Depois de andar brevemente no Gol com motor 1-L de três cilindros, o mesmo do up!, numa apresentação prévia para a imprensa na Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), há cerca de um mês, agora foi dirigi-lo no dia a dia, com as referências que todos temos por onde se trafega diariamente. A impressão deixada foi muito boa, o ganho de potência e torque são facilmente perceptíveis, mesmo que 3-cilindros precise carregar mais 40 kg em média comparado com o up!, e que o câmbio tenho sido alongado em relação Gol com motor 1-L TEC de quatro cilindros ao utilizar exatamente as mesmas relações do pequeno VW — é exatamente o mesmo transeixo MQ200.
A versão testada foi a Comfortline 1,0 MPI, que custa R$ 42.690 e vem dotada de ar-condicionado, sistema de infotenimento Media Plus, ajuste da altura do banco do motorista, computador de bordo, direção assistida hidráulica, encosto do banco traseiro rebatível, faróis monorrefletor, faróis de neblina, ambos para-sóis com iluminação, fechadura elétrica da tampa de carga, espelhos externos com repetidoras das seta, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, e pneus 195/55R15 em rodas de aço, entre outros itens.
Estava com o pacote ‘Urban completo’, que inclui rodas de alumínio, tapetes de carpete, destravamento da porta de carga e travamento central por controle remoto, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos com orientação para baixo do direito ao engatar ré, sensor de obstáculos na traseira, chave tipo canivete com comandos para acionamento remoto, I-System com Eco-Comfort (com o útil velocímetro digital) e computador de bordo, e alarme com controle remoto. Esse pacote custa R$ 3.350 e havia o suporte de telefone celular, opcional isolado por R$ 290.
A fábrica não forneceu números de consumo e nem constam do site do Conpet/PBE, econômico o Gol com este motor é. Estava abastecido com gasolina (E22, padrão) e na cidade obtinha entre 9 e 11 km/l, dependendo da densidade de tráfego, e na estrada mantendo 120 km/h de velocidade verdadeira e ar-condicionado ligado, 14 a 14,5 km/l. A essa velocidade o motor está 4.000 rpm; antes, 4.170 rpm.
Mesmo desenvolvendo só 75 cv, correspondente à gasolina no tanque (álcool, 82 cv), a desenvoltura com a nova motorização satisfaz. O 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (álcool, 12,3 s) o comprova. No último estágio do motor EA-111 1,0 TEC essa aceleração demandava 14,8/14,2 s. A elasticidade do motor permite retomar velocidade sem dificuldade e os mais reticentes em usar o câmbio não terão com que se preocupar.
A velocidade máxima também aumentou, passou de 158/160 km/h para 168/170 km/h. Note-se que o Gol não é nenhum prodígio em aerodinâmica, o Cx é de apenas 0,345 com área frontal de 2,10 m², para uma área frontal corrigida de 0,693 m², o que valoriza o motor de 3 cilindros.
O mesmo e bom Gol
Fora o motor diferente que deixou o Gol melhor, inclusive por não haver mais reservatório de gasolina no compartimento do motor para o sistema de partida a frio, o Gol continua com a sua conhecida rigidez estrutural e o comportamento em curva irrepreensível. A larga seção transversal dos pneus, 195 mm (Bridgestone Turanza ER30 195/55R15H), ajuda, mas o fato é que a calibração dos parâmetros de suspensão está no ponto ideal. A direção de relação baixa, 14,9:1, bem rápida, agrada muito, mesmo que a assistência ainda seja hidráulica. Não haver ajuste de altura e distância do volante nesta versão Comfortline não torna difícil encontrar boa posição de dirigir que, pelo menos para mim, é perfeita. Pedais com bom arranjo permitem fácil punta-tacco e o comando de câmbio é referência. A modulação de frenagem e a baixa carga de embreagem são exemplares.
Todavia, ao dirigir o Gol com este motor há o efeito “dublagem”, em que o som do motor é de up!, chega a ser estranho no começo. Inclusive, percebe-se mais o ruído típico dos motores três-cilindros do que no modelo no qual se consagrou (embora esteja no Fox BlueMotion também; aliás, estreou nele sete meses antes do up!).
Todavia, o quadro de instrumentos perdeu o caráter “Wolfsburg”. Mesmo visualmente parecido com outros da estirpe, a VW brasileira fez uma trapalhada das boas na escala do velocímetro:
Note que a escala vai de 0 a 60 km/h de 10 em 10 km/h. Daí até 100 km/h é com intervalo de 20 km/h. A partir de 100 km/h volta ao intervalo de 10 km/h até 140 km/h, quando volta ao espaçamento de 20 km/h. Se o carro não tiver o I-System e seu velocímetro digital, fica complicado encontrar 70 km/h e 90 km/h, velocidades regulamentadas bastante comuns hoje.
Para variar, minha contumaz crítica pela inexistência da faixa degradê no para-brisa. Não custava nada ter.
Mas o fato é que a todas as qualidades do Gol agrega-se agora um motor moderno e atualizado com o que existe no resto do mundo. Isso é bom.
BS
Veja a seguir mais fotos e depois a ficha técnica
Mais fotos:
FICHA TÉCNICA GOL COMFORTLINE 1.0 MPI | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
Configuração / n° de cilindros/nº de mancais | Em linha / 3 / 4 |
Diâmetro x curso | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência máxima | 75 cv (G)/82 cv (A) a 6.250 rpm |
Torque máximo | 9,7 m·kgf (G)/10,4 m·kgf (G) a 3.000~3.800 rpm |
N° de válvulas por cilindro | Quatro |
N° de comandos de válvulas | Dois/cabeçote |
Formação de mistura | Injeção eletrônica multiponto no duto |
Gerenciamento do motor | Bosch ME 17.5.20 |
Combustível | Gasolina comum e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio/rodas motrizes | Transeixo manual/dianteiras |
Número de marchas | 5 à frente + ré |
Relações de transmissão | 1ª. 3,769:1; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª. 0,740:1; ré 3,182:1 |
Relação do diferencial | 4,929:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 19 mm Ø |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mín. de curva | 10,8 m |
Relação de direção | 14,9:1 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 256 mm |
Traseiros | Tambor de Ø 200 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço 5Jx14; opcional alumínio 6Jx15 |
Pneus | 185/65R14S; opcional 195/55R15H |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 901 a 998 kg |
Carga máxima | 509 a 412 kg |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,345 |
Área frontal | 2,01 m² |
Área frontal corrigida | 0,693 m² |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 3.897 mm |
Largura com/sem espelhos | 1.898/1.893 mm |
Altura | 1.564 a 1.467 mm |
Distância entre eixos | 2.466 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.429/1.416 mm |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 285 litros |
Tanque de combustível | 55 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 12,6 s (G), 12,3 s (A) |
Velocidade máxima) | 168 km/h (G), 170 km/h (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª | 30 km/h |
Rotação em 5ª a 120 km/h | 4.000 rpm |
Rotação em velocidade máxima, 5ª | 5.670 rpm |