apresentação, uma plateia espetacular!
Um encontro depois de 20 anos
No dia 26 de junho de 1996, numa cerimônia interna na fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo, foram feitas fotos de despedida do Fusca “Itamar”, conforme registrado na página 80 de meu livro EU AMO FUSCA – A história brasileira do carro mais popular do mundo.
Pois não é que uma das pessoas que apareceu na foto, o Paulo Guino, na época ele era funcionário graduado da Volkswagen do Brasil na área de Qualidade, compareceu à palestra com um exemplar do livro para que eu o autografasse? Na ilustração abaixo a foto de despedida que ele e eu aparecemos:
Vinte anos depois uma foto registra o nosso reencontro. O Paulo é colecionador de carros antigos e sócio do CAAT. Na foto eu estou segurando o livro aberto em sua página oitenta:
AG